TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Biofísica

Por:   •  6/6/2018  •  Trabalho acadêmico  •  518 Palavras (3 Páginas)  •  1.689 Visualizações

Página 1 de 3

UNINASSAU

FÁRMACIA

BIOFÍSICA

LAILANE SATURNINO DA SILVA

CAMILLA FERRARI

JOSÉ ANCHIETA GOMES DA SILVA

Caro(a) aluno(a), antes de iniciar a sua atividade contextualizada leia com atenção as considerações a seguir:

INTRODUÇÃO

Como vimos durante a disciplina a visão é uma ferramenta fantástica, ainda mais porque somos seres fortemente visuais. Ainda assim, a visão apresenta alguns problemas, que tentem a se agravar com o tempo. Isso exige um cuidado importante com os olhos e a busca frequente por oftalmologistas.

VISÃO GERAL E ANÁLISE

A biofísica da visão foi importante para que possamos compreender as bases científicas do funcionamento geral da visão. Lamentavelmente, por razões históricas e culturais, muitas pessoas só procuram ajuda médica quando seu problema pessoal se torna grave, e isso também ocorre com a visão. E muitas ainda acreditam que apenas uma questão de usar ou não óculos.

RELATO DA SITUAÇÃO

Você está na sala de espera de seu oftalmologista para um exame periódico eletivo. Está distraído(a) lendo uma dessas “velhas” revistas de consultório. Em dado momento uma senhora de certa idade “puxa” conversa. Fala que está acompanhando a filha, que já está em consulta, e que sua filha tem muitos problemas pessoais, no trabalho e agora também de saúde. A senhora parece ter algo em torno de 65 anos. De acordo com ela, a filha tem tido problemas de visão que tem dificultado ela a ler. A filha teria lhe dito que está com miopia e hipermetropia, não conseguindo ver de perto e nem de longe. Durante a conversa, na qual você estava bastante atento(a), você pergunta se a filha da senhora tem por volta de 42 anos. Ela fica impressionada, pois a filha acaba de completar essa idade. Você completa dizendo que a filha já usava óculos. O que a mãe dela concorda.

PROBLEMAS DE CASO

1. É possível ter miopia e hipermetropia ao mesmo tempo?

2. Como você “adivinhou” a idade da filha?

3. O que está acontecendo com a filha da senhora?

        De acordo com o que foi estudado, pode-se sim ter miopia e hipermetropia ao mesmo tempo, porém nunca no mesmo olho. Os dois defeitos da visão estão relacionados ao tamanho do globo ocular e ao local onde a imagem se forma. Na miopia temos o olho alongado e por isso a imagem se forma antes da retina, afetando assim a visão de longo alcance. Já na hipermetropia o olho é curto e por isso a imagem se forma depois da retina, causando a dificuldade de ver de perto.

        Como foi dito pela mãe, foi fácil adivinhar a idade da filha e o tipo de problema que ela possuí, através dos sintomas que ela apresentou. A filha da senhora apresenta presbiopia, como não se pode apresentar miopia e hipermetropia no mesmo olho foi fácil mudar de opinião em relação ao problema que ela apresentava, pois ela apresenta a vista cansada com a dificuldade de ver de longe e de perto.

A presbiopia é uma problema na visão que é causada pelo enrijecimento e pela perda do poder de acomodação do cristalino, esse problema é comum em pessoas com idades acima de 40 anos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (40 Kb)   docx (11.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com