TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho de desemvolvimento do ava

Por:   •  27/8/2015  •  Resenha  •  354 Palavras (2 Páginas)  •  249 Visualizações

Página 1 de 2

História da Epidemiologia

São dividas em três eixos fundamentais: a Clínica, a Estatística e a Medicina Social, nos primórdios o pensamento ocidental na Grécia Antiga, refletia um antagonismo ancestral entre as duas filhas do deus Asclépio: Panacéia (era padroeira da medicina curativa) e Higéia ( consideravam a saúde o resultado da união do homem com o ambiente), com o tempo sobrevivendo está cresça e prática surgiu o conceito de higiene e higiênico, sempre no sentido de promoção da saúde , principalmente no âmbito coletivo.

Os primeiros médicos ecléticos de Roma em geral escravos gregos de grandes valores monetários, a sua importância. Com o Imperador Marco Aurélio surgiu o registro compulsório de nascimento e óbito, antecipando hoje conhecemos como (estatísticas vitais), com a medicina árabe, adotando as práticas precursora da saúde pública em alto grau de organização social com registro de informações demográficas e sanitárias a sistema de vigilância epidemiológica, centrais para a cultura religiosa do Islam.

Clínica e Estatística

O temo Hospitalar surge nas Cruzadas, que significa receber viajantes, como a teoria da constituição epidêmica de inspiração diretamente Hipocrática. Com este eixos os médicos em hospitais podiam pela primeira vez ver além das particularidades das práticas privadas, podiam examinar muitos enfermos com enfermidades, fosse esta rara ou epidêmicas.

Podemos destacar três etapas distintas: Primeiros em seus momentos iniciais de luta contra os físicos, leigos e religiosos encarregando o corpo saúde e doença. Segundo em um saber técnico e uma rede de instituições de prática se a Estatísticas. Terceiro vincula-se á emergência da fisiologia moderna, a partir principalmente a partir de sua definição de patologias e suas lesões no nível sub-individual.

Com descobertas cientificas que surgiu nas décadas com as descobertas dos microrganismos causadores de doenças representou um inegável fortalecimento da medicina organicista. Então outra vê a abordagem curativa, individual nova panacéia agora cientificizada, teria suplantado o enfoque coletivo higiênico no tratamento da questão da saúde e seus determinantes. De fato, o conhecimento básico sobre as doenças transmissíveis cresceu muito rapidamente entre 1860-1900, monopolizando o avanço do conhecimento epidemiológico , dirigindo -o para os processos de transmissão ou controle das epidemias de enfermidades infecto-contagiosas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (39.1 Kb)   docx (11.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com