TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Quais Os Aspectos Que Permeiam O Uso E Abuso De Drogas Entre Os Adolescentes E Jovens De Ibitiara?

Artigo: Quais Os Aspectos Que Permeiam O Uso E Abuso De Drogas Entre Os Adolescentes E Jovens De Ibitiara?. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/10/2014  •  6.151 Palavras (25 Páginas)  •  634 Visualizações

Página 1 de 25

Quais os Aspectos que Permeiam o Uso e Abuso de Drogas Entre os Adolescentes e Jovens de Ibitiara?

Índice

1. Resumo

2. Introdução

3. Objetivos

4. Revisão Bibliográfica

4.1 Visão Geral Do Uso De Drogas Na Sociedade

4.2 Fatores Que Levam Ao Uso De Drogas

4.3 Breve Contextualização Histórica

4.4 Efeitos Na Sociedade E No Organismo

4.5 Prevenção: O Melhor Caminho

5. Metodologia

6. Análise E Reflexão

7. Considerações Finais

8. Referências

9. Apêndices

9.1 Apêndice A – Instrumento De Coleta De Dados

9.2 Apêndice B – Termo De Consentimento De Uso De Informações

10. Anexos

10.1 Anexo 1 – Artigo Sobre Comercialização Da Maconha

10.2 Anexo 2 - Artigo Sobre Comercialização Da Cocaína

1. RESUMO

Muitos estudos demonstram o crescimento alarmante do uso de drogas entre os adolescentes e jovens, de modo que este se desvela enquanto um importante problema social. Pela complexidade do fenômeno, seu enfrentamento requer programas de prevenção e combatebem articulados com vários seguimentos da sociedade. Trata-se de um estudo descritivo com abordagem qualitativa e quantitativa, com o objetivo de diagnosticar o envolvimento de adolescentes e jovens com drogas na cidade de Ibitiara, visando subsídios para a criação de programas locais de prevenção e redução de danos deste problema social. A pesquisa foi realizada com a utilização de várias fontes bibliográfica de livros, períodicos, artigos publicados na internet, bem como aplicação de questionários com alunos do Colégio Municipal Maria Eulice de Menezes Porto. Como técnica de coleta de dados utilizou-se a aplicação de questionários semi-estruturados contendo questões abertas e fechadas. A pesquisa mostrou que são muitos os problemas causados pelo uso e dependência das drogas, o qual se agrava a cada dia e tem interferido no desenvolvimento dos indivíduos, principalmente dos adolescentes e jovens. Destarte, acredita-se que o estudo oferecerá subsídios valiosos para maior compreensão e visibilidade desse tão discutido problema ao abordar os transtornos que ele causa a todos, concluíndo que é necessário ofertar serviços de atenção integral para os envolvidos e orientar a possibilidade de ações que fortaleçam o processo de enfrentamento.

PALAVRAS-CHAVE: Drogas. Dependência. Prevenção,

2. INTRODUÇÃO

A dependência de drogas é um dos temas de grande preocupação nacional e internacional, devido não só aos danos causados a saúde individual e coletiva, mas também pelo impacto em toda a sociedade, exigindo para sua prevenção e enfrentamento a adoção de políticas e ações articuladas que visem minimizar as conseqüências deste tão relevante problema social, bem como conscientizar a população sobre o tema em questão.

Um dos grandes problemas das drogas é a sensação que elas causam no organismo dos usuários tornando-os dependentes. A droga dá prazer. É devido a esse fato que aqueles que usam uma vez, sempre voltam a usar (Herculano-Houzel, 2003, p.87), porém esses não conhecem no primeiro contato os estragos que as mesmas causam com seu uso contínuo, prejudicando o seu estado físico, psíquico e social.

No Brasil foram criados, nos últimos anos, serviços voltados para prevenção de dependência e combate ao tráfico de drogas ilícitas, a exemplo da aprovação da Lei número 11.343/2006 que entre outras ações institui o Sistema Nacional de Políticas sobre Drogas, que tem por finalidade articular, integrar, organizar e coordenar as atividades de prevenção, tratamento e reinserção social de usuários e dependentes de drogas, bem como as de repressão ao tráfico das mesmas (SENAD).

Todavia, observar-se-á neste estudo que mesmo diante do amparo legal existente, ainda são muitas as dificuldades para a prevenção e o combate do uso de drogas em nossa sociedade, destacando-se o fato contraditório existentes entre o comércio das drogas lícitas e ilícitas.

Tomando como referência o Livro “Drogas na escola: alternativas teóricas e práticas”, organizado por Júlio Agripino Groppa constata-se o quanto é difícil fazer prevenção entre os adolescentes, porque eles têm uma postura extremamente onipotente e comportam-se como se tivesse um pacto de imunidade contra os males deste mundo. Para eles, os perigos parecem não ter existência real, mas ser pura invenção de pais e educadores para tornar a vida menos divertida, por isso é preciso estratégias orientadas para trabalhar essa questão no meio dos adolescentes.

Júlio Groppa descreve ainda que é um erro reduzir as discussões sobre drogas a um curso de moral e religião, defendendo o bem e o mal como se fossem absolutos, porque umas das características da adolescência é a busca de um quadro de referências próprio. Nesse contexto, lançar mão de argumentos morais (na maioria das vezes preconceituosos) implica perder o interesse e a atenção do interlocutor adolescente, por isso esta pesquisa visa, além de conhecer o universo das drogas, levantar dados confiáveis para implantação de programas de prevenção de maniera que eles possam conhecer os efeitos das drogas no organismo e na sociedade para assim evitar o primeiro contato que leva a dependência.

Diante o exposto, adotamos como objeto de estudo diagnosticar os aspectos que permeiam o uso de drogas entre os adolescente e jovens de Ibitiara, acreditando que os resultados desse estudo possam contribuir para uma maior visibilidade das questões que entravam o processo de prevenção e combate ao uso de drogas, que permitirão se pensar em ações e estratégias mais efetivas para a prevenção e o enfrentamento, rompendo com o ciclo do fenômeno em estudo.

3.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (41.6 Kb)  
Continuar por mais 24 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com