TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Dispensação De Medicamentos

Por:   •  25/5/2023  •  Trabalho acadêmico  •  1.224 Palavras (5 Páginas)  •  36 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]si

FACULDADE ANHANGUERA DE CAXIAS DO SUL

CURSO DE GRADUAÇÃO EM FARMÁCIA

DISPENSAÇÃO DE MEDICAMENTOS

SABRINA MACHADO RODRIGUES

 Caxias do Sul

2021

SABRINA MACHADO RODRIGUES

DISPENSAÇÃO DE MEDICAMENTOS

Trabalho apresentado no curso de graduação em Farmácia referente à disciplina do Estágio Supervisionado em Assistência Farmacêutica.

Caxias do Sul

  2021

SUMÁRIO

1.INTRODUÇÃO        4

2. OBJETIVOS        5

3. PLANO DE TRABALHO        6

3.1 ATIVIDADES        7

4. CONCLUSÃO        9

5. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        10

  1. INTRODUÇÃO

    A dispensação de medicamentos foi regulamentada pela Lei 5.991/1973 e representa a entrega de medicação ao paciente, através da solicitação por meio de uma prescrição.Não deve significar só olhar a receita e entregar o medicamento solicitado e sim um processo de atenção ao paciente, como uma atividade realizada com o foco na prevenção e promoção da saúde, tendo o medicamento como instrumento de ação. 

   O farmacêutico pode informar e orientar o paciente sobre o uso adequado do medicamento, uma dispensação adequada colabora com a segurança do paciente e na terapia medicamentosa. É o ato farmacêutico mais realizado em farmácias e drogarias.

Em sua estrutura, a assistência farmacêutica direciona os serviços farmacêuticos através de técnicas gerenciais. Seus serviços e diretrizes são definidos através da Política Nacional de Assistência Farmacêutica, sendo um conjunto de ações definidas no âmbito da saúde, que visam a garantia de atenção total, coordenada e segura na resolução das necessidades dos pacientes.

 O estágio concedeu o aprendizadoao verificar o funcionamento dessa prática, pois o farmacêutico exerce atenção e assistência auxiliando o paciente, em relação ao medicamento, quanto ao seu uso correto, horários de administração de acordo com a orientação médica, cuidados com o armazenamento, assim aumentando a aderência ao tratamento prescrito.

  1. OBJETIVOS

      Apresentar os conhecimentos adquiridos no estágio e descrever a importância da atuação dos profissionais da farmácia na observância da correta dispensação dos medicamentos.

3. PLANO DE TRABALHO

Durante a execução do estágio, foram identificadas várias atividades relacionadas à dispensação, dentre elas: avaliação da prescrição, prescrição farmacêutica, acompanhamento farmacoterapêutico e farmacovigilância.

    As responsabilidades do farmacêutico na dispensação é promover o uso racional de medicamentos, avaliarem a prescrição, informar o paciente sobre o modo de uso do medicamento dispensado, como armazenamento, dosagem, tempo de tratamento, se responsabilizar pela dispensação dos MIP (medicamentos isentos de prescrição), dando ao paciente as orientações necessárias, ficar atento à dispensação de medicamentos que exigem prescrição, tais como antibióticos e medicamentos de tarja vermelha/preta, observando a validade da prescrição e lote do medicamento a ser dispensado, por exemplo.

3.1 ATIVIDADES

A prescrição é muito importante, o primeiro passo é saber para quem ela está direcionada, perguntando e investigando, pois através dessa informação é possível avaliar a aplicabilidade da medicação e a posologia. Ainda nessa etapa avaliar a legalidade e a legibilidade da prescrição.Devem ser avaliadas todas as informações sugeridas pelas Boas Práticas de Prescrição (OMS, 1998), a legibilidade de uma prescrição é obrigatória.

   A data também deve ser avaliada uma vez que ela indica a continuidade de um tratamento ou a reutilização de uma prescrição. Caso aconteça algum problema na prescrição que impeça a dispensação do medicamento, o paciente deverá retornar ao médico com uma orientação escrita pelo farmacêutico.

   Quanto à dosagem ou posologia dos medicamentos prescritos excederem os limites farmacológicos, ou a prescrição apresentar discordância com os demais medicamentos prescritos ou de uso do paciente, o farmacêutico solicitara confirmação ao prescritor.

   Prescrição é um documento legal pelo qual se responsabilizam aqueles que prescrevem, dispensam e administram os medicamentos.

Medicamentos isentos de prescrição (MIPs) são medicamentos que não necessitam de prescrição médica para ser adquiridos, apresentam riscos à saúde, pois a orientação do farmacêutico torna- se imprescindível.

     Dispensação de medicamentos antimicrobianos o farmacêutico possui papel essencial na promoção do uso racional de antimicrobianos e deve contribuir no combate às infecções e à resistência bacteriana.  O receituário deve ser escrito de forma legível, sem rasuras e em duas vias, sendo que: 1ª via: será devolvida ao paciente com anotação comprovando atendimento; 2ª via: será retida no estabelecimento farmacêutico.

Apesar de não existir um modelo de receituário específico para a prescrição de antimicrobianos, a receita deve conter todos os dados.

   Receituário de Controle Especial deve ser preenchido em duas vias, devendo ser anotadas no verso da primeira via as informações sobre o medicamento dispensado, a segunda via tem que ser devolvida ao paciente, com o carimbo comprovando o atendimento. O Receituário de Controle Especial é utilizado para medicamentos: C1 (outras substâncias sujeitas a controle especial); C5 (anabolizantes);

Anexo das listas: A1 (entorpecentes); A2 (entorpecentes de uso permitido somente em concentrações especiais); o B1 (psicotrópicos).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.4 Kb)   pdf (99.5 Kb)   docx (34 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com