TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho

Por:   •  12/10/2015  •  Relatório de pesquisa  •  439 Palavras (2 Páginas)  •  382 Visualizações

Página 1 de 2

A Antropologia ,ciência cujo foco de estudo é o Homem e suas  obras, é considerada uma ciencia nova, bem como inovadora pois vem aprimorando e criando novos metodos cientificos de analise para melhor compreender o comportamento do homem nos mais diversos aspectos tanto cultural , solcial, biologico ,linguistico entre outros.

Para estudar as sociedades humanas, e imprescindivel para antropologia a necessidade de detalhar, o maximo que possível, os seres humanos que as compõem e com elas se relacionam, seja nos seus aspectos físicos, na sua relação com a natureza, seja na sua especificidade cultural. No tocante do conhecimento antropológico o conceito de cultura abrange diversas dimensões: universo psíquico, os mitos, os costumes e rituais, suas histórias peculiares, a linguagem, valores, crenças, leis, relações de parentesco, política, economia, arte.

Com o decorrer do tempo a Antropologia lançou mão das diversas teorias como ferramenta para melhor aplicabilidade de seu campo de estudo. As terorias antropologicas auxiliam para melhor compreensao das alteridades culturais em diversas organizaçoes sociais desde as primitivas ate as mais complexas.

Dentre as teorias culturais, temos o Evolucionismo, o Difusionismo, o Funcionalismo e o Estruturalismo. O Evolucionismo marcado pelas ideias monogeistas que considerava que existia uma evolução pela qual o homem deveria passar, no caso, o homem primitivo deveria chegar a posiçao de evoluído. E a ideia poligeista poligenia defendia que existiam várias formas de evolução, mas não de forma autoritária que supunha que uma deveria se render à outra, mas que cada lugar tinha suas diferentes formas de agir. O Difusionismo veio para se contrapor as ideias de Darwin e seu evolucionismo, teoria relativista ainda dentro do Difusionismo conseguiu combinar as duas teorias chegando a conclusao que o mesmo fenômeno tem sentidos variados em cada cultura. No Funcionalismo, os antropólogos pronuciavam a queda do evolucionismo e a perda do eurocentrismo, defendia se que as necessidades biológicas determinavam as necessidades culturais do homem, deixando também de lado a “superioridade” dos valores europeus, não tendo preconceito com os outros povos e suas culturas. No Estruturalismo foi proposto o termo “pensamento selvagem” defendendo que cada homem, seja qual for a sua cultura, seja os tribais ou os intitulados como sociedade superiores no mesmo patamar ou seja ambos possuiam qualidades mentais racionais sofisticados.

 Por tanto com base no exposto e possivel afirmar que as teorias culturais passaram por processos de evoluçao passando da teoria que colocava uma cultura iferior e submissa chegando a reforma Estruturalista que rompeu barreiras focando que a sociedade primitiva bem como a moderna tem suas peculiaridades , mas jamais estabelecendo relaçao de superioridade uma com a outra, visto que ambas possuem as mesmas capacidades intelectuais cada qual com suas singularidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (32.5 Kb)   docx (10.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com