TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Vigilância em saúde

Por:   •  7/11/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.065 Palavras (5 Páginas)  •  275 Visualizações

Página 1 de 5

Anhanguera Educacional

Enfermagem

Disciplina: Vigilância em Saúde

ATPS: O papel do enfermeiro no CCIH

RA

NOME

1299100093

Fernanda de Jesus A. Souza

 9860533701

Valquíria Moura Danta

1299100121

Ana Luiza

2982573367

Juliana Melina de Lima

8820359258

Andresa Francisco

9097458768

Lindivânia de Lima

985700703

Jessica dos Santos

9911148760

Elci Roberta

Atividade Prática Supervisionada

Anhanguera Educacional

2015

Enfermagem

Disciplina: Vigilância em Saúde

Atividade Prática Supervisionada

Trabalho desenvolvido para a disciplina Vigilância em saúde, apresentado à Anhanguera Educacional como exigência para a avaliação na Atividade Práticas Supervisionada, sob orientação do(a) prof°(a) Maria Lucinete.

Anhanguera Educacional

2015

Introdução

Este trabalho tem como a finalidade de abordar a importância do  enfermeiro no CCIH, relatando suas funções. Para iniciar este trabalho vamos definir primeiramente o que significa Infecção Hospitalar (IH), é a infecção que o paciente adquire após ser hospitalizado, sendo que ele na sua admissão ele se encontrava bem, costuma-se ser diagnosticado em geral após 72 horas após sua internação.

Atualmente usa-se outro termo para definir (IH), IRAS, Infecção Relacionada à Assistência à Saúde.

Antigamente este setor não era valorizado, indo trabalhar neles profissionais que não se adaptavam a assistência da saúde. Mas com o crescimento das IRAS este setor se tornou primordial dentro das instituições de saúde. Tendo o enfermeiro como ponto chave dentro deste setor , sendo previsto pela lei.

O que é CCIH

É uma comissão de controle de infecção hospitalar, sendo uma exigência legal composta por pelo menos um enfermeiro e um médico que possuam treinamento para aturem nesta área, outros funcionários também devem fazer parte tais como: auxiliares e técnico de enfermagem, e outros profissionais com nível superior devem contribuir para a padronização dos procedimentos a serem executados tais como, farmacêuticos, infectologistas, epidemiologistas e pessoas da área administrativas para colaborar na implantação das recomendações.

O enfermeiro é o responsável pelo gerenciamento do trabalho executado pela enfermagem na Central de Material e Esterilização, sendo suas funções tais como :

Realizar visitas de rotina no hospital para detectar algum problema.

Não deixar faltar álcool e sabão para a higienização das mãos.

Elaborar planos de limpeza, esterilização e desinfecção das unidades.

Com os outros profissionais da CCIH normalizar a utilização dos germicidas.

             Orientação e avaliação de medidas de isolamento e precauções de doenças junto a equipe multiprofissional

           Realizar treinamento qualificado para a equipe.

        Verificar o funcionamento das autoclaves, quanto a pressão, temperatura controle de esterilização através de marcadores biológicos e químicos.

                    Dentre todas estas funções uma das mais importantes que o enfermeiro tem que ter é um olhar muito mais critico principalmente junto da equipe de trabalho  é o da lavagem das mãos, pois é a medida mais importante e econômica para a prevenção das infecções hospitalares, pois evita em muito a infecção cruzada.

            Não tem como comparar as taxas de infecção hospitalar de um hospital para outro pois a clientela, varia muito de um para outro, em um mesmo hospital o risco de adquirir uma infecção varia de um ambiente para outro, somente um profissional qualificado pode detectar quais são o risco.

O enfermeiro desenvolve ações de prevenção, promoção, proteção e reabilitação da saúde tanto no nível coletivo como indiidual, sendo ele o único funcionário que permanece na instituição 24 horas, sendo assim ele o mais apto a gerir este programa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)   pdf (120.4 Kb)   docx (178 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com