TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Bromatologia

Por:   •  15/11/2017  •  Trabalho acadêmico  •  578 Palavras (3 Páginas)  •  513 Visualizações

Página 1 de 3

Objetivo

Realizar uma análise bromatológica do pão de batata com frango afim de obter um perfil de sua composição centesimal.

Metodologia

A avaliação da composição centesimal do pão de batata foi realizada através das análises, de teor de umidade, cinzas ,proteína,  lipídios e fibras de acordo com a metodologia aplicada.

Para a determinação do teor de umidade foi utilizado o método gravimétrico a 105 °C, este método está baseado na determinação de perda de peso do produto submetido ao aquecimento, para determinar a quantidade de água presente no alimento.

O teor de cinza foi obtido pelo método de incineração da amostra em mufla à temperatura de 550 °C, com objetivo de eliminação do material orgânico restando os minerais.

O extrato etéreo foi determinado utilizando o extrator de Sohxlet. Na extração o solvente utilizado foi o éter etílico à temperatura de 45-50º C, devido a solubilidade o éter extrai o lipídio do alimento.

Os valores de proteína foram obtidos a partir do teor de nitrogênio total, determinado pelo método Kjeldahl, sendo o teor protéico determinado multiplicando-se o conteúdo do nitrogênio total pelo fator 6,25.

O valor de fibra dietética foi determinado de acordo com o método de Hennemberger, que visa simular “in vitro” o processo da digestão “in vivo”. Consta-se fundamentalmente de uma digestão em meio ácido seguido de uma digestão em meio alcalino.

A quantidade de carboidratos foi obtida pelo somatório dos parâmetros analisados pela subtração de 100 % para determinar o teor de carboidrato presente na amostra.

A determinação do valor calórico dá-se pela proteína, carboidrato e lipídeo que são multiplicados pelos seus valores de referencia, onde 1g de carboidrato fornece 4 kcal, 1g de proteína fornece 4kcal e 1g de lipídeo fornece 9kcal.

Os dados do procedimento serão expressados em forma de tabela para informar a rotulagem nutricional do pão de batata com frango.

Resultados e discussões

De acordo com os dados obtidos em estudo torna-se possível a determinação da composição nutricional do pão de batata com frango, como visto na tabela 1.

PARÂMETRO

%

Umidade

49,165

Cinza

0,74

Proteína

20,37

Lipídeo

3,55

Fibra

2,22

Carboidrato

23,94

Kcal/100g

209,17 Kcal

A partir destes parâmetros elaborou-se a tabela da informação nutricional do produto, com base em uma porção de 143,90g, demonstrados na tabela 2.

PARÂMETRO

G/porção

%VDR

Proteína

29,31g

39,08%

Lipídeo

5,10g

9,27%

Carboidrato

34,44g

11,48%

Fibra

3,19g

12,76%

Kcal/porção

276,90kcal

13,84%

Com relação a proteína obteve-se um valor elevado comparado com o valor diário de referência, sabendo-se que esse valor é de 75g diárias. Referente ao carboidrato nota-se que está quantidade irá suprir 11,48% do valor diário.

Observando esses valores de referência pode-se notar que o pão de batata com frango apresenta um bom índice nutritivo, pois tem altos valores de carboidrato e proteína, que são essencias na alimentação, sabendo que a proteína é importante para a estrutura e função celular do organismo, e o carboidrato é uma fonte primária de energia para o corpo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)   pdf (127.6 Kb)   docx (10.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com