TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

UNIDADE BÁSICA SANTA JÚLIA

Por:   •  18/12/2019  •  Projeto de pesquisa  •  627 Palavras (3 Páginas)  •  220 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

Estado do Rio Grande do Norte
Secretaria Municipal de Saúde- SESAD
Prefeitura Municipal de Parnamirim
PROSUS
UNIDADE BÁSICA SANTA JÚLIA

Paciente M.A.L.S.S. de 54  anos, relata ter sofrido uma pancada de atrito no pedal da bicicleta, em tratamento de ferida crônicas há mais 1 ano, glicemia normal, nega vícios etílicos ou tabágicos, diagnóstico de déficit do auto cuidado, relata estar desacreditada na cura de sua lesão, “sinto vergonhas de ir aos lugares, meu maior desejo é poder usar um sapato no natal e usar uma roupa sem melar” selecionada para teste com material, por se tratar de uma ferida com uma carga bacteriana significativa. Foi realizada a abordagem e a caracterização da ferida, observando uma grande produção exsudativa, com forte odor característico de contaminação bacteriana  e ou leveduras fúngicas, realizado a antisepsia com soro fisiológico a 0,9% e remoção mecânica de tecidos desvitalizados e a retirada de biofilme proporcionando uma melhor cicatrização e proliferação celular.  Foram utilizados compressa 100% algodão, com PHMB, de ação local antimicrobiana; da embalagem de cobertura asséptica, lote: 16MO18762.
        Diante do estudo de caso selecionado, descrevo os seguintes materiais utilizados em 4 dias de tratamento com base no que vinha sendo realizado nesta unidade básica:
        Salientamos que a paciente estava se deslocando a pé de sua residência todos os dias para a unidade básica, visto o que essa ida e volta implica diretamente na qualidade da cicatrização do membro.

Material utilizado em 4 dias de tratamento

QUADRO 1

Material utilizado nos 4 dias de tratamento amostra supracitada

QUADRO 2

1 pacote completo e fechado de gaze, e materiais apara esterilização.

12 ataduras 10 cm x 1,20 cm;

4 pares de luvas estéril

8 Frascos de SF 0,9%, 500 ml;

4 pares de luvas de procedimento

2 tubos de sulfadiazina de prata;

80 cm de esparadrapos.

1 pacote de 2 unidades de compressa antimicrobiana a 02%, PHMD 100% algodão  kerlix da marca Kendall;

1 atadura 10 cm x 1,29 cm;

2 Frascos de SF 0,9%, 500 ml;

1 par de luvas estéril

1 par de luvas de procedimento

20 cm de esparadrapos

Observando o material testado na troca neste mesmo dia, percebemos uma excelente absorção, o fato de conter efeito antimicrobiano de ação local favorece o controle da carga bacteriana, já que a paciente tem histórico de resistência a tratamentos com antimicrobianos sistêmicos, “esquece” de tomar. O que interfere diretamente no nível de potencialização em que a proposta da droga é produzida, desta forma não se consegue manter-se o tratamento, entre as linhas de controle garantindo o mecanismo de ação prolongado. A tecnologia que permite os antimicrobianos impregnados diretamente na gaze, permite que haja um controle a nível local destruindo bactérias do meio interno do curativo para o meio exterior e vice versa, permitindo proteção dos meio externos, como forma de um bloqueio.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)   pdf (797.4 Kb)   docx (685 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com