TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FATORES DE RISCO NO CÂNCER DE MAMA: UMA REVISÃO DA LITERATURA

Por:   •  14/10/2018  •  Artigo  •  804 Palavras (4 Páginas)  •  296 Visualizações

Página 1 de 4

FATORES DE RISCO NO CÂNCER DE MAMA: UMA REVISÃO DA LITERATURA

RISK FACTORS IN THE BREAST CANCER: A REVIEW OF THE LITERATURE

OLIVEIRA, D. D. J.¹*, CARVALHO, C. I. M.2,RODRIGUES, M. M. M.3, SOUZA, M. R.V.4, FERREIRA, V. S.5ARAÚJO, B. A. C. de6

Faculdade Santo Agostinho - FSA *e-mail: daiaradavila@gmail.com

Introdução

No Brasil o câncer da mama feminina, que se constitui na patologia maligna mais incidente na população, tem o seu quadro agravado pelo fato do diagnóstico ainda ser estabelecido, na maioria das vezes, numa fase tardia da doença, em especial junto às classes com menor poder aquisitivo (ABREU, E., KOIFMAN, S. 2002). As mamas são glândulas cuja principal função é a produção do leite, que se forma nos lóbulos e é conduzido até os mamilos por pequenos canais chamados ductos. Quando as células da mama passam a dividir-se de forma desordenada, um tumor maligno pode instalar-se principalmente nos ductos e mais raramente nos lóbulos, como observado na figura 1.

O câncer de mama não tem uma causa única. Diversos fatores estão relacionados ao aumento do risco de desenvolver a doença, tais como: idade, fatores endócrinos/história reprodutiva, fatores comportamentais/ambientais e fatores genéticos/hereditários(INCA, 2016).É uma doença que não pode ser evitada, porém o conhecimento da existência de fatores de risco associado a ela pode facilitar a detecção precoce e contribuirno rastreamento da patologia (MATOS, J. C. et al., 2010).

[pic 1]



FIGURA 1. Localização do tumor na mama feminina.
        Foto disponível em: UNICERO, 2014

Material e métodos

A revisão de artigos realizada consiste em uma revisão analítica e exploratória de artigos sobre o tema, utilizando a palavra-chave “câncer de mama’’ e “fatores de risco’’ onde foi adotado como critério inicial para seleção a consulta de artigos publicados principalmente em revistas indexadas nas bases de dados da Scielo e PubMed, utilizando-se os seguintes descritores: Câncer de Mama, Fatores de risco. A seleção procurou alcançar artigos em língua portuguesa, com um total de 10 artigos publicados entre os anos de 2002 e 2016. Foi realizada uma leitura cuidadosa de todos os artigos selecionados de acordo com a qualidade e relevância do conteúdo ao tema proposto; os artigos foram agrupados por assunto.

Resultados e discussão

A incidência do câncer de mama aumenta gradualmente como reflexo da tendência global à predominância de estilos de vida que reforçam a exposição a fatores de risco. Algumas pesquisas mostram que uma das variáveis mais importantes associadas ao câncer de mama é o fator idade elevada, principalmente após os 50 anos. Consequentemente há aumento da mortalidade nessa faixa etária, principalmente pelo fato de o diagnóstico ser realizado, na maioria vezes, em estágios avançados da doença. Porém existem outros fatores já estabelecidos na causalidade da doença. (MATOS, J. C., 2010)

A falta de prática de exercício físico é um dado importante a ser considerado. Segundo o ministério da saúde a atividade física é um fator de proteção pela diminuição dos níveis de estrogênio e de progesterona, assim como da atividade proliferativa das células da glândula mamária.

A obesidade é fator de risco para várias outras doenças crônicas degenerativas, além do câncer de mama. A associação entre peso corporal, constituição corporal e risco de câncer de mama, entre mulheres na pós-menopausa, tem sido sugerida, sendo a obesidade considerada fator de risco para o desenvolvimento do câncer de mama em mulheres na pós-menopausa. (MATOS, J. C., 2010)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)   pdf (124.2 Kb)   docx (38.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com