TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Analise Instrumental

Por:   •  20/4/2017  •  Dissertação  •  2.822 Palavras (12 Páginas)  •  445 Visualizações

Página 1 de 12

UNIVERSIDADE BRAZ CUBAS

Curso de Farmácia

                     CYNTIA REGINA RUIZ CARDOSO

                Relatório de Estágio Supervisionado A

Mogi das Cruzes

MAIO/2013

              CYNTIA REGINA RUIZ CARDOSO

         Relatório de Estágio Supervisionado A

[pic 1]

Mogi das Cruzes

Maio 2013

IDENTIFICAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO

Identificação da empresa

Caps (Centro de Atenção Psicossocial)

CNPJ: 46.392.148/0022-44

Endereço: Rua Roma, 446

Cidade: São Paulo - SP

Bairro: Lapa

CEP: 05050-090

Telefone: 3675-5648

Identificação do aluno

Nome: Cyntia Regina Ruiz Cardoso

RGM: 256374

RG: 25516194-3

CPF: 180.420.138-33        

Endereço: Rua Delphino Martins de Camargo nº 46

Bairro: Vila da Prata

Cidade: Mogi das Cruzes- SP

CEP: 08725-410

APRESENTAÇÃO DA EMPRESA

O Centro de Atenção psicossocial II Adulto Lapa foi cadastrado em 2002 no Ministério da Saúde, é uma unidadede Saúde Mental substitutiva ao regime de internação psiquiátrica fechada, com caráter aberto e comunitário, desenvolvendo projetos terapêuticos individualizados na perspectiva da construção de laços sociais e culturais.

Ocupa uma área externa construida de 270 m2 sendo sua área externa de 150 m2 e está localizada em prédio da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo.

O projeto de trabalho do CAPS Lapa tem se sustentado no empenho e esforço da equipe na busca de estratégias de intervenções no acompanhamento clínico e na inserção social. As estratégias de intervenção da equipe estão baseadas no campo da interação entre usuários , familiares e comunidade e preveem como suporte uma organização para o serviço planejada em quatro eixos temáticos de trabalho: Práticas Corporais e Bem Estar, Arte e Cultura, Ações no Território e produção e Economia Solidária.

Parceria

A Residência Terapêutica Lapa tem parceria desde 2004 com a Associação Saúde da Família que é responsável pela contratação e gerenciamento do RH, compra de equipamentos /manutenção e pagamento de aluguel com verba repassada de SMS.


1. INTRODUÇÃO

O estágio é de fundamental importância para o desenvolvimento do aluno, pois é neste momento que ele pode colocar em prática o que aprendeu ao longo dos anos na Universidade.

 Pude observar durante o período de estágio o aumento de conhecimento, fortalecimento e aprimoramento da parte teórica fornecida na instituição de ensino.

Durante o estágio aprendi à importância das condições de estocagem, o ato de dispensar, a maneira mais correta de lidar com os clientes, utilizando-se de uma linguagem mais simples e clara possível, foi possível também esclarecer as principais dúvidas sobre medicamentos genéricos, aprendi a ter uma base de como manter um razoável estoque de medicamentos, as formas e apresentações dos mesmos.

A principal e talvez mais difícil tarefa seja a lidar com os clientes, pois algumas pessoas desconhecem informações importantes sobre os medicamentos, e muitas vezes não compreendem e não aceitam a opinião de profissionais da área, principalmente quando se trata da automedicação.

  1. História da farmácia

As primeiras apotecas ou boticas de que se tem noticia surgiram no século X e foram às precursoras das farmácias modernas; no entanto, desde os primeiros tempos da humanidade, há milênios, a atividade do farmacêutico já era de grande importância para a saúde (Simprafarmas).

Elas possuíam porões, celeiros, despensas, armários, prateleiras, aparadores, arcas, mesas e cadeiras. O material do apotecário era conservado em caixas de madeira. Os medicamentos destinados ao tratamento de doenças do estomago eram guardados em caixas de couro e os potes de estanha conservavam gorduras e pomadas. Recipientes de ferro e chumbos eram utilizados para óleos medicinais. Os vinhos e vinagres eram guardados em vasos de cerâmicas (Simprafarmas).

Tempos depois estes recipientes foram substituídos por potes de majólica e mais tarde pela porcelana. Neste período começaram a surgir nas farmácias frascos, garrafas, alambiques, funis, frascos de medidas, serpentinas, retortas, filtros, peneiras, prensas para extrair o sumo das plantas, tesouras, espátulas, colheres e piluladores. Do material de trabalho faziam parte seringas, garrafas de couro e cânulas. Essa apotecas ou boticas foram às precursoras de nossas farmácias.  (Simprafarmas)

1.2 História do farmacêutico

O farmacêutico deve exercer assistência auxiliando o paciente quanto ao modo de usar e ao armazenamento; alertando dos prováveis efeitos colaterais e interações; informando para não usar medicamentos sem orientação médica ou por conta própria; alertando para não usar nenhum medicamento se estiver grávida ou amamentando, a menos que o conheça muito bem ou que tenha orientação médica; seguir as orientações médicas sobre o horário de administração e as restrições na alimentação, porque os alimentos modificam os seus efeitos; observar se a embalagem está intacta, se o rótulo está em perfeita condição, se há número do lote de fabricação, se há data de validade, se há o lacre protetor, se há a marca da indústria farmacêutica (logotipo) em todos os comprimidos ou cápsulas e se esta marca é igual, se há comprimidos quebrados ou cápsulas amassadas; informar o paciente se o medicamento que ele vai usar causa hábito ou vício; informar os perigos da automedicação e de tratamentos alternativos não-científicos; dentre outras orientações. (CRF-SP).

        

1.3Fundamentação teórica

A RDC 44/2009 resgata a responsabilidade do profissional farmacêutico no cuidado da saúde, agindo na prevenção e proteção da mesma. Regula a responsabilidade técnica das farmácias com obrigatoriedade da permanência no estabelecimento durante todo o horário de funcionamento do mesmo, além de reafirmar a dispensação de medicamentos como ato exclusivo do profissional farmacêutico. A mesma portaria também regulamenta a prestação de serviços farmacêuticos na farmácia ampliando os horizontes da profissão e possibilitando uma atuação direta na promoção do uso racional dos medicamentos, diante do acompanhamento farmacêutico da farmacoterapia, onde o farmacêutico é papel importantíssimo na eliminação dos problemas relacionados ao medicamento, otimizandocada vez mais o tratamento e a eficiência da farmacoterapia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20 Kb)   pdf (216.8 Kb)   docx (31.6 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com