TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Vigilância em saúde

Por:   •  22/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  803 Palavras (4 Páginas)  •  419 Visualizações

Página 1 de 4

CENTRO UNIVERSITÁRIO ANHANGUERA DE CAMPO GRANDE

UNIDADE II

ALINE DA CONCEIÇÃO ROSA         RA: 9902009501

DIANA MUNHOZ DA SILVA             RA:9899528595

ENÉIAS SILVA DO NASCIMENTO   RA :8088893269

FRANCIELE PAIXAO                          RA:

KEISSY DRIELLE R. MOREIRA         RA: 8094913353

LEODIR RANZANI CACIANO            RA:8073867517

LEONARDO GONZALEZ ALVES       RA: 8483190191

STEFANY CALDAS                              RA: 8203943786

PAMELA DA SILVA MARTINS          RA: 8088892943

PROFESSORA: FRANCIS

VIGILÂNCIA EM SAÚDE

CAMPO GRANDE

2015

  1. Em sentido, quais os papéis dos enfermeiros dentro da CCIH?

R:         A enfermagem dentro das comissões de controle hospitalar é de extrema importância já que é o profissional da saúde que tem um contato direto com o paciente.

De modo geral o papel do enfermeiro em uma comissão é de orientar profissionais de saúde no que diz respeito a prevenção de infecção e contribuir com medidas específicas para que não ocorra disseminação de microorganismo dentro do ambiente hospitalar.

  1. Qual seriam as finalidades da central de material?

R:        A central de material é responsável pela limpeza, preparo, esterilização e armazenamento de produtos para saúde passível de processamento. Tem por finalidade de garantir ao usuário e a equipe de saúde, a utilização de artigos estéreis em boas condições de preservação e funcionalidade.

        A infra-estrutura da central de material está dividida por áreas: recepção e limpeza; preparo e esterilização e armazenamento e dispensação.

  1. Descrever sobre os principais tipos de embalagem utilizadas dentro da central de materiais e sua indicação:

R:        Uma das principais características das embalagens de materiais é a de ter a capacidade de preservar a esterilidade mesmo após o processo de esterilização e durante ser armazenamento. São estes os materiais e sua indicação:

  • Tecido de algodão  -  e de baixo custo mas não é resistente a umidade e vulnerável a contaminação, dura até 65 (sessenta e cinco) reprocessamentos. Ex: gases e agulhas de sutura.
  • A caixa de metal – é inoxidável, composto por alumínio, polímeros ou a combinação deste e são termorresistente, propicia  melhor organização na sala de operação, resistência mecânica, economia de espaço. Porem, tem custo elevado, apresenta risco de falha na vedação e exige inspeção visual constante.
  • Papel grau cirúrgico – é de baixo custo é fácil visualização, com indicadores químicos monoparamétricos impregnados. Seu uso está contra indicado na ausência de filme transparente em uma de suas faces.
  • Papel crepado – é impermeável à água álcool, PUPI, éter, 100% biodegradável, reciclável e maleável com alta filtragem microbiana. Entretanto, apresenta baixa resistência mecânica, podendo furar ou rasgar com maior facilidade.
  • O não tecido – tem excelente barreira antimicrobiana, alta permeabilidade, resistência mecânica á tração e á abrasão. Tem como desvantagens a dificuldade de detecção da integridade da embalagem e não ser biodegradável. Possui 3 (três) camadas S (spunbond), M (meltblown) e S (spunbond).
  • O TYVECK – apresenta compatibilidade com diversos processos de esterilização, possui alta resistência mecânica, é de fácil visualização e pode ser impregnado com indicador biológico. Seu custo é elevado.
  • Vidro refratário – devem ser resistente a altas temperaturas , indicado para esterilização de líquido e podem ser utilizados tanto em estufa como autoclave.

  1. Comente sobre os principais processos de esterilização utilizados e vantagens.

R:        São três metades da esterilização.

  • Os físicos: agem por ação física ou radiação ionizante.
  • Os químicos: agem unicamente por ação química.
  • Os físico-químicos: associam a ação química à ação física.

As vantagens do físico: tem rápido aquecimento e rápida penetração nas embalagens, destruição dos espaços bacterianos em curto período de exposição, fácil controle de qualidade, não deixa resíduos tóxicos, não precisa de aeração.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)   pdf (60.7 Kb)   docx (13.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com