TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Farmacologia Geral

Por:   •  12/4/2018  •  Exam  •  1.094 Palavras (5 Páginas)  •  677 Visualizações

Página 1 de 5

Atividade de Farmacologia Geral

Exercícios de conteúdos da A1

  1. A respeito das vias de administração de medicamentos, assinale a alternativa incorreta.

  1. A administração de medicamentos por via oral é segura e não requer técnica estéril na sua preparação, nessa via os medicamentos podem ser na apresentação de comprimidos, drágeas, cápsulas ou líquidos; são absorvidos, principalmente, no estômago e intestino.
  2. A administração via intramuscular permite que você injete o medicamento diretamente no músculo em graus de profundidade variados. É usado, exclusivamente, para administrar soluções oleosas, garantindo sua absorção em longo prazo.
  3.  A via endovenosa (EV) é a administração de medicamento diretamente na corrente sanguínea através de uma veia. A administração pode variar desde uma única dose até uma infusão contínua.
  4. Na via subcutânea ou hipodérmica, os medicamentos são administrados debaixo da pele, no tecido subcutâneo. Nessa via, a absorção é lenta, através dos capilares, de forma contínua e segura. Usada para administração de vacinas (antirrábica e anti-sarampo), anticoagulantes (heparina) e hipoglicemiantes (insulina). O volume não deve exceder 1,0 mL.
  5. Na via cutânea, a pele apresenta efetiva barreira à passagem de substâncias. No entanto, medicamentos podem ser administrados por via cutânea para obtenção fundamentalmente de efeitos tópicos. Sob certas circunstâncias, produzem efeitos sistêmicos, terapêuticos ou tóxicos.
  1. Marina, tem 5 anos e foi levada pelos pais ao Pronto Socorro porque ao brincar com suas coleguinhas em casa, achou uma cartela de pílulas vermelhinhas que ela pensava ser bombons. Ao ingerir esses comprimidos, Marina começou a sentir alguns sintomas e ficou pálida. Então, as coleguinhas chamaram a mãe de Marina para relatar o ocorrido e mostraram à mãe dela o que ela havia tomado. Considerando que a via utilizada por Marina foi a oral, qual a sequência das etapas farmacocinéticas acontecerá dentro do organismo dela?

a) Absorção, Metabolismo, Distribuição e Excreção  

b) Distribuição, Metabolismo e Exceção

c) Absorção, Distribuição, Metabolismo e Excreção  

d) Distribuição, Absorção, Metabolismo e Exceção

e) Metabolismo, Distribuição, Absorção e Exceção

  1. Entre os conceitos importantes em Farmacologia, estão os listados abaixo. Analise-os:

a) Farmacologia é a ciência que estuda o mecanismo de ação, o emprego, os efeitos adversos e o destino dos medicamentos em animais e seres humanos.

b) O fígado é o órgão metabolizador. Os fármacos em sua totalidade sofrem metabolização hepática e excreção renal. Mas, também podem ser excretados pela urina, fezes e suor;

c) A via de administração oral é uma das vias mais seguras, por onde o fármaco pode penetrar no organismo. O medicamento que penetra no organismo por todas as fases farmacocinéticas;

d) A via de administração intravenosa é uma das vias mais seguras, por onde o fármaco pode penetrar no organismo. O medicamento que penetra no organismo por todas as fases farmacocinéticas;

e) Em serviços de emergência, a via intravenosa é muito utilizada porque ela tem ação rápida por não passar pelo processo de absorção e ser imediatamente distribuída e levada aos órgãos-alvo para produzir o efeito.

Sobre as assertivas acima pode-se dizer que:

  1. As alternativas A, B, C e E estão erradas
  2. As alternativas A, B, C e D estão corretas
  3. As alternativas A, B, C e E estão corretas
  4. Todas as alternativas estão erradas
  5. Todas as alternativas estão corretas

  1. No sistema nervoso autonômico tem-se 3 famílias distintas de receptores: colinérgicos, adrenérgicos e dopaminérgicos. Dentro de cada família há vários tipos distintos de receptores com efeitos diversos. Qual o tipo de receptor que, quando estimulado, geralmente provoca a abertura dos canais de sódio e potássio, levando a uma despolarização celular? 
  1. Nicotínicos.
  2. Muscarínicos M1
  3.  Alfa-adrenorreceptores 
  4. Receptores de dopamina D1 
  5. Nenhuma das alternativas.

  1. O paciente JMA, de 13 anos, estava internado na Enfermaria Pediátrica. A enfermeira, ao ler a prescrição percebeu que haviam alguns medicamentos que tinham ação central entre eles, Carbamazepina, Ácido Valpróico ou Valproato de Sódio e Fenitoina. A qual grupo farmacológico esses medicamentos pertencem

a) Anticonvulsivantes  

b) Bloqueadores adrenérgicos  

c) Beta-bloqueadores  

d) Anticolinesterásicos;  

e) Bloqueadores neuromusculares  

  1. Os barbitúricos e os benzodiazepínicos, potentes fármacos anticonvulsivantes, agem:  a
  1. Facilitando a ação do GABA na abertura dos canais de Cl-
  2. Inibindo a enzima GABA- transaminase que inativa GABA
  3. Antagonizando com o GABA
  4. Atua nos receptores adrenérgicos
  5. Todas estão corretas
  1. Com relação aos fármacos com ação antidepressiva, é correto afirmar que
  1. o principal efeito dos antidepressivos tricíclicos é o bloqueio de receptores pós-sinápticos de monoaminas
  2. os fármacos nortriptilina e clomipramina são representantes da classe dos inibidores da monoamina oxidase.
  3. a fluoxetina e a sertralina são exemplos de fármacos inibidores seletivos da recaptação de serotonina.
  4. os efeitos adversos mais comuns dos antidepressivos inibidores seletivos da recaptação de serotonina incluem sedação e constipação
  5. os inibidores da monoamina oxidase são superiores aos tricíclicos e aos inibidores seletivos da recaptação de serotonina em eficácia e em segurança.
  1. Em relação a farmacocinética dos anestésicos inalatórios, podemos afirmar:

a) A única via importante pela qual os anestésicos inalatórios penetram e deixam por meio dos pulmões;

b) Os líquidos voláteis são anestésicos lipossolúveis, logo são mais potentes que o óxido nitroso que possui características mais hidrossolúveis.  

c) O óxido nitroso tem seu efeito anestésico mais rápido que os líquidos voláteis por causa de suas características hidrossolúveis.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.8 Kb)   pdf (76.8 Kb)   docx (15.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com