TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

VULNERABILIDADE NO USO DE MÉTODOS CONTRACEPTIVOS ENTRE ADOLESCENTES E JOVENS

Por:   •  4/6/2017  •  Artigo  •  622 Palavras (3 Páginas)  •  378 Visualizações

Página 1 de 3

VULNERABILIDADE NO USO DE MÉTODOS CONTRACEPTIVOS ENTRE ADOLESCENTES E JOVENS.

1 Letícia do Valle Frutuoso ( Curso Enfermagem – UNEC)

2 Cleidiane de F. Gomes (orientador – UNEC)

Introdução

A adolescência é um período em que o ser humano se desenvolve sexualmente e adota comportamentos influenciados pelo meio socioambientais. É uma fase de definição da identidade sexual, em que os adolescentes buscam experiências com vários tipos de parceiros e este pensamento ainda imaturo faz com que se sintam invulneráveis e se exponham a riscos, sem prever suas consequências. Dentre estas mudanças, destacam-se as questões relacionadas à sexualidade e suas transformações psicológicas e corporais relativas à puberdade. A adolescência é encarada como uma fase marcada por excentricidades e dificuldades, também como fase de maturação, de interação e inserção social, onde há a aquisição de autonomia e tomada de decisões. Geralmente, é nessa fase que ocorre o início da vida sexual onde é crucial a conscientização e o esclarecimento de dúvidas acerca da sexualidade ou questões relacionadas a essa temática a fim de evitar as práticas sexuais desprotegidas e suas consequências. O desafio na regulação da sexualidade está no aprendizado e na interiorização dos assuntos relacionados aos métodos contraceptivos.

Objetivo

Este estudo teve por objetivo identificar o conhecimento, duvidas e o uso de métodos contraceptivo entre jovens de uma escola pública de Caratinga-mg.

Abordagem Metodológica

Esse trabalho consiste em uma pesquisa de campo, com o objetivo de aborda a vulnerabilidade nos métodos contraceptivos. A pesquisa foi realizada em uma instituição de ensino, a Escola Estadual Engenheiro Caldas, foram coletados dados usando como ferramenta para a pesquisa um questionário estruturado e definir se possuem conhecimento. A pesquisa foi realizada no mês de abril 2017, teve como base 30 entrevistas, realizadas com jovens e adolescentes de 15 a 21 anos. Os dados obtidos através dos questionários aplicados foram analisados, respeitando o sigilo ético e profissional.

Resultados

A idade dos adolescentes e jovens variou de 15 a 21 anos, 70% já tem vida sexual ativa, começo da vida ativa variou de 10 a 18 anos, 70% faz uso de anticonceptivos, 33% pílula, 3% injetável, 36,6% camisinha masculina, 20% tabelinha, 10% coito interrompido, 40% faz uso em toda relação, 43,3% lembra de se proteger na hora do sexo, 96,6% possui alguma informação sobre métodos contraceptivos, 53,3% já consultou com ginecologista ou urologista, os jovens teve conhecimento sobe métodos contraceptivos, através de, 16,6 %Tv, 6,6 palestras, 46,6 com os pais, 20% revista, 16,6% escola, 93,3% internet, 63,3%  amigos, 26,6 %outros.

Considerações Finais

O estudo destaca o início da atividade sexual precoce em ambos os sexos, o uso de métodos contraceptivos indicados por amigos ou internet. É possível concluir que existem situações de vulnerabilidade no uso dos métodos contraceptivos pelos adolescentes, a falta de informação e visível, a maior fonte de informação foi pela internet, torna-se essencial que o serviço de saúde faça parte do contexto escolar dos bairros promovendo ações educativas com os adolescentes, seus professores e pais ou responsáveis. Com esta integração os adolescentes poderão ter mais informações.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)   pdf (71.7 Kb)   docx (345.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com