TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho ava

Por:   •  25/3/2016  •  Relatório de pesquisa  •  746 Palavras (3 Páginas)  •  211 Visualizações

Página 1 de 3

O PAPEL DO ENFERMEIRO NA CCIH

          O enfermeiro é a uma pessoa importantíssima no setor de Controle de Infecção Hospitalar, sendo indispensável na realização do trabalho, algumas de suas competências como: Fazer rotineiramente uma visita ao hospital para detectar algum problema; elaborar plano de limpeza, desinfecção e esterilização das unidades; em conjunto com os demais profissionais da CCIH, normalizar a utilização de germicidas hospitalares; avaliar e orientar medidas de isolamento e precauções de doenças perante a equipe multiprofissional; Verificar o funcionamento mensal das autoclaves, pressão, temperatura, controle de esterilização através de marcadores biológicos e químicos; treinar profissionais quanto à importância da lavagem das mãos.

Qual seriam as finalidades da central de material?

A Central de Material e Esterilização (CME) é a área responsável pela limpeza e ordem de artigos e instrumentos médico-hospitalares (1). É na CME que se realiza o controle, a preparação, esterilização e a partilha dos materiais hospitalares (2).

Os principais tipos de embalagens utilizadas dentro da central de materiais

         Centralizadas, cujo todas as fases do processo são executadas em suas dependências.                                                                                 Semi-centralizadas, que o material já sai limpos e acondicionadas das unidades para serem esterilizados.                                                 Descentralizadas, que cada unidade ou conjunto prepara e esteriliza o próprio material.

A indicação da central de material não é aconselhável esquecer as questões passadas pelas instituições de saúde em que a descentralização ou centralização parcial de processo sendo uma rivalidade, os problemas, equipamentos, dificuldade no treinamento e supervisionamento de funcionários.

Principais processos de esterilização utilizados e vantagens:

Métodos Físicos:

Esterilização a vapor: (Autoclave) o mais usado na esterilização de materiais do tipo crítico. Não é tóxico, baixo custo e esporicida, deve ser usado para itens que não tenha sensibilidade ao calor e umidade. O calor úmido extermina microrganismos por coagulação e desnaturação inconvertível de suas enzimas e proteínas.

Esterilização a seco: Reservado a materiais sensíveis ao calor úmido, preserva vantagem na capacidade de penetração do calor e por não corroer metais e instrumentos cortantes, porém exige maior tempo para atingir seu objetivo.

Métodos Físicos – químicos

Óxido de Etileno: Utilizado para esterilizar equipamentos que não podem ser autoclavados a eficácia do processo depende da concentração do gás, temperatura, umidade e tempo de exposição. Atua por alcalinização de proteínas, DNA e RNA.

Radiação Ionizante: Técnica de custo alto, usado para tecidos destinados a transplante, drogas e outros. Uma de suas vantagens está em possibilitar os produtos serem cuidados em seus acondicionamentos de transporte, no fato dos prestadores de serviço ter irradiadores de maiores, onde palletes inteiros realizados ao mesmo tempo sem desajustar a carga e os produtos não precisam retornar ao fabricante para passarem por outro processo de embalagem.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (68.5 Kb)   docx (9.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com