TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Anatomia Humana

Por:   •  9/10/2019  •  Resenha  •  1.736 Palavras (7 Páginas)  •  422 Visualizações

Página 1 de 7

FACULDADES INTEGRADAS AGES

Campus de JACOBINA

NADIR GAMA DE MELO

COMO EU ERA ANTES DE VOCÊ

Fichamento         apresentado         no         curso         de

Bacharelado em Farmácia, da Faculdade AGES de Jacobina, como um dos pré-requisitos para obtenção da nota parcial da disciplina: Anatomia Humana.

Professor (a): Drª Tâmara Trindade de C.Santos.        

Jacobina

2019

1. REFERÊNCIA DA OBRA:

MOYES, Jojo. Como eu era antes de você. ed. Rio de Janeiro: Intrísnseca LTDA, 2012.

2. CITAÇÕES DIRETAS REPRESENTATIVAS

Minha primeira tentativa foi a Agência de Empregos. Fiz uma entrevista individual que durou quarenta e cinco minutos e outra em grupo, na qual fiquei sentada com mais ou menos vintes pessoas, entre homens e mulheres, metade delas com a mesma expressão meio apalermada que eu também devia estar exibindo, a outra metade com expressão vazia e desinteressada de quem já estivera ali diversas vezes.(p.18);

“- Você disse que gostava de conversar com pessoas” (p. 19):

“-Não é necessário limpar traseiros, pelo que entendi – Ele examinou a tela. - Ele é... tetraplégico. Precisa de alguém de dia para ajudá-lo a se alimentar e para assisti-lo. (p.21);

“-Sabe em que consiste a tetraplegia?”. (p.25);

“- Acredito que essa é uma forma de descrever. Há diversos graus, mas neste caso estamos falando da perda completa do uso das pernas e uso bastante limitado das mãos e dos braços. Isso incomoda você? ”(p.25).

“Então, Srta. Clark, por que acha que devo selecioná-la em vez de, por exemplo, o candidato anterior, que tem vários anos de experiência com pacientes tetraplégicos”.(p. 27).

“Quando digo que a escrita é uma tentativa de representação é porque sabemos que não existe nenhuma ortografia em nenhuma língua do mundo que consiga reproduzir a fala com fidelidade.”(p. 54).

- Meu filho, Will, sofreu um acidente de transito há quase dois anos. Ele precisa de cuidados intensivos, que são, em grande parte, realizado por um enfermeiro treinado. Há pouco tempo voltei a trabalhar e o cuidador precisaria estar aqui durante o dia para fazer companhia a ele, ajudá-lo a comer e beber, e geralmente é sensato ter um par extra de mãos, para garantir que ele não vá se machucar. (p. 27, 28);

“- Estou aqui, mãe. Você não precisa falar como se e não estivesse. Meu cérebro não está paralisado. Ainda.” (p. 34,35).

“- Não sabia que eu teria de lidar com remédios.”(p.35).

“- Tentar animá-lo um pouco? Ele é... ele é meio mal-humorado. O que é compreensível, dadas...as circunstâncias. Mas você vai precisar ser um pouco casca-grossa.”(p.36)

“Mas, meu Deus, ele era horrível comigo. Tinha uma resposta mordaz para tudo o que dizia. Se eu queria saber se ele estava bem aquecido, ele retrucava que era suficiente capaz de me avisar se precisasse de outro cobertor.”(p.45).

