TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Patologia AVA 1º Bimestre

Por:   •  19/5/2015  •  Monografia  •  1.293 Palavras (6 Páginas)  •  967 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1][pic 2]

ANDREA CERIZOLA RODRÍGUEZ RA:7627709997

Atividade de Autodesenvolvimento

Pelotas, Maio 2015

[pic 3][pic 4]

LUCIANA DE OLIVEIRA TAVARES RA:6248212229

Atividade de Autodesenvolvimento

Trabalho desenvolvido para a disciplina Patologia, apresentado a Anhanguera Educacional como exigência para avaliação na atividade de Autodesenvolvimento

Pelotas, Maio 2015

INTRODUCÃO

Muitas pessoas morrem por oclusão coronariana, e em quase todos os casos essa oclusão é o resultado da arteriosclerose que é uma doença degenerativa das artérias –DCC (doença cardíaca coronariana)- causada pelo desenvolvimento de depósitos gordurosos e fibróticos nas paredes das artérias.  .Aterosclerose em estágio inicial é a lesão ou degeneração das células endoteliais que revestem a superfície interna das artérias. A lesão do endotélio ativa o crescimento das células do tecido muscular liso que fica abaixo das células endoteliais. Esta replicação celular produz saliências contra o revestimento endotelial. Substâncias gordurosas, em especial o colesterol começa a se depositar entre e nas células musculares lisas em replicação. A combinação do crescimento dessas células com a deposição de colesterol determina o aparecimento de lesão lipofibrótica, isto é, a placa arteriosclerótica, que acaba por fazer protrusão no lúmen arterial, impedindo o fluxo sanguíneo. Na aterosclerose avançada muitas placas ficam calcificadas causando o endurecimento das artérias, característica a doença chamada aterosclerose. Esse processo degenerativo das aterias pode levar anos para se manifestar como doença. Este quadro é o resultado de aspectos alimentares, sedentarismo, fumo, diabetes genéticos, entre outros.O estreitamento progressivo das artérias coronarianas pode produzir fluxo cada vez menor de sangue para o coração, com manifestações clinicas de isquemia no miocárdio. A maior debilidade cardíaca da aterosclerose é a oclusão coronariana aguda  –IAM (infarto agudo do miocárdio)- as placas ateromatosas formam superfície áspera na luz do vaso com formação do coagulo sanguíneo ocluindo totalmente a artéria. Na oclusão aguda,o musculo situado além do ponto de oclusão fica isquêmico,o que significa que o fluxo de sangue é insuficiente para assegurar a nutrição adequada, levando a necrose tecidual do músculo do coração.

Nossa conduta como equipe de saúde com objetivo de estabelecer o diagnóstico de infarto do miocárdio.

Plano inicial:

-Receber o paciente ouvindo suas queixas,observando e avaliando sinais e sintomas sugestivos de infarto: vômitos, sudorese, fraqueza intensa, palpitações,falta de ar.

-Realizar anamnese do paciente, atentar também para histórico familiar.

-Exame físico.

-Exames confirmatórios (realizar ECG de repouso e dosagem de enzimas como creatinase).

Os sintomas da doença cardíaca iniciam espontaneamente, não requer um esforço prévio.O indivíduo sente dor opressiva no peito que se irradia aos ombros e braços, geralmente sobre o lado esquerdo.O pulso fica fraco, o coração perde o ritmo e aparecem outros sons que ao serem auscultados dão a sensação de galope. No IAM registrasse hipotensão, suor e vômitos, hipertermia, leucocitose, ECG alterado, enzimas altas.

Pacientes com severa arteriosclerose são de mal prognostico, pois poderão surgir quadros de arritmias graves e complicações embólicas.

DESENVOLVIMENTO

O infarto do miocárdio pode ocorrer em qualquer parte do coração. Porém é mais frequente na ponta (infarto diafragmático) e na parte média do ventrículo esquerdo. O infarto do miocárdio é diagnosticado no ECG, com a presença de onda Q proeminente no complexo QRS, bem como o supra desnivelamento do seguimento S-T, desse mesmo complexo, a inversão da onda T indica problemas na repolarização do miocárdio.        A dor precordial é causada por isquemia, isto é, diminuição do aporte de oxigênio para o musculo cardíaco,sinal sugestivo de IAM.

Exemplo: A oclusão do ramo descendente anterior da coronária esquerda causa necrose da parede anterior do ventrículo esquerdo.

                                                                                        [pic 5]1

Os valores apontados no texto de triglicerídeos,colesterol total,HDL e LDL, são muito altos para espécie humana.

Os níveis limites são:

- Colesterol total 200 a 239 mg/dl

-Colesterol HDL 40 mg/dl

-Colesterol LDL 130 a 159 mg/dl

-Triglicerídeos 150 a 199 mg/dl

As consequências desses valores altos são o desenvolvimento de lesões do endotélio com a formação de placas de ateroma na luz das artérias. Podendo causar a oclusão das coronárias e a aceleração da doença arteriosclerose, com riscos de isquemia e infarto no miocárdio.

A conduta clinica da equipe deve ser quanto a orientação do paciente:seguir uma dieta com baixo teor calórico e ingesta diminuída de gorduras, principalmente as saturadas.Promover orientação medicamentosa conforme prescrição medica.Mais tarde estimular o paciente a levar uma vida mais saudável como; dieta balanceada,abandonar o fumo e o álcool.Controle da doença com consultas médicas, exames e prática de atividade física.

Mioglobulina: é uma proteína encontrada no musculo cardíaco que é libertada no soro quando ocorrem danos nas células do musculo cardíaco.Os níveis de mioglobulina têm sido utilizados como um marcador precoce do IAM. Após a necrose do miocárdio associado ao IAM a mioglobina é um dos primeiros marcadores a aumentar acima dos níveis normais, de uma a três horas após infarto.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.4 Kb)   pdf (146.2 Kb)   docx (51.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com