TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ESTRUTURA QUIMICA DA METFORMINA

Por:   •  26/2/2022  •  Trabalho acadêmico  •  374 Palavras (2 Páginas)  •  339 Visualizações

Página 1 de 2

INTRODUÇÃO

A metformina é o medicamento antidiabético oral mais utilizado no mundo, pertencente a classe das biguanidas, utilizado para induzir a redução da concentração de glicose presente no sangue em diabéticos mellitus não insolino dependente diminuindo a resistência celular à insulina.

A metformina é um derivado de um composto ativo Galega officinalis, guanidina, uma planta medicinal que vem sendo utilizada a séculos na Europa durante o período medieval. Sua produção e comercialização em larga escala começou a ser utilizada após pesquisas promissoras realizadas no Reino Unida. Que demostraram a eficiência no tratamento da diabete mellitus do tipo 2 e as complicações consequentes da doença de diabetes.  

 

ESTRUTURA QUIMICA DA METFORMINA

Possui estrutura química molecular C4H11N5.HCl, trata-se de um pó branco, cristalino, inodoro com sabor amargo.

 [pic 1]

Figura 1: estrutura molecular da metformina

A metformina é obtida por meio da união de duas moléculas de guanidina e eliminação de amônio. A substituição de dois hidrogênios por grupos metila aumenta a estabilidade metabólica da molécula evitandose a formação de metabólitos potencialmente tóxicos. (HOLLENBECK et al., 1991; FILIZOLA; SOUZA JUNIOR; NASCIMENTO, 1995).

MECANISMO DE AÇÃO

Farmacocinética

A metformina possui administração por via oral com absorção sendo feita pela parte superior do intestino delgada, podendo ser retardada pela presença de alimento, com os transportadores OCT1 OCT2 sendo responsáveis pela entrada do medicamento no fígado e nos rins, respectivamente. A dose terapêutica alcança biodisponibilidade de aproximadamente 50% a 60%, com cerca de 90% do fármaco sendo eliminada na urina e 10% na saliva.

Farmacodinâmica

A metformina atua na presença da insulina, aumentando a utilização da glicose e diminuindo a produção da mesma, pelo aumento da sensibilidade celular pela insulina. Alguns efeitos incluem a oxidação e glicogênese pelos músculos, aumento do metabolismo da glicose a lactato em nível intestina e aumento da taxa de absorção intestinal da glicose.

REFERÊNCIA

GLIFAGE. Bula do Cloridrato de Metformina. Consulta Remédio, 2020. Disponível em:<https://consultaremedios.com.br/cloridrato-de-metformina/bula> Acesso em: dez. 2020.

NETO, E. M. R. et al. METFORMINA: UMA REVISÃO DA LITERATURA. Maringa: [s.n.], 2015.

RAMOS, A. S. et al. CLORIDRATO DE METFORMINA E AS DIFERENÇAS ENTRE REFERENCIAL. São Paulo: [s.n.], 2014.

FILIZOLA, R. G.; SOUZA JUNIOR, E. L.; NASCIMENTO, A. X. Metformina - caracterização bioquímica, mecanismo de ação, indicações e contraindicações na síndrome diabética. p. 14-19, 1995

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (91 Kb)   docx (35.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com