TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ubs campo grande ms

Por:   •  24/7/2017  •  Trabalho acadêmico  •  775 Palavras (4 Páginas)  •  353 Visualizações

Página 1 de 4

1. INTRODUÇÃO

  Relatório de estágio curricular do 9° semestre de Enfermagem, de 2017, sob a supervisão da Professora Kelly. Realizado na Unidade de Saúde Buriti, no período de fevereiro a abril do ano corrente, com a carga horária correspondente a 230 horas.

          A proposta de atuação nos proporcionou uma oportunidade de colocarmos em prática toda a teoria aprendida no decorrer da graduação, seguindo todos os programas disponibilizados pelo ministério da saúde, assim como, fornecer conhecimento através de palestras para toda a comunidade que frequentava a unidade de atenção básica.

          A Atenção Básica é desenvolvida por meio de um conjunto de ações práticas, que requerem para sua implementação grande pluralidade de atitudes, habilidades e conhecimentos técnicos e científicos de relativa baixa complexidade. Pode ser entendida como o nível de entrada no sistema de saúde, fornecendo atenção sobre a pessoa para todas as condições, além de coordenar e integrar a atenção obtida em outro lugar ou por terceiros. Representa a base do trabalho de todos os outros níveis do sistema de saúde e atua de modo a oferecer ações de promoção de saúde, prevenção de doenças, tratamento e reabilitação. A Atenção Básica enfoca os problemas de saúde mais prevalentes de cada grupo social. Suas ações visam a modificar as condições de vida da comunidade, em função do controle de fatores sociais e ambientais, além de hábitos e estilos de vida, com o propósito de estimular atitudes saudáveis e eliminar riscos.

          Segundo o Ministério da Saúde, como estratégia diretamente relacionada à atenção primária, o PSF deve procurar compreender a saúde das pessoas no contexto dos seus diversos determinantes, que seja no ambiente físico da comunidade, que seja nas relações sociais, alcançando muito além do simples enfoque sobre a enfermidade dos cidadãos. A família, além do indivíduo, passa a ser objeto de atenção no ambiente onde vive, ampliando se a sua compreensão diante do processo saúde/doença.

          Podemos relatar que os procedimentos realizados na Unidade foram bastante proveitosos para o conhecimento e aperfeiçoamento profissional, apesar dos poucos serviços de saúdes oferecidos na unidade.

          Durante o período de estágio tivemos como aspectos positivos, a compreensão e ajuda de toda a equipe de enfermagem e a metodologia e compreensão da supervisora de estágio. Em contrapartida, tivemos como aspectos negativos, a falta de estrutura física da unidade, e defasagem na equipe de Enfermagem, apenas uma Enfermeira responsável pelo posto, por esse motivo não conseguimos realizar diversas visitas e ações, realizamos o que estava na medida do possível e criamos algumas ações próximas a região da UBS Buriti e realizamos um excelente trabalho com as gestantes pré-natal que estavam sem atendimento por ter apenas uma enfermeira para um grande demanda de gestantes,

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

⦁ 3. ATIVIDADE 2

⦁ Tuberculose

Segundo o manual de recomendações para o controle da tuberculose no Brasil de 2011 do Ministério da Saúde, a TB é causada pelo Mycobacterium tuberculosis, onde se acomete uma serie de órgãos e sistemas. A apresentação da TB na forma pulmonar, é a mais frequente, e também a mais relevante para a saúde publica, pois é a forma pulmonar, a responsável pela

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)   pdf (47.1 Kb)   docx (571.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com