TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Hematologia Clinica

Por:   •  29/4/2023  •  Ensaio  •  4.945 Palavras (20 Páginas)  •  114 Visualizações

Página 1 de 20

Hematologia Clínica

Introdução

A hematologia é o ramo da biologia que estuda o sangue e os órgãos hematopoéticos, como a medula óssea, que produz hemácias, leucócitos e plaquetas. (Rodrigues… et al., 2019).

A hematologia estuda os glóbulos vermelhos e brancos, suas proporções relativas e a saúde geral das células, e as doenças causadas por desequilíbrios entre eles, notadamente leucemia e anemia. (Portal São Francisco, 2022).

O sangue é essencial para nossa vida, visto que tem várias funções, tais como transportar oxigênio, nutrientes, hormônios e realizar o papel de defesa contra vírus, bactérias, parasitas e células tumorais, entre outros. Além disso, a hematologia aborda as doenças relacionadas ao sangue: as anemias, leucemias, linfomas e doenças da coagulação. (Tsujita, 2021).

O sangue é definido como um tecido conjuntivo fluido constituído por plasma (parte líquida) e elementos figurados (células e fragmentos celulares). A porção líquida representa em torno de 55% do volume sanguíneo total e a porção celular constitui cerca de 45%. O plasma é composto por água (92%), proteínas (albumina, globulinas, fibrinogênio), sais (como sódio, potássio, cloretos, cálcio, ferro) e substâncias orgânicas como glicose, colesterol, triglicérides, ureia, creatinina. (Rodrigues… et al., 2019).

Os glóbulos vermelhos transportam oxigênio dos pulmões para as várias partes do corpo e os glóbulos brancos combatem as infecções. Ambos são necessários, mas devem estar no corpo nas proporções corretas ou os sistemas entrarão em colapso. (Portal São Francisco, 2022).

Segundo o Portal São Francisco (2022), os exames hematológicos estão entre os exames mais práticos, econômicos e de grande utilidade para a medicina. Através deles podemos concluir ou excluir diagnósticos, avaliar ou fazer prognósticos e avaliar a eficácia da terapêutica. O exame de sangue nada mais é do que uma biópsia de todo o organismo. Alterações patológicas em qualquer sistema causam alterações tanto quantitativas quanto qualitativas das diferentes linhagens sanguíneas.

AULA 1 ROTEIRO 1

Título da Aula: Determinação do Hematócrito

OBJETIVO: Determinação do hematócrito. O hematócrito é um exame rápido, de boa reprodutibilidade e preciso, que requer pequena quantidade de sangue para seu processamento. A técnica do micro-hematócrito, desenvolvida em tubos capilares, é simples e bastante utilizada quando não se dispõe de um equipