TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho

Por:   •  26/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  720 Palavras (3 Páginas)  •  532 Visualizações

Página 1 de 3

CENTRO UNIVERSITÁRIO UNINOVAFAPI

CURSO: ENFERMAGEM  - MANHÃ

DISCIPLINA: AÇÕES EDUCATIVAS NA ENFERMAGEM

PROFESSORA: MARIA DA CONSOLAÇÃO PITANGA

ANÁLISE DO TEXTO “DAS QUALIDADES DOS PROFESSORES E PROFESSORAS” DE PAULO FREIRE COM O FILME “SOCIEDADE DOS POETAS MORTOS”.

EDNA SILVA CANTANHEDE

LUCELIA DE AGUIAR BARBOSA

NAYANNE MICHELLE DA SILVA DE SOUSA

SAMIRA MENDES DOS SANTOS

TERESINA-PI

2015

Análise e Comparação Texto / Filme

Diante do filme assistido “ A sociedade dos poetas mortos” e a leitura do texto de Paulo Freire, na qual o texto discorre sobre as qualidades indispensáveis ao melhor desempenho de professores e professoras progressistas, como: a humildade, amorosidade, coragem, tolerância, competência, capacidade, segurança, eticidade, tensão entre a paciência e a impaciência, parcimônia verbal, a alegria de viver . O filme retrata todas essas qualidades que o professor Keating possuía, e transmitia através  de métodos de aprendizagem diferenciados na escola onde ele trabalhava.

O filme trata da relação educador-aluno tendo como fundo o ensino em uma sociedade autoritária, tanto na família como na escola. Em suas aulas, o professor Keating os faz refletir sobre o que torna nossas existências valiosas: aquilo que está relacionado com o espírito, com o prazer, com a alegria. Só através da poesia e da literatura vamos encontrar eco para essas reflexões.

O que a quarta carta de Paulo Freire e o Filme “A Sociedade dos Poetas Mortos” tem em comum, é a visão dos dois tipos de educadores existentes onde o primeiro, tem como papel educar repassando conhecimentos mecanicamente adquiridos e que tem como características o autoritarismo, ser dono da verdade incontestável, ditador de regras e guardador da moral e dos bons costumes, que deve ser respeitado como autoridade máxima e que não se importa com a individualidade de cada aluno.

Já o segundo tipo de educador abordado, é aquele que desempenha seu papel com paixão e não meramente como dever, aquele que tem comportamento humilde, pois, sabe que o aluno não é uma caixa vazia esperando ser preenchida de conhecimentos, mas sim, um ser que tem um conhecimento pré-adquirido em sua vivência, e que incentiva esse aluno a utilizar-se desse conhecimento. O professor, segundo Paulo Freire, deve ter qualidades importantes para que este seja como o segundo educador mencionado acima, que são: humildade, coragem, tolerância, competência, segurança, paciência e ética.

A humildade mencionada por Paulo Freire, não é o fato de ser calmo, falar baixo ou trajar roupas simples, mas sim saber ouvir o que o aluno tem a dizer, deixar esse aluno á vontade para expor seus conhecimentos, pois o professor não é o único a ter conhecimento. No filme citado, por exemplo, o professor  Keating se diferencia dos outros professores da escola, por seu comportamento não tradicional, e sua coragem de educar diferentemente da política da escola.

Outra qualidade mostrada no filme e que Paulo freire aponta como importante é o amor de ensinar, ou seja, a amorosidade do professor para com seus alunos e também para com sua arte de ensinar, pois exercendo sua profissão com amor, será mais prazeroso e seus objetivos serão alcançados com naturalidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)   pdf (116.5 Kb)   docx (12.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com