TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Classe dos Inibidores de Transcriptase Reversa Análogos de Nucleosídeos

Por:   •  9/9/2022  •  Dissertação  •  643 Palavras (3 Páginas)  •  112 Visualizações

Página 1 de 3

Curso: Farmácia                                Disciplina: Farmácia Hospitalar e Clínica

[pic 1][pic 2]

[pic 3]

[pic 4]

1- COMBIVIR: Classe dos Inibidores de Transcriptase Reversa Análogos de Nucleosídeos (ITRN)

  • Princípios Ativos do Combivir:
  • Zidovudina: Náuseas, anorexia, cefaleia, alterações no paladar, mal estar e insônia são frequentes nas primeiras quatro semanas.
  • Lamivudina: Bem tolerada, sendo rara a ocorrência de reações adversas. Eventualmente, pode ocorrer pancreatite ou neuropatia periférica.

VIRAMUNE: Classe dos Inibidores de Transcriptase Reversa Não Análogos de Nucleosídeos (ITRNN)

  • Princípio Ativo do Viramune:
  • Nevirapina: Exantema (7 %), geralmente maculopapular, de tipo eritema multiforme, menos de 1% progridem para síndrome de Stevens-Johnson ou para necrólise epidérmica tóxica.

2- Aplicando o algoritmo de Naranjo, obtivemos pontuação de +6, o qual indica uma PROVÁVEL reação adversa a terapia em questão. As reações adversas aos medicamentos classificam-se como causalidade definida, pois há uma resposta padrão com melhora ao suspender o medicamento.

[pic 5]

                                                                                                                                                          Quadro 1-   Algoritmo de Naranjo et al (1981)

3 – Por ser definida como enfermidade inflamatória, aguda, febril e autolimitada, afeta, principalmente, pele e membranas mucosas. A pessoa portadora de SSJ apresenta aspecto de grande queimado, com desequilíbrio hidroeletrolítico e perda acentuada de proteínas, podendo apresentar infecção concomitante e sepse.

4- Os fármacos mais comumente associados ao desencadeamento da reação são as sulfonamidas, anti-inflamatórios, penicilina, barbitúricos, alopurinol, antiepilépticos e vacinas.

5- Sim, há interação medicamentosa entre o Leite de magnésia (hidróxido de magnésio) e o Efavirenz. O risco é do tipo moderado, onde o Efavirenz pode causar um ritmo cardíaco irregular que pode ser sério e potencialmente fatal. O risco aumenta se tiver níveis baixos de magnésio ou potássio no sangue. Não se deve exceder a dose e a duração do uso de hidróxido de magnésio recomendadas no rótulo do produto ou prescritas pelo médico. O paciente deve procurar atendimento se tiver tonturas repentinas, desmaios, desmaios, falta de ar ou palpitações cardíacas durante o tratamento com esses medicamentos. E informar ao médico se sentir fraqueza, cansaço, sonolência, tontura, confusão, formigamento, dormência, dor muscular, cãibras, náuseas ou vômitos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (586.3 Kb)   docx (524.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com