TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A AULA PRÁTICA DE QUIMICA INORGANICA

Por:   •  3/4/2021  •  Relatório de pesquisa  •  2.855 Palavras (12 Páginas)  •  341 Visualizações

Página 1 de 12

[pic 1]UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO- UFMA [pic 2]   

             DEPARTAMENTO DE MORFOLOGIA/ CCBS                                                      

                                     DISCIPLINA: QUÍMICA GERAL E INORGÂNICA

                                     DOCENTE: JOÃO BATISTA MAIA ROCHA

                                     CURSO: FARMÁCIA   PERÍODO: 1°  TURMA: 01A

RELATÓRIO DE MEDIDA  MASSA E VOLUME[pic 3]

                         

Discentes: Alícia Ingrid Neris Ferreira matr. 2020037511

Franselmo da Silva Oliveira matr. 2020048220

Thayna Lopes Pereira matr. 2020009660

Regiane Serra Aroucha matr. 2020032269

                                        SÃO LUÍS – MA

                                           03/04/2021

Relatório de atividade pratica de Química Geral e Inorgânica

Medidas de massas e volumes

Introdução

A execução de qualquer experimento na Química, exige uma variedade de equipamentos, a maioria muito simples, porém com finalidades específicas. A utilização de um determinado equipamento ou material, leva em consideração objetivos e condições da experiência, sendo necessário que esses equipamentos proporcionem o número mais exato sobre a quantidade de matéria em determinado experimento, seja em massa ou volume da mesma.

No desenvolvimento de atividades no laboratório é de extrema importância saber aferir corretamente uma medida expressa em um instrumento, uma das mais utilizadas e importantes atividades em um laboratório é a pesagem (determinação de massa), neste processo, a massa de um corpo é determinada por comparação com massas conhecidas, utilizando um equipamento chamado balança. Estes instrumentos são sensíveis a vibrações, oscilações rápidas de temperatura e correntes de ar.  É importante destacar que a precisão desses equipamentos se deve a maior quantidade de números significativos, isso faz com o resultado seja cada vez mais exato, ou seja, mais próximo do real.

Todas as medidas de uma propriedade físico-química são afetadas por uma incerteza, geralmente chamada de erro, imprecisão da medida ou desvio. Por isso, os resultados das medidas devem ser expressos de modo tal que se possa avaliar a precisão com que elas foram feitas (ou calculadas).

É necessário entendermos o conceito de precisão e exatidão, que são habitualmente utilizados em incerteza de valores e medidas, precisão é a medida do grau de aproximação entre valores, enquanto que exatidão indica grau de aproximação entre medidas individuais e o valor considerado verdadeiro.

Além da escolha correta dos equipamentos a serem utilizados, levando em consideração exatidão e precisão do experimento, também é importante observar seu correto manuseio devido a fragilidade e para evitar quaisquer tipos de incidentes, observando as normas de segurança e o uso correto de Proteção Individual (EPI).

2. Objetivos

Conhecer o ambiente e os materiais utilizados na preparação de experimentos.

Realizar monitoramento e pesagem de massas.

Efetuar leitura de volume de líquidos e identificar as variações existentes nos diferentes tipos de vidrarias do laboratório

Parte experimental

3. M ATERIAL UTILIZADO

No   experimento   realizado   utilizou-se   de   diversos   aparatos   disponíveis   no laboratório   para   elaboração   do   trabalho   proposto.   A   vidraria em cima da bancada, facilmente   localizáveis   para   utilização   no s   experimento   propostos. A balanças encontrava-se ajustada à bancada, limpas e fácil acesso para utilização

Equipamentos, materiais, reagentes, vidrarias

3.1 Balança eletrônica

É um equipamento utilizado para medir a massa de reagentes e compostos, que possui alta precisão na pesagem. Apresenta uma cúpula comportas deslizantes que contribuem para que fatores externos como ar ninterfiram na medição.

[pic 4]

https://balancas.balancascianorte.com.br/balanca/balanca-de-precisao/balanca-digital-alta-precisao/empresa-de-balanca-precisao-digital-apucarana.

3.2 Placa de petri

Utilizada como recipiente para cultivar e observar o comportamento de micro-organismos, como bactérias, em laboratórios bioquímicos ou biológicos. Também é útil na secagem de materiais, como cristais e sólidos filtrados. No experimento foi utilizado para acondicionar o material a ser pesado.

[pic 5]

https://wikiciencias.casadasciencias.org/wiki/index.php/Ficheiro:Caixa_de_Petri.jpg

3.3 Cloreto de sódio

Cloreto de sódio NaCl , ou sal de cozinha, foi utilizado no experimento na verificação de massa ,pesagem . 

[pic 6]

https://www.webrewshop.com.br/p/Cloreto-de-Sodio-U-S-P-500g

3. 4 Água

Utilizou-se agua H2O durante o experimento de verificação de volume comparando os objetos relacionados.

[pic 7]

 3.5 Espátula metálica

[pic 8]

Objeto comprido que auxilia ao despejar pequenas quantidades de sólidos em um   experimento, mistura   ou   recipiente.   Utilizou-se   na   primeira   etapa   do experimento para separar pequena quantidade de cloreto de sódio para pesagem.

3.6 Folha de registro

 Local onde é feito o registro primário da experiência científica para documentar suas  os analises e interpretações dos resultados.

 Béquer ou Becker [pic 9]https://blog.mcientifica.com.br/principais-vidraria-de-laboratorio/

3.7 Béquer ou Becker - Os béqueres são vidrarias simples de laboratório que normalmente são utilizados para trabalhar com líquidos, ou com sólidos dissolvidos em meios líquidos. Se assemelha a um copo pequeno possuindo um bico na parte superior. Podem ser feitos em vidro ou material plástico, possuem diversos volumes, alturas e diâmetros, são graduados. Podem ser aquecidos, os feitos em vidro. No experimento realizado utilizou-se béqueres de plástico.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.8 Kb)   pdf (228.8 Kb)   docx (285.8 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com