3. TEXTO CRÍTICO

        De inicio, a autora começa a contar a história de uma garçonete, jovem, aos 26 anos, a Louisa Clark, que ainda mora com seus pais e namora o Patrick, há um tempo, e esta bem acomodada na vida. Acomodada em seu emprego, que segundo ela não tem futuro, porém ela gosta de conversar, se relacionar com as pessoas no seu trabalho. No seu relacionamento, que não faz o coração bater por Patrick, simplesmente perdeu o interesse por ele, pessoa a qual se apaixonou. Cansada de viver em um quarto apertado, casa cheia. Tudo mudou quando o lugar no qual ela trabalhava fechou, e foi demitida, tendo ela que procurar um novo emprego. Ela vai à busca e percebe que não esta qualificada para o mercado de trabalho, percebendo que a sua única habilidade era lidar com pessoas. Tendo a necessidade de ajudar financeiramente sua família, Louisa se vê obrigada a aceitar o último emprego que seria ser cuidadora de um tetraplégico.
      O que seria um tetraplégico? É na realidade a perda dos movimentos dos braços, tronco e pernas, geralmente, provocada por lesões que atingem a medula espinhal a nível da coluna cervical, prejudicando a comunicação do sistema nervoso com os braços e pernas, devido á situação como traumatismos em acidentes, hemorragia cerebral, sérias deformidades na coluna ou doenças neurológicas. A perda dos movimentos pode ter intensidades diferentes, que variam desde uma fraqueza até a perda total da capacidade de movimentar os membros. A depender do nível da lesão, a capacidade respiratória também pode ser comprometida, podendo ser indicado o uso de aparelhos para auxiliar a respiração. Além disso, a tetraplegia pode estar acompanhada de outras complicações como: alterações na sensibilidade da região comprometidas; alterações no tônus dos músculos dos membros afetados, podendo haver flacidez ou espasticidade; alterações no funcionamento da bexiga e do intestino; dor neuropática, que é um tipo de dor provocado por lesões neurológicas; disfunção sexual; osteoporose; úlceras por pressão; outras alterações neurológicas, como surgimento de suor inexplicado ou alterações sanguíneas. Para tratar as alterações, que podem ser recuperadas em alguns casos, e se readaptar ás atividades diárias, a pessoa com tetraplegia deverá ser acompanhada não só pelo neurologista, mas também por uma equipe composta por fisioterapeuta e terapeuta ocupacional. Além de acompanhamento psicológico, pois a perda das capacidades físicas também pode deixar a pessoa mais vulnerável ao surgimento de alterações na autoestima e depressão. Uma pessoa com tetraplegia pode se curar ou recuperar parcialmente os movimentos, no entanto, isto depende da causa e da gravidade da lesão. O tratamento inicial é orientado conforme a causa. As lesões na coluna devem ser tratadas por um neurocirurgião ou ortopedistas experientes, com imobilização, tração da região e cirurgia. Já as doenças neurológicas, como AVC (Acidente Vascular Cerebral) e ELA (Esclerose Lateral Amiotrófica), são tratadas com orientações especificadas para cada doença. Além de tudo isso, a pessoa precisará adaptar as suas atividades diárias para que consiga manter a sua independência o máximo possível, o que inclui uso de cadeiras de rodas específicas, dispositivos de apoio, facilitadores para alimentação, etc. Na obra o Will toma diversos medicamentos, dois para pressão, um para controlar os espasmos musculares, espasmos na bexiga e outros para refluxo ácido, anti-histamínico, sprays nasais, e às vezes quando ta muito irritado tomar remédio pra dormir. E tem antibióticos, que toma a cada duas semana pelo cateter, dentre outros medicamentos.
     Retomando a história. Quando chegou à mansão onde iria trabalhar, Louisa conheceu o senhor Will. Will, um advogado respeitado e disputado por muitas mulheres, que passava seu tempo livre em viagens, para praticar esportes radicais com sua namorada. Após sofrer um acidente de moto, a qual ficou impossibilitado de movimentar os membros. Will se vê preso a uma cadeira de rodas, e se torna uma pessoa amarga, infeliz e mal humorado e desconta sua amargura nas pessoas a sua volta. Como o passar do tempo o contato de Louisa e o Will não são nada amigáveis. Enquanto Louisa se esforça para fazer o máximo, Will sempre lhe dá uns foras, e falando sempre que sua presença não é mais necessária. Ela faz de tudo e permanece no emprego, para poder ajudar sua família, onde tem mais convivência com enfermeiro que cuida de Will, o Nathan. E por insistência da mãe de Will, que Louisa permanece no emprego, e passa a conviver diariamente com ele e a respondê-lo da mesma maneira que ele: bruta e irônica. Não é possível que duas pessoas que convivem, não criem nenhum tipo de laço. Sendo assim, totalmente que uma jovem na sua juventude, fase de curtição e diversão se torne uma pessoa bruta e prisioneira depois de um acidente. Existe jovens que deixam suas vidas irem passando pelo comodismo, pela falta de incentivo de fazer algo a mais. Sendo assim, aos poucos, eles começam uma linda relação de amizade.
     Louisa e Will começam a fazer coisas juntos como assistir filmes, ou passear pela cidade, e Will começa a se abrir para Louisa, e não consegue entender como uma jovem tão inteligente se contenta em trabalhar como garçonete em um café. Em um momento de amizade entre os dois, teve a visita da ex-namorada de Will, que o olhou com pena e foi lhe contar que estava noiva e Will apenas lhe dá os parabéns, mesmo com seu coração doendo, ao receber aquela notícia.
    Convivendo com o Will, Louisa aprende muita coisa. Aprende como uma pessoa consegue ser talentoso, e alegre, e bondosa mesmo estando naquela situação. Ela percebe como Will lhe dava mais atenção que seu namorado, Patrick, o namorado de Louisa, que só queria saber de trabalho e academia. Will lembra-se de detalhes que Louisa lhe contou há um tempo atrás, como Will sabe de sua vida e família, e como eles criaram uma linda amizade. E assim todos os dias que tem até o fim do seu emprego. Louisa vai planejando uma atividade nova e divertida, para fazer com que Will se senta vivo novamente. Enquanto isso, Will mostra a Louisa a sua própria capacidade de fazer coisas novas e experimentar novos ambientes, saindo da sua zona de conforto e desejando o melhor para si mesma.
    A obra relata uma história linda de romance, fazendo com que nos apegue aos personagens, a Louisa, pela sua personalidade cativante e que gosta de conversar e ao Will por ser tão mal- humorado, por resmungar quase o tempo todo e ainda assim fazer você querer ele sempre por perto e até o Nathan o enfermeiro.
    Sendo assim, compreendemos que a obra relata inúmeras considerações importantes para o desenvolvimento social, pois, assim como valores. O importante é se comunicar, e em nossas profissões necessitaremos abraçar todo tipo de diversidade se tivermos o objetivo de fixar o bem-estar de todos. Colocando sempre amor em tudo que iremos fazer.

     
Este não é um livro que relata uma história feliz, mas é um livro lindo, pelo romance. Mas o que podemos dizer sobre a obra “Como eu era antes de você”, que está relacionado á disciplina de Anatomia Humana, fazendo com que possamos entender a importância da integridade da coluna no funcionamento do corpo humano e ainda pode nos ensinar inúmeras preceitos, sobre preconceito, sobre ambição, sobre generosidade e sobre como podemos ajudar uns aos outros em todas essas passagens difíceis que sofremos na vida. Terminei a leitura em lágrimas, mas transformada de alma lavada, pelo final lindo da obra.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.6 Kb)   pdf (141 Kb)   docx (12.5 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com