TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho De Ava

Ensaios: Trabalho De Ava. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/11/2013  •  1.205 Palavras (5 Páginas)  •  504 Visualizações

Página 1 de 5

CENTRO UNIVERSITÁRIO ANHANGUERA

ADMINISTRAÇÃO

ATPS – PROCESSOS ADMINISTRATIVOS – ETAPA 1

SÃO PAULO

2013

Introdução

Neste trabalho o grupo desenvolve ao tema: Planejamento. Apresentando as diferenças e conceitos de Planejamento Estratégico, Planejamento Tático e Planejamento Operacional, também abordaremos um pouco sobre a importância da Organização Empresarial, e a Direção da ação Empresarial. Sobre o ponto de vista, administrar significa tornar viável, escolher opções definir entre várias alternativas, o melhor custo da ação.

Planejamento é a capacidade de pensar antes de agir, decidir antecipadamente o que fazer, ou seja, o planejamento é a definição de um futuro desejado e de meios para alcança-lo. Poderíamos definir planejamento como sendo o exercício sistemático da antecipação.O planejamento pressupõe a necessidade de um processo decisório que ocorrerá antes, durante e depois de sua elaboração na empresa – é um processo contínuo, cujas características básicas são: o planejamento não diz respeito a decisões futuras, mas às implicações futuras de decisões presentes; o planejamento não é um ato isolado; o processo de planejamento é muito mais importante que seu produto final.

Quais são os tipos de planejamento?

Na pratica pode-se distinguir 3 tipos de planejamento

Planejamento Estratégico:

O planejamento no nível institucional recebe o nome de planejamento estratégico da empresa e apresenta três características principais: é projetado no longo prazo, está voltado para as relações entre empresa e seu ambiente de tarefa e envolve a empresa como uma totalidade. Logo, é genérico, direcionado em longo prazo e macro orientado, e exige a participação integrada dos demais níveis da empresa: do nível intermediário, por meio dos planos táticos, e do nível operacional, por meio dos planos operacionais. O planejamento estratégico envolve seis etapas principais: a determinação dos objetivos empresariais; a análise ambiental; a análise interna da organização e de seus recursos; a geração, a avaliação e a seleção de alternativas estratégicas; a implementação da estratégia escolhida por meio de planos táticos e planos operacionais e, sobretudo, o acompanhamento e a avaliação dos resultados alcançados. O balancedscorecard (BSC) pode ajudar muito na gestão estratégica pelo fato de reunir as principais perspectivas envolvidas: financeiras, do cliente, dos processos internos e do aprendizado e desenvolvimento das pessoas.

Planejamento Tático:

O planejamento no nível intermediário da empresa é denominado planejamento tático e representa a ligação entre o planejamento estratégico e os planos operacionais voltados para a execução das tarefas e operações. As principais características do planejamento tático são: é projetado para o futuro próximo ou atividades atuais da empresa em nível de departamentos e está relacionado com o controle e integração das operações atuais da empresa, focalizando a alocação de recursos. O planejamento tático aborda uma área específica (como um departamento ou uma divisão da empresa) no médio prazo e procura limitar as variáveis envolvidas para reduzir a incerteza provinda do ambiente externo por meio do planejamento estratégico e permitir a programação necessária no nível operacional. O planejamento produz um resultado imediato, que é o plano. O planejamento é mais bem compreendido quando se estuda o processo decisório: a tomada de decisão sobre o que fazer, quem deve fazer, quando, onde e, muitas vezes, como fazer. As decisões podem ser programadas ( computacionais) ou não-programadas (baseadas em julgamentos) e podem defrontar-se com estados da natureza apresentados sob três formas: incerteza, risco e certeza. Os planos táticos são implementados por meio de políticas.

Planejamento Operacional:

O planejamento no nível operacional é chamado planejamento operacional e envolve os esquemas de tarefas e operações devidamente racionalizados e submetidos a um processo reducionista típico da abordagem de sistema fechado. É montado na base de processos programáveis e com técnicas computacionais. Preocupa-se basicamente com o que fazer e como fazer, e está voltado para a otimização e a maximização de resultados. Tem caráter imediatista, abrangência estritamente local e se caracteriza pelo detalhamento com que estabelece as tarefas e operações. Seu problema básico é a eficiência. O planejamento operacional se baseia em uma infinidade de planos operacionais que proliferam nas diversas áreas da empresa, no nível operacional. Embora heterogêneos e diversificados, os planos operacionais podem estar relacionados com método, dinheiro, tempo ou comportamentos. Os planos operacionais relacionados com métodos são denominados procedimentos: servem para estabelecer a sequência de passos ou de etapas a serem seguidos para a execução dos planos, sendo transformados em rotinas e expressos como fluxogramas (vertical, horizontal, de blocos) ou lista de verificação. Os orçamentos são

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com