TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TRABALHO ÉTICA E BIOÉTICA

Por:   •  22/11/2018  •  Artigo  •  913 Palavras (4 Páginas)  •  427 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

FACULDADE PARA DESENVOLVIMENTO SUSTENTAVEL DA AMAZONIA

DISCIPLINA: Ética e Bioética

ALUNO: Paulo Geovane

MATRÍCULA:

PROFESSORA: Leidemir Cordeiro de Moraes

DATA: 28/09/2017

TURNO: Noite

PERÍODO:

CURSO: ENFERMAGEM

NOTA:

ATIVIDADE AVALIATIVA

  1. Leia o caso com atenção e responda as questões a seguir:

Margarida, 48 anos de idade, casada, reside com esposo e 02 filhos (uma adolescente grávida de 6 meses e ummenino de 11 anos) e o pai acamado devido sequelas de AVC. O pai de Margarida passou a morar com ela há seis meses, logo após sofrer o AVC pois é a única filha que não trabalha e tem tempo de cuidar dele. Reside em casa de madeira, 03 cômodos, consome água de poço e renda mensal familiar de 01 salário mínimo.

Margarida tem hipertensão arterial, diabetes, é obesa e não prática atividades físicas. Há vários anos recorre a Unidade Básica de Saúde de seu bairro com queixas de intensas dores nas pernas,falta de ar e cansaço constante,também relata dores no peito e palpitações, no entanto, não consegue resolubilidade de seu problema. Todas as vezes que vai à unidade é atendida pela equipe da triagem que somente verifica a pressão, peso e encaminha ao consultório médico. Depois de tantos anos e idas frequentes a unidade de saúde os profissionais acreditam que Margarida é exagerada, “reclama muito”, “Finge doença” e é “Chata” já que sempre retorna com as mesmas queixas. O enfermeiro da unidade recusa-se a atende-la, pois, afirma que não tem paciência para usuário que só reclama e que os casos de dor aguda devem ser encaminhados somente ao médico. Dona Margarina nunca passou por consulta de enfermagem e não recebeu orientações sobre medidas de promoção a saúda, pois, o enfermeiro acredita ser perda de tempo já que a paciente “gosta de ficar doente e é viciada” em ir ao posto”.

  1. Comente sobre a conduta ética do Enfermeiro, levando em consideração os princípios fundamentais contidos no código de ética da enfermagem (Resolução COFEN nº 311/2007). Descreva alguns desses princípios e relacione com a conduta do enfermeiro do caso acima.
  2. R- Principio fundamental A enfermagem é uma profissão comprometida com a saúde e qualidade de vida da pessoa, família e coletividade.

  1. Em relação ao atendimento prestado a Dona Margarida, quais direitos descritos na Carta dos Direitos dos Usuários da Saúde não foram garantidos pela equipe de saúde?
  1. Qual direito você considera que a equipe de saúde deveria priorizar no caso da Dona Margarida?
  1. Comente qual a postura adequada do enfermeiro diante da situação e quais medidas poderiam ser tomadas por ele para garantia do direito a uma assistência de qualidade, integral e resolutiva:
  1.  Leia com atenção a matéria retirada da versão online do jornal Correio Brasiliense e responda as questões:

"EU CONFIEI", DIZ TÉCNICO EM ENFERMAGEM QUE ATENDEU CRIANÇA NO HMIB.        

Funcionário conta ao Correio que questionou a pediatra responsável pelo atendimento a respeito da quantidade de adrenalina receitada à menina Rafaela Luiza Formiga Morais. Conselho Regional de Enfermagem abre processo ético.

O técnico em enfermagem do Hospital Materno Infantil de Brasília (HMIB), responsável pela aplicação de adrenalina em Rafaela Luiza Formiga de Morais, esteve ontem no Conselho Regional de Enfermagem (COREN-DF) para prestar esclarecimentos sobre a morte da criança. A menina não resistiu após receber uma injeção intramuscular de 3,5ml do medicamento. A dosagem é considerada altíssima por especialistas.

Com a condição de não ter o nome divulgado, o profissional concordou em conversar com a reportagem. Ele confirmou, por exemplo, ter questionado a pediatra F.S. C em relação à quantidade prescrita. “Cheguei e falei para a médica assim: ‘Doutora, a senhora passou 3ml para essa criança (Rafaela), é isso mesmo?’ Eu levei uma ampola da adrenalina e disse que eram três iguais àquela. A doutora me respondeu que era aquilo mesmo”, revelou, com exclusividade, ao Correio.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)   pdf (143.8 Kb)   docx (58.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com