TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Logistica Reversa

Exames: Logistica Reversa. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/4/2013  •  1.098 Palavras (5 Páginas)  •  782 Visualizações

Página 1 de 5

Logística e Gestão da Cadeia de Abastecimento

2

Após a leitura do texto facultado para realização da atividade 2 da unidade curricular Logística e Gestão da Cadeia de Abastecimento, escrito por Leonardo Lacerda, começo por identificar o tema subjacente que é “Logística Inversa”.

Enquanto o papel da logística direta é levar os produtos do produtor para alguns centros de distribuição, destes para o mercado e finalmente para o grande público consumidor, a logística reversa faz o papel inverso, devolvendo os produtos à sua origem para reparação, reutilização ou reciclagem.

A logística reversa está assim associada, normalmente, às funções de pós-venda e pós-consumo. Quase sempre o enfoque é em levar de volta um conjunto de produtos que foi distribuído para o consumo através da logística direta.

No entanto, é possível aumentar o conceito de logística reversa e vê-la como um apelo à sustentabilidade. Não apenas dar destino adequado aos produtos no pós-consumo, mas controlar os resíduos gerados nas organizações.

Com o aumento das pressões da sociedade para os produtos e processos ecologicamente corretos, a reciclagem ganha força e a logística reversa é um dos principais motores deste movimento. Além de contribuir para a redução dos impactos do meio ambiente há um ganho de imagem para a empresa que o faz. Há exemplos de reciclagem que já são práticas comuns: latas de alumínio, garrafas, papel, entre outros ou de reutilização com as sobras industriais, partes de equipamentos e sucatas em geral. No entanto também existe a devolução dos produtos por iniciativa do cliente, quando este não está satisfeito, ou quando os produtos apresentam problemas/avarias.

A logística reversa está bastante associada às questões ambientais de destinação final de bens após o seu consumo, no entanto, também pode ser um componente potencial no que diz respeito à pós-venda no melhoramento da satisfação do cliente, criando valor ao produto, aumentando a rentabilidade da empresa e proporcionando uma vantagem competitiva face à concorrência.

Logística e Gestão da Cadeia de Abastecimento

3

A principal questão é a viabilização do retorno de produtos através da sua reinserção no ciclo de produção e para que isso aconteça é necessário que se desenvolva numa primeira etapa a análise desses produtos de pós-venda e de pós-consumo no intuito de definir o estado dos mesmos e determinar o processo a que deve ser submetido, se devem retornar ao fornecedor ou revendidos, a sua destruição só se efetuará em último caso.

A Logística de Pós-venda ocupa-se da operacionalização do fluxo físico e das informações logísticas correspondentes dos produtos de pós venda, sem uso ou com pouco uso, que por diferentes motivos retornam aos diferentes elos da cadeia de distribuição direta, sendo o objetivo estratégico o de agregar valor a um produto logístico que é devolvidos por exemplo por erros nos processamentos dos pedidos, garantia dada pelo fabricante, defeitos ou falhas de funcionamento no produto, avarias no transporte, entre outros motivos.

A Logística de Pós-Consumo ocupa-se igualmente do fluxo físico e das informações correspondentes dos produtos de consumo descartados, em fim de vida útil ou usados com possibilidade de utilização e resíduos industriais, que retornam ao ciclo produtivo pelos canais de distribuição reversos específicos, sendo o seu objetivo estratégico o de agregar valor a um produto logístico descartado que possa ser aproveitado para algum fim específico.

Logística e Gestão da Cadeia de Abastecimento

4

Ciclo dos Produtos na Logística Reversa

Fonte: http://j2da.wordpress.com/2010/05/18/logistica-reversa-ou-logistica-verde/

A opinião de Leonardo Lacerda sobre este tema, parece-me adequada, fazendo alusões sobre todos os aspetos considerados relevantes sobre Logística Reversa, tais como, a sua importância na vertente ecológica, na preocupação com o cliente conseguindo antever as suas necessidades e preocupações e na sua satisfação, na qualidade de produtos e serviços ajudando a criar uma imagem de confiança das empresas e a seu destaque na concorrência.

Segundo Lacerda, para um bom desempenho da Logística reversa, deve ter-se em consideração o ciclo de vida dos produtos, uma vez que se os mesmos forem muito longos, as empresas terão custos adicionais desnecessários, com o armazenamento e atrasos; deve existir um bom controlo de entrada onde se identifique corretamente o estado dos produtos, para que os mesmos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com