TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TRABALHO DE HANSENIASE

Por:   •  7/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  723 Palavras (3 Páginas)  •  296 Visualizações

Página 1 de 3

Disciplina: 

NOME

Daiane Paiva do nas cimento

Ana Paula

Jessica

Joyce Helane Veras França

Wanessa

RA

Nome da Atividade

Anhanguera Educacional

2015

Curso de Enfermagem

HANSENÍASE

Ensaio Acadêmico apresentado para a disciplina Epidemiologia e Bioestatistica à Anhanguera Educacional como exigência para a avaliação na Atividade de _____, sob orientação do professor

Anhanguera Educacional

2015

Ensaio acadêmico sobre

  1. Introdução

Hanseníase começa com uma lesão na pele , mas também pode atacar e danificar os nervos .

 Hanseníase é causada pelo bacilo Mycobacterium Leprae ; é uma doença infecciosa , transmitida pelo contato intimo e prolongado.E a contaminação se dar pela secreção e pelo ar que saem das vias aéreas superior e por goticulas  de saliva.

  A maioria da população apresenta resistência a doença porém crianças são mais susceptíveis quando em contato com um contaminante . Seus casos são mais comuns em países subdesenvolvidos. Seu período de encubação pode ser de  dois á cinco anos.

  1. Desenvolvimento

Formas Clinicas:

 Suas classificações são dadas de acordo com a resposta imune do hospedeiro ao bacilo causador da doença e apresentam-se em :

 [pic 2]

Hanseníase Indeterminada :estagio inicia encontra-se geralmente em apenas uma lesão acaba evoluindo para cura espontânea em maior parte dos casos e em cerca de 25% dos casos acaba evoluindo para outra forma.

 [pic 3]

Hanseníase Tuberculóide : ocorre em pessoas com alta resistência ao bacilo , apresenta poucas ou única lesão com ausência de sensibilidade. 

 [pic 4]

 Hanseníase Borderline (Dimorfa): imunidade intermediaria com maior numero de lesões que podem atingir grandes áreas de pele , é mais extenso o acometimento de nervos neste caso. 

 [pic 5]

Hanseníase Virchowiana (Lepromatosa): imunidade nula , por conta da rápida multiplicação doa bacilos apresenta-se em um quadro mais grave , anestesiando pés e mãos ,causando deformidades , atrofiamentos, e pode acometer órgãos internos também.

 [pic 6]

        Como detectar Hanseníase:

  • Geralmente ,  o seu primeiro sinal é uma lesão cutânea de maior claridade quanto a pele comum ao seu redor .  
  • Ao examinar  a pele deve -se alertar a pessoa portadora da lesão , pesquisar seu histórico clínico .
  • Realizar o exame de sensibilidade  que consiste em tocar a lesão com um algodão ou caneta pois Hanseníase não é  sensível ao toque .
  • teste de sensibilidade nas palmas das mãos e planta dos pés.
  • Examinar os nervos. Hanseníase apresenta um quadro de pacientes com nervos espessos.

O tratamento é gratuito e oferecido nos centros de saúde . Após o diagnóstico  deve ser iniciado de imediato , é feito através da associação de medicamentos a poliquimioterapia , e tem a duração de seis a doze meses de acordo com a sua gravidade.

 Hanseníase Tuberculóide é tratada com  Rifampicina uma vez ao mês administrada nos postos de saúde, acompanhada do uso de Dapsona uma vez ao dia por 6 meses  .

Hanseníase multibacilar que são os casos mais graves são tratadas com  Rifampicina uma vez ao mês administrada no posto de saúde, acompanhada do uso de Dapsona e Clofazimina  uma vez ao dia por 12 meses.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)   pdf (186.6 Kb)   docx (567.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com