TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A DOSAGEM DO ÁLCOOL ETÍLICO NO SANGUE

Por:   •  10/10/2018  •  Relatório de pesquisa  •  1.046 Palavras (5 Páginas)  •  444 Visualizações

Página 1 de 5

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO

CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS FARMACÊUTICAS

FABRICIO JORGE

INGRID EPITÁCIO

LUCAS LIMA

MARIANY SALES

DOSAGEM DO ÁLCOOL ETÍLICO NO SANGUE

                                           VITORIA

                                         MAIO, 2018

  1. INTRODUÇÃO

O álcool (ou etanol) é uma das substancias psicoativas mais utilizadas pela sociedade, sendo seu uso estimulado em determinadas ocasiões, como festas e comemorações em geral. O seu consumo já existe desde o inicio da historia, onde acreditava-se que o álcool era o elixir da vida, um remédio para quase todas as patologias existentes.

O etanol pode ser obtido por fermentação, sendo este resultante da quebra de açucares feita por alguns microoganismos, como as leveduras. Já as bebidas destiladas, que apresentam um maior teor alcoólico, são obtidas a partir das bebidas fermentadas onde o álcool é evaporado e separado da água. Posteriormente o álcool é condensado e coletado, resultando na bebida destilada.  

Sendo uma droga licita e de relativamente fácil acesso, o seu uso continua sendo o mais elevado dentre todas as substancias psicoativas, assim como as conseqüências do seu uso, como, por exemplo: acidentes de trabalho e/ou transito; a dependência; doenças hepáticas e outras patologias que o etanol pode causar. O abuso e a dependência de etanol são problemas de saúde publica tanto em países subdesenvolvidos quanto em países desenvolvidos.

Sendo uma substancia de baixo peso molecular e hidrossolúvel, é absorvida em menor percentagem no estomago e maior percentagem no intestino delgado. A concentração plasmática é atingida entre 30 a 90 minutos após sua ingestão. Diversos fatores podem influenciar a absorção, como o esvaziamento gástrico e o tempo inicial da absorção intestinal. Sua distribuição ocorre em praticamente todos os tecidos do corpo, tanto intra quanto extracelularmente, variando de acordo com a concentração hídrica do tecido. O etanol também se difunde rapidamente através da barreira hematencefalica, chegando ao sistema nervoso central. Quase todo álcool ingerido é biotransformado pelo fígado, através de oxidação. De forma que as principais enzimas envolvidas são a álcool desidrogenase e a aldeído desidrogenase.  

O álcool pode ser detectado em diversos fluidos biológicos, sendo a determinação do álcool no sangue a principal técnica e mais realizada por laboratórios de toxicologia clínica e forense.

Os métodos analíticos utilizados para a determinação do etanol são diversos, como por exemplo: bafômetro (etilômetro, ensaio enzimático colorimétrico, cromatografia gasosa e metabolitos do etanol utilizando biomarcadores.

2.METODOLOGIA

Este relatório discute o método de Coderbard (iodimetria), que foi realizado em aula pratica.

2.1 Materiais

Amostra: Sangue total

Aparelho de destilação

Pipetas

Bureta

Proveta

Funil

Água destilada

Ácido pícrico 1%

Solução de dicromato de potássio 0,05N em ácido nítrico

Solução de iodeto de potássio 1%

Solução de tiossulfato de sódio 0,01N

2.2 Métodos

Destilação do sangue:

Transferir 2 mL do sangue em pesquisa para um balão de destilação de 500 mL. Juntar 20 mL de ácido pícrico e 20 mL de água destilada. O ácido pícrico funciona como desproteinizante e a água provoca a lise das hemácias liberando o álcool contido dentro destas. Adicionar também ao balão de destilação pérolas de vidro. Recolher 25 mL do destilado que contém água e álcool em uma proveta.

Método de Coderbard (iodimetria)

Tomar 5 mL do destilado e transferir para um erlenmeyer. Adicionar aos 5 mL mais 2 mL de dicromato de potássio 0,05N preparado em ácido nítrico. Esperar 10 minutos. Adicionar 10 mL de iodeto de potássio 1% e mais 20 mL de água destilada. Se aparecer uma coloração iodo intensa deve-se titular com tiossulfato de sódio 0,01N até o desaparecimento da cor. Esperar 1 minuto, se a cor não voltar, anotar o volume final e calcular a concentração g/L.

3.RESULTADOS

Equações balanceadas:

3C2H6O + 2K2Cr2O7 + 16HNO3        4KNO3 + 4Cr(NO3)3 + 3C2H4O2 + 11H2O[pic 1]

K2Cr2O7 (excesso) + 6KI + 14HNO3              8KNO3 + 2Cr(NO3)3 + 3I2 + 7H2O[pic 2]

I2 + 2Na2S2O3 (titulante)              2NaI + Na2S4O6[pic 3]

                             

 Cálculo da massa de álcool na amostra analisada:

0,005 x 0,002 = M/11,5 + 0,01 x 0,059

0,00001 = M/11,5 + 0,000059

0,000041 = M/11,5

M = 0,0004715 g de etanol em 5 ml do destilado recolhido

   

 Calculando-se para 25 ml:

0,0004715 g ------- 5 ml

              X ----------- 25 ml

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)   pdf (105.4 Kb)   docx (17 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com