TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Logística Reversa

Casos: Logística Reversa. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/4/2013  •  1.341 Palavras (6 Páginas)  •  1.245 Visualizações

Página 1 de 6

UNIVERSIDADE DE UBERABA

FRANCIELLE DE MIRANDA OLIVEIRA

GISELE R. DE CASTRO

JUSSARA P. SILVA

LOGÍSTICA REVERSA

UBERABA – MG

2012

Introdução

Atualmente existe uma grande velocidade de descartes de produtos, e os clientes sem saberem o que fazer joga em lugares indevidos que acabam por prejudicar o meio ambiente, em consequência gera-se um enorme crescimento de produtos pós-consumo. Para tanto se torna necessário o desenvolvimento da uma consciência em relação aos diversos problemas ambientais que cercam as empresas, e atualmente é importante desenvolver o pensamento de inovar os materiais e processos construtivos que não causem danos aos homens e minimizem os impactos negativos ao meio ambiente. É por isso que a Logística Reversa oferece subsídios para que uma empresa seja sustentável mantendo nosso planeta limpo.

O presente trabalho tem por objetivo explicitar a importância da Logística Reversa, de modo a explorar conceitos da logística que possam proporcionar um desenvolvimento sustentável nas empresas. A Logística Reversa pode ser definida como o gerenciamento do fluxo de materiais do seu ponto de consumo até o ponto de origem, que precisa ser gerenciado. Esse fluxo inverso vem crescendo em função das atividades de reciclagem e reaproveitamento de produtos e embalagens que tem aumentado consideravelmente nos últimos anos.

Assim mostraremos aspectos positivos da implantação de um sistema de Logística Reversa, de modo que a mesma torne-se um fator de desenvolvimento sustentável entre as empresas, pois atualmente todas desejam utilizar e produzir produtos ecologicamente corretos.

Logística Reversa

Até pouco tempo a logística restringia-se somente a entrega dos produtos aos clientes, os fabricantes não tinha a responsabilidade por seus produtos após suas vendas. Desta forma, não havia a preocupação dos fabricantes quanto a devida coleta posterior a venda.

Na atualidade a Logística é uma área de grande importância para as empresas, pois tem por objetivo diminuir o tempo entre o pedido, a produção e a demanda, fazendo com que o cliente receba seus bens ou serviços no momento, local e preço determinado.

Considerando a Logística como o processo de controle de materiais, serviços e informações, do ponto de origem ao de consumo. A Logística Reversa é o fluxo reverso, que ocorre do ponto de consumo ao de origem. Em muitos casos, a Logística Reversa é ligada apenas a assuntos ambientais e ecológicos, isso ocorre, pelo fato da reciclagem ser um dos tópicos abordados. Entretanto, cada vez mais a Logística Reversa está sendo vinculada a questão econômica, isso por que as empresas estão procurando a competitividade através da agregação de valores ao cliente, com o objetivo de atingir lucros ou diminuir prejuízos.

A Logística Reversa estuda o retorno de produtos, embalagens e materiais aos centros produtivos de origem ou ao descarte correto dos mesmos. A figura, a seguir, retrata detalhadamente o processo de logístico reverso dos produtos, processo que tem início no setor de coleta, passando para separação e seleção, e posteriormente a ultima etapa, a de correta destinação dos produtos.

A seguir são identificados alguns fatores que contribuem positivamente para o desempenho do sistema de logística reversa:

Bons controles de entrada: identificar corretamente o estado dos materiais que retornam para que possam seguir o fluxo reverso correto: revenda; recondicionamento; reciclagem; ou descarte. Quando a identificação não ocorre corretamente pode gerar retrabalho pela falta de confiança em relação às causas dos retornos.

Processos padronizados e mapeados: a logística reversa deve ser tratada de forma regular, de modo que seus processos devem ser corretamente mapeados e os procedimentos conferidos para que se possa ter controle e obter melhorias.

Tempo de ciclo reduzidos: diz respeito ao tempo entre a identificação da necessidade de reciclagem, disposição ou retorno de produtos e o efetivo processamento.

Sistemas de informação: refere-se à obtenção de sistemas de informação que tenham a capacidade de rastreamento de retornos, medição dos tempos de ciclo e melhoria do desempenho e da identificação de abusos dos consumidores no retorno de produtos.

Rede logística planejada: a implantação da logística reversa depende de infraestrutura logística adequada que possa adaptar-se aos fluxos de entrada de materiais usados e fluxos de saída de materiais processados.

Relações colaborativas entre clientes e fornecedores: é fundamental uma relação de confiança e colaboração entre varejistas e indústrias, com relação a devoluções de produtos danificados que são feitas, a fim de que ninguém se sinta lesado.

A Logística Reversa divide-se em duas áreas de atuação: pós-venda e pós-consumo, a figura a seguir exemplifica as áreas de atuação:

A Logística Reversa de pós-venda está relacionada à operacionalização do fluxo de materiais e informações, por diversos motivos. São denominados bens de pós-venda produtos sem ou com pouco uso, ou seja, produto que é devolvido por razões comerciais, erros no processamento dos pedidos, garantia dada pelo fabricante, defeitos ou falhas de funcionamento, avarias no transporte, entre outros motivos. Já a Logística

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com