TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Bromatologia

Por:   •  4/6/2017  •  Trabalho acadêmico  •  500 Palavras (2 Páginas)  •  355 Visualizações

Página 1 de 2

BROMATOLOGIA

VILHENA/RO

2017

ATENÇÃO AO IDOSO

O processo de envelhecimento acarreta modificações da composição corporal, aumento do tecido adiposo e redução das atividades fisiológicas. Segundo as pesquisas de Bueno et al. (2012), muitos medicamentos são induzidos e impróprios para o uso em idosos comparado a outra categoria por falta de eficácia terapêutica ou pelo fato dos seus efeitos adversos serem superiores aos benefícios. A atuação farmacêutica no qual o profissional assume o papel ativo em benefício do paciente, auxilia na seleção dos medicamentos, assim colaborando para avanços do tratamento desejado.

Para alcançar esse tratamento desejado os cuidadores devem seguir a ordem prescrita pelo farmacêutico ao idoso, levando em conta o reconhecimento das necessidades reveladas que muita das vezes o cuidador demonstra certa dificuldade por não ter um planejamento, visto que a rotina aos poucos ou bruscamente é alterada. O grande desafio é estar preparado para tal, sendo necessários treinamentos voltado para realidade de cada caso, como noção de gestão, administração do cuidado, pois na maioria das vezes se quer receber informações elementares sobre os cuidados aos doentes e orientação sobre o uso das medicações prescritas.

Conforme o estudo de Oliveira e Menezes (2011), o processo de cuidar de uma pessoa idosa depende da integração das relações familiares, pois constitui um espaço importante para elaboração de um destino comum para o amadurecimento de um saber sobre o espaço, o tempo, a memória e a transmissão de conhecimento.

Para entender a fragilidade nos idosos faz-se necessário que o farmacêutico, enfermeiro e o cuidador estejam atentos não só as alterações físicas e fisiológicas vindas do processo de envelhecimento, mas também para possíveis alterações da dinâmica familiar e de como o idoso se sente dentro do seu contexto, visto que uma situação de dependência e redução da capacidade funcional tem grande repercussão na vida dos idosos.

        Várias doenças tendem a se manifestar com muita frequência no idoso, causando limitações importantes e requerendo cuidados prolongados. Idosos com doença avançada e progressiva são cuidados por cuidadores informais, sejam eles familiares ou não. Estes, por outro lado, desempenham tarefas que lhes são atribuídas, na maioria das vezes, sem orientação adequada, com suporte ineficaz por parte do sistema de saúde. A tarefa de cuidar é vista como uma continuidade da tradição familiar, como retribuição e gratidão. Para alguns pode ser motivos de satisfação, mas para outros obrigação e, quando há disfuncionalidade familiar os cuidadores necessitam de apoio na gestão da comunicação e funcionamento familiar (PORTELLA, 2010).

BIBLIOGRAFIA

BUENO, Cristiane Schmalz et al. Perfil de uso de medicamentos por idosos assistidos pelo Programa de Atenção ao Idoso (P.A.I.) da UNIJUÍ. Rev. Bras. Geriatr. Gerontol., Rio de Janeiro, 2012; 15(1):51-61.

OLIVEIRA, Luciane Paula Batista Araújo de; MENEZES, Rejane Maria Paiva de. Representações de fragilidade para idosos no contexto da estratégia saúde da família. Texto Contexto Enferm, Florianópolis, 2011 Abr-Jun; 20(2): 301-9.

PORTELLA, Marilene Rodrigues. Atenção integral no cuidado familiar do idoso: desafios para a enfermagem gerontológica no contexto da estratégia de saúde da família. Rev. Bras. Geriatr. Gerontol., Rio de Janeiro, 2010; 13(3):501-506.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (94.3 Kb)   docx (12 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com