TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Analise Instrumental

Por:   •  6/5/2017  •  Relatório de pesquisa  •  644 Palavras (3 Páginas)  •  800 Visualizações

Página 1 de 3

Introdução

O presente relatório tem como objetivo relatar os procedimentos realizados nas práticas de potenciometria e doseamento espectrofotométrico do azul de metileno.

Potenciometria é o uso de eletrodos para medir potenciais elétricos que fornecem informações químicas e a espectrofotometria é usada principalmente para identificação de compostos químicos orgânicos incluindo fármacos.

As práticas foram realizadas no laboratório, usando as técnicas específicas para cada procedimento, segundo as orientações dadas.

Os resultados obtidos foram registrados e discutidos para maior compreensão e análise dos procedimentos e métodos de realização.


Materiais e Métodos

Os matérias usados na potenciometria foram:

  • pHmetro
  • Becker
  • Água destilada

O método utilizado foi: Ligar o aparelho 15 minutos antes do uso para estabilização. Foi imerso o eletrodo em solução tampão de referência pH 7, verificou a temperatura. Foi ajustado o valor do pH até o valor da solução tampão desejada mediante ajustes do botão de calibração. Após o ajuste lavou-se o eletrodo com varias porções de água destilada e secou delicadamente com papel higiênico macio, imergiu o eletrodo na segunda solução tampão de referencia pH 4, verificando o valor do pH registrado. Após a aferição foi lavado o eletrodo com água destilada. Foi procedido a determinação da leitura do pH da amostra de água de torneira em um Becker. Foram procedidos 5 leituras, para cada leitura foi lavado o eletrodo com água destilada e secado delicadamente com papel higiênico macio.

Para o doseamento espectrofotométrico do azul de metileno os materiais utilizados foram:

  • Balão de 50 mL
  • Água destilada
  • Azul de metileno
  • Amostra desconhecida

A técnica utilizada foi: Preparação da solução mãe na concentração de 0,2 mg/ml, através da dissolução de exatamente 50 mg de azul de metileno em 250 ml de solvente. Foi pipetado exatamente 0,5, 1,0, 2,0, 3,0, 4,0, 8,0 e 12,0 ml da solução mãe e diluída em 200 ml do solvente para obter as respectivas soluções de trabalho em concentração de 0,5, 1,0, 2,0, 3,0, 4,0, 8,0 e 12,0 ug/ml. Ligou-se o espectrofotômetro e o calibrou com o solvente (água). Foi feita a leitura em 663 nm e anotou-se os valores da absorbância para as 7 concentrações desconhecidas, sempre da menor para a maior concentração. Foi lavado a cubeta com água destilada entre uma medida e outra, para evitar contaminação. Foi feito a leitura e anotado o valor de absorbância da amostra de concentração desconhecida.

Resultados

Os resultados obtidos na prática de potenciometria ao calcular a média e o desvio padrão do pH de cada amostra foram:

Média= 7,03        Desvio Padrão= 4,062x10-2 

A concentração de H+ a partir da média de pH encontrado em cada amostra foi de:

H+ = 9,33x10-8

O resultado de pH da amostra foi de 7,03.

A célula galvânica (pilha ou cela eletroquímica) é uma célula eletroquímica na qual uma reação química espontânea é utilizada para gerar corrente elétrica.

Na pratica farmacêutica o pH é aplicados a varias coisas como conferir pH de cremes e soluções.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)   pdf (86.4 Kb)   docx (14 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com