TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

USO ADULTO E PEDIÁTRICO ACIMA DE 11 ANOS

Por:   •  5/9/2021  •  Seminário  •  606 Palavras (3 Páginas)  •  164 Visualizações

Página 1 de 3

AMITRIPTILINA

IDENTIFICAÇÃO DO MEDICAMENTO: Cloridrato de Amitriptilina, é um antidepressivo tricíclico, Amina relacionada a fenotiazina.

FORMA FARMACÊUTICA: Comprimidos Revestidos 25 mg e 75 mg.

VIA DE ADMINISTRAÇÃO: USO ORAL.

USO ADULTO E PEDIÁTRICO ACIMA DE 11 ANOS.

INDICAÇÃO:

O cloridrato de amitriptilina é recomendado para o tratamento da depressão em suas diversas formas e enurese noturna, na qual as causas orgânicas foram excluídas. Analgésico antidepressivo de alta eficácia comparado a outros.

CARACTERÍSTICAS FARMACOLÓGICAS:

 A amitriptilina inibe o mecanismo de bomba da membrana responsável pela captação da norepinefrina e serotonina nos neurônios adrenérgicos e serotonérgicos, potencializando ou prolongando a atividade neural, uma vez que a recaptação dessas aminas biogênicas é fisiologicamente importante para suprir suas ações transmissoras.

FARMACOCINÉTICA, ABSORÇÃO E DISTRIBUIÇÃO; a Amitriptilina é rapidamente absorvida pelo trato gastrintestinal e as concentrações plasmáticas atingem ápice dentro de 6 horas após a dose oral, com variação da meia-vida* de eliminação da amitriptilina estimada em cerca de 9 a 25 horas.

Em torno de 50 a 66% do medicamento é excretado na urina dentro de 24 horas. Uma pequena quantidade de fármaco não alterado é excretada na urina.

Mulheres lactantes podem tomar Amitriptilina.

*(a meia-vida é o tempo gasto para que a concentração plasmática de um fármaco no organismo se reduza à metade)

CONTRAINDICAÇÕES:

hipersensibilidade à substância, não ministrar simultaneamente com um inibidor da monoamidoxidase (IMAO) risco de crises hiperpiréticas, convulsões graves e morte em pacientes que receberam antidepressivos tricíclicos e medicamentos IMAO concomitantemente.

A amitriptilina é contraindicada para pacientes que recebem Cisaprida por causa da possibilidade de reações adversas cardíacas e arritmias, também não é recomendado para uso durante a fase de recuperação pós infarto do miocárdio.

Gravidez categoria de risco C. Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista.

ADVERTÊNCIAS E PRECAUÇÕES:

A amitriptilina deve ser usada com cautela em pacientes com histórico de convulsão, função hepática comprometida, histórico de retenção urinária, ou naqueles com glaucoma de ângulo estreito ou pressão intraocular aumentada, gerando possível crise.

Cautela em pacientes usuários de lentes de contato, visto que há relatos associando o uso da amitriptilina com a redução do fluxo lacrimal, que pode ser suficiente para causar ressecamento da córnea.  A Amitriptilina não é recomendada para uso em pacientes portadores de porfiria*.

*(porfiria é um grupo de doenças raras causadas por um defeito na produção de enzimas da hemoglobina)

REAÇÕES ADVERSAS:

A Amitriptilina é geralmente bem tolerada. Ocasionalmente, pode ocorrer taquicardia, alterações psíquicas, insônia e tremores, ganho de peso, xerostomia (boca seca), sonolência, tontura, alteração do paladar, aumento do apetite, cefaleia, visão turva, dificuldade de concentração e prisão de ventre. Podem ocorrer, também, reações de hipersensibilidade como coceira, urticária, erupções cutâneas e inchaço da face e/ou da língua.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)   pdf (57.3 Kb)   docx (9.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com