TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho de Enfermagem: CASO CLÍNICO

Por:   •  19/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  384 Palavras (2 Páginas)  •  733 Visualizações

Página 1 de 2

CASO CLÍNICO

Menor, sexo feminino, 11 anos, apresentando diagnóstico de LES , com história relatada pela genitora. Dezembro de 2008 paciente apresentou febre baixa, infecção urinaria e dores nas pernas. Fevereiro 2009 passa a ter febre alta, dores nas articulações e inchaço nos MMII. Sendo medicada para dor. Não tendo resultado passou a sentir dores fortes nas articulações, sem conseguir levantar da cama, aparecimento de manchas vermelhas por todo o corpo e secreção de cor escura pela região vaginal. Realizado alguns exames ( ultrassonografia, sumário de urina). Abril 2009 ficou internada alguns dias no hospital de sua cidade sendo diagnosticado, artrite, anemia e infecção urinaria. Passou apartir daí a ser medicada com corticóide e antibióticos até maio 2009.

Ainda neste mês volta com mesmos sintomas com piora das dores articulares, podendo considerar o principal sintoma apresentado, suspeita de artrite reumatóide.

Junho 2009 foi em emergência em sua cidade na qual a medica percebe gravidade do caso e solicita transferência para um hospital de Salvador para avaliação com Reumatologia.

Admitida com história aproximadamente 5 meses de dores articulares, associadas a edemas locais, febre, astenia, hiporexia, depressão, perda de peso e ritmo cardíaco de galope.Realizado hemograma com resultados não referentes aos valores referencias do laboratório, Anticorpo- DNA (reagente), Fator anti-nuclear – FAN ( reagente), ecocardiograma ( evidenciando pericardite), ultrassonagrafia ( aumento de rim E, porém sem repercussões) e abdômen total (normal).

Suspeita diagnóstica de Lupus Eritematoso Sistêmico, evoluindo com melhora de toda sintomatologia após pulsoterapia com metilprednisolona e azatioprina. Alta clínica em outubro 2009.

Adolescente retorna ao mesmo hospital em Salvador em abril 2010 com dores fortes em face e sentimentos de culpa por atitudes normais para sua idade, passando a ter alucinações auditivas. Genitora também relata que a mesma teve um episódio de alucinação visual(sangue). Adolescente relatou saber que as vozes que vem de sua cabeça são mentira, mas relata ficar incomodada. Também passou apresentar pensamentos suicidas. A mesma com uso de prednisona (glicocorticosteroides), azatioprina (antiinflamatório e imunossupressor), hidnoxicloroquina (antireumático), dipirona e tylex(após dipirona).

Daí a paciente foi encaminhada para atendimento psiquiátrico na qual foi observado episódio depressivo grave com características clinicas de sintomas absessivo e de natureza psicótica. Questionando ser secundário a intervenção farmacológica instalada para o tratamento do lúpus (corticóide).

Com isso a paciente passou a fazer uso alem dos medicamentos citados anteriormente de ciclofosfamida( desordens auto-imune), rivotril, risperidona e assert.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (53.9 Kb)   docx (9.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com