TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Vigilância em Saúde ATPS

Por:   •  16/10/2015  •  Relatório de pesquisa  •  1.746 Palavras (7 Páginas)  •  1.138 Visualizações

Página 1 de 7



CENTRO UNIVERSITÁRIO ANHANGUERA DE SANTO ANDRÉ

VIGILÂNCIA EM SAÚDE

SANTO ANDRÉ

2015

ALINE                                                               RA:
ALCIONE                                                          RA:
LUCILENE                                                         RA:
NATÁLIA                                                            RA:    
ROSE                                                                 RA:







VIGILÂNCIA EM SAÚDE

Este trabalho faz parte do ATPS da matéria Vigilância em Saúde,
possuindo em seu conteúdo a aula
tema 3, orientado pela professora
Luz Alcira.  









SANTO ANDRÉ
2015




Introdução







A propagação de microorganismos e o indíce de infecção hospitalar dos hospitais está intimamente ligada à correta higiene de objetos, instrumentais, locais, mãos dos profissionais e até descarte adequado dos lixos produzidos.
Através desta etapa do trabalho falamos um pouco sobre infecção hospitalar, transmissão dos microorganismos, principais germicidas utilizados, suas vantagens, desvantagens, funções, concentrações, formas de ação e seus princípios ativos, buscando um maior conhecimento no tema e maior concientização de todos.

Elencar e comentar as formas de propagação das infecções

Infecção hospitalar é toda aquela adquirida após a admissão do paciente e até mesmo após sua alta, que por algum motivo, possa ser realcionada com sua internação ou procedimentos realizados.(FELOTITTO,2011)
A porpagação das infecções hospitalares podem ocorrer de algumas formas:  transmissão pelo ar, transmissão por vetores, transmissão por contato e ainda por fonte comum.(EDUCAÇÃO,PORTAL,2012)
A transmissão pelo ar pode ser dividida em duas formas, a transmissão por gotículas e a por aerossóis. A por gotículas corre através da liberação de particulas, contendo microorganismos, no ato da fala, tosse ou espirro.Para que tal contágio ocorra deve haver uma distância pequena entre indivíduo doente e indivíduo saudável (1 a1,5 metro), e assim, estas particulas podem alojar-se na boca, olhos ou nariz do indivíduo. Alguns exemplos são Meningite, Gripe, Caxumba, entre outras.(EDUCAÇÃO,PORTAL,2012)
Já na transmissão por aerossóis, o indivíduo doente libera também através da fala, tosse ou espirro, particulas menores, porém que ficam suspensas no ar por algum tempo, dependendo do tipo de microorganismo infectante. Alguns exemplos são: Varicela, Tuberculose, Sarampo, etc.(EDUCAÇÃO,PORTAL,2012)
Na transmissão por vetores, é importante o destaque para a higiene do local, o descarte adequado de resíduos, e o controle de insetos e roedores, que podem se tornar vetores na transmissão de microorganismos.(EDUCAÇÃO,PORTAL,2012)
A Transmissão por contato ocorre também de duas formas: contato direito e contato indireto. No contato direto os microorganismos são transmitidos de um indivíduo a outro, sem necessitar de objetos ou um terceiro indíviduo que auxilie em sua transmissão.(EDUCAÇÃO,PORTAL,2012)
Já no contato indireto, o patógeno tem o auxílio de um objeto ou uma terceira pessoa para que ocorra a transmissão. Como exemplo podemos citar termômetros e esfigmomanômetro mal higienizados, mãos dos profissionais de saúde também mal higienizadas, entre outros.(EDUCAÇÃO,PORTAL,2012)
Por último temos a transmissão por fonte comum, que são aquelas em que os indivíduos são contaminados por uma mesma fonte de transmissão, nesse caso, necessitando de identificação rápida do foco para contenção da doença.(EDUCAÇÃO,PORTAL,2012)
No controle das infecções há a ação dos antibióticos, estes que atuam sobre as bactérias cada um a seu modo. Alguns tipos, os betalactaminicos, atuam na síntese da parede celular, causando má formação da parede celular, fazendo com que a bactéria não resista e seja destruída. Já outros, conhecidos como bacteriostáticos, agem no nível de ácido nucleico da bactéria, impedindo sua multiplicação.(OLIVEIRA,2010)

Qual sua colocação a respeito dos principios ativos dos germicidas?

 Como ja mencionado, o controle dos germes é de vital importância dentro do ambiente hospitalar, e a seleção de germicidas eficazes para o combate a estes é um fator que requer atenção. (SAÚDE, MINISTÉRIO,1994)
Para cada tipo de material um princípio ativo é indicado e deve ser seguido para a correta higienização dos utensílios e objetos utilizados no hospital. Assim sendo, estaremos controlando a proliferação e propagação os germes, auxiliando no controle das infecções hospitalares. A CCIH responsável deve selecionar os produtos de acordo com a necessidade local e eficácia.
 (SAÚDE, MINISTÉRIO,1994)
Deve haver também treinamentos e capacitações para os colaboradores que irão manipular os produtos, orientando não só quanto a utilização correta dos mesmos, quanto ao tempo necessário para que a desinfecção e/ou esterilização seja completa dos objetos e superfícies, a utlização de EPI's durante esta manipulação, algo também muito importante, e também quanto ao descarte adequado destes produtos, visando menor agressão ao meio ambiente. (SAÚDE, MINISTÉRIO,1994)

Listar os principais germicidas utilizados e suas respectivas funções e áreas, enfatizando mecanismo de ação, concentração, vantagens e desvantagens.

Glutaraldeído
 -
Funções e áreas: realiza a desinfecção de alto nível de artigos termossensíveis.
Mecanismo de ação: realiza a alquilação de alguns grupos, provoca o endurecimento das camadas externas e morte do esporo.
Concentração:
2% por 30 minutos.
Vantagens:
descontamina artigos infectados antes da esterilização, não altera materiais como plástico e borracha, não é contaminado por microrganismos, não descolora os materiais.
Desvantagens: Não e indicado para desinfecção de superfícies, é tóxico ao profissional.
                                                                                                               Fonte: UFMT.BR

Ácido peracético

Funções e áreas: Desinfetante para superfícies.
Mecanismo de ação: Esporicida em temperaturas baixas, e age em presença de matéria orgânica
Concentração:
para desinfetar superfícies é utilizado em uma concentração de 0,5%.
Vantagens: Menor agressão ao meio ambiente, age em matéria orgânica mesmo em baixas temperaturas.
Desvantagens: Corrosão de alguns metais.

                                                                                           Fonte: UFMT.BR

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.4 Kb)   pdf (92.1 Kb)   docx (14.5 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com