TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Título da Pesquisa: Automatização da Escala de Risco Para Desenvolvimento de Lesão por Pressão e inclusão das medidas preventivas preconizadas na literatura.

Por:   •  22/2/2023  •  Projeto de pesquisa  •  301 Palavras (2 Páginas)  •  95 Visualizações

Página 1 de 2

Introdução

A ocorrência de lesões por pressão (LP) é um grave problema de saúde pública, frequentemente associado ao prolongamento da internação hospitalar, aumento do tempo de tratamento e dos custos envolvidos, além de significar uma grande fonte de desconforto e dor ao paciente. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), as LPs podem ser consideradas um indicador de qualidade do cuidado em saúde, e seu controle é fundamental para a prevenção e redução da morbimortalidade.

Nesse contexto, a Escala de Braden tem sido amplamente utilizada para avaliação e prevenção de LPs. Entretanto, seu uso ainda é majoritariamente manual, o que pode gerar inconsistências nos resultados e, consequentemente, na definição das medidas preventivas adequadas. Além disso, a aplicação da escala pode ser demorada e trabalhosa para os profissionais de saúde.

Diante disso, a proposta deste projeto é a elaboração de um sistema informatizado que possibilite a automatização da Escala de Braden, permitindo o diagnóstico preciso e rápido dos riscos para o desenvolvimento de LPs, bem como a definição das medidas preventivas preconizadas na literatura para cada subitem da escala que estiver alterado.

Nesse sentido, a presente pesquisa tem como objetivo geral desenvolver e avaliar a eficácia do sistema de automatização da Escala de Braden. Os objetivos específicos são: i) elaborar o sistema informatizado para a automatização da escala; ii) verificar a concordância entre os resultados obtidos pelo sistema e a avaliação manual dos riscos para o desenvolvimento de LPs; iii) avaliar a eficácia do sistema na prevenção de LPs; e iv) avaliar a aceitação e satisfação dos profissionais de saúde com a utilização do sistema informatizado.

Assim, este estudo contribuirá para a melhoria da qualidade do cuidado em saúde, redução da morbimortalidade associada às LPs e aprimoramento do trabalho dos profissionais de saúde envolvidos no cuidado aos pacientes em risco para desenvolvimento de LPs.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)   pdf (32.9 Kb)   docx (7.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com