TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Síntese do livro Humanismo e anti-humanismo de Pedro Dalle Nogare

Por:   •  11/2/2019  •  Seminário  •  1.247 Palavras (5 Páginas)  •  370 Visualizações

Página 1 de 5

 A SUSTENTABILIDADE VOLTADA PARA A ESTIMULAÇÃO COGNITIVA DA PESSOA IDOSA

Bugaret Barbosa Soares¹, Débora Cássia de A. Maranhão², Géssica Maria Firmino³, Tiago Borges dos Santos4, Samuel do Nascimento Silva5, Willma Soraia Henrique Bezerra6, Michelle Alves de Carvalho7

¹Discente do Curso de Enfermagem do Centro Universitário de João Pessoa-PB. email:bugaret41@hotmail.com,²Discente do Curso de Enfermagem do Centro Universitário de João Pessoa-PB. Email: deboraacassia@hotmail.com, ³Discente do Curso de Enfermagem do Centro Universitário de João Pessoa-PB. Email: gessica.firmino@yahoo.com.br, 4Discente do Curso de Enfermagem do Centro Universitário de João Pessoa-PB. Email: thiagoeternamentejesus@hotmail.com, 5Discente do Curso de Enfermagem do Centro Universitário de João Pessoa-PB. Email: samuelnascimento008@gmail.com, 6Discente do Curso de Enfermagem do Centro Universitário de João Pessoa-PB. Email:  willmasoraya1234@gmail.com, 7Docente do Curso de Enfermagem do Centro Universitário de João Pessoa-PB. Email: michelle.alves@unipe.edu.br

RESUMO

Introdução: Os currículos dos cursos de graduação têm se voltado para a sustentabilidade, com o objetivo de formar profissionais envolvidos em ações e práticas de saúde que possam contribuir com a sociedade onde estão inseridos, sem prejudicar as futuras gerações. Objetivo: relatar as experiências exitosas de estudantes na confecção de um insumo voltado a estimulação cognitiva para a pessoa idosa institucionalizada, através de práticas sustentáveis. Metodologia: Trata-se de um relato de experiência, a partir da elaboração de um projeto de intervenção baseado no Arco de Maguerez, no primeiro campo de estágio supervisionado I, que compreendeu a Instituição Vila Vicentina Julia Freire, localizada no município de João Pessoa-PB. O projeto foi desenvolvido no período de agosto a outubro de 2018, onde construiu-se um calendário sustentável, a fim auxiliar os idosos na preservação cognitiva. Relato de Experiência:.identificou-se a necessidade de desenvolver alguma prática de estimulação cognitiva para os residentes da ILP, visto que, em sua maioria, encontravam-se ociosos e com sinais de declínio cognitivo. Para tanto, construiu-se um calendário sustentável, contendo os dias da semana, data, mês, ano. Utilizou-se, para a confecção do calendário, de quadro magnético, emborrachado, cola, imãs, números, letras e nomes impressos. Considerações Finais: é necessário desenvolver um cuidado contínuo, através de instrumentos que estimulem o cérebro, com vista a manutenção da autonomia da pessoa idosa e promoção do envelhecimento ativo.

PALAVRAS-CHAVE: Enfermagem. Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Cognição. Orientação.

1 INTRODUÇÃO

Desde a Revolução Industrial, o consumismo desenfreado tem acarretado em uma série de impactos negativos a sociedade, dentre os quais ressalta-se os prejuízos ambientais. Esses prejuízos foram inicialmente notados no século XVII, quando ocorreu a escassez da madeira em algumas florestas da Europa, devido ao desmatamento para comercialização (FEIL; SCHREIBER, 2017).

Ao longo dos anos, várias conferências discutiram a temática da preservação sustentável, a exemplo da Conferência das Nações Unidas realizada em Estocolmo (1972), a Rio 92 realizada no Brasil, Rio +10 em Joanesburgo - África do Sul (2002) e a Rio +20 novamente realizada no Brasil (2012). Todas elas objetivaram que os países signatários estabelecessem o compromisso de desenvolvimento econômico sustentável, contudo, esta última acrescentou a temática social dentro da concepção de sustentabilidade (CNUDS, 2012).

Para propagar a importância desta temática, pouco tempo atrás, países dos quatro continentes se reuniram, durante o mês de setembro de 2015, na cidade de Nova York, com o propósito de definirem os novos objetivos de desenvolvimento sustentável global a serem implementados até o ano de 2030. Foram propostos 17 objetivos que perpassam pelas temáticas de erradicação da fome e pobreza, redução das desigualdades, inclusão social, direitos humanos, igualdade de gênero, proteção ao planeta e seus recursos naturais, crescimento econômico sustentável e inclusivo, compartilhamento de prosperidade, garantia de trabalho digno para todos (ONU-BR, 2015).

Nessa perspectiva de mudança dos padrões de consumo individual e o despertar para a demanda coletiva, os currículos dos cursos de graduação têm se voltado para essa temática, com o objetivo de formar profissionais envolvidos no desenvolvimento sustentável de suas ações e práticas em saúde. Para tanto, várias instituições formadoras vêm desenvolvendo projetos para contribuir com a sociedade que estão inseridas.

Neste caso, é proposto que os alunos do curso de graduação em enfermagem desenvolvam um projeto de intervenção sustentável em seu primeiro campo de estágio, durante o componente curricular Estágio Supervisionado I (ESI), no âmbito da Atenção Primária à Saúde (APS).

À vista disso, o objetivo desse resumo é relatar as experiências exitosas de estudantes sobre a construção de um calendário sustentável para contribuir com a estimulação cognitiva da pessoa idosa institucionalizada.

2 METODOLOGIA

Trata-se de um relato de experiência decorrente das atividades desenvolvidas por acadêmicos da graduação em enfermagem, do Centro Universitário de João Pessoa (UNIPÊ), na ILP Villa Vicentina Júlia Freire, localizada na cidade de João Pessoa-PB, durante a disciplina de ESI.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.1 Kb)   pdf (164.1 Kb)   docx (11.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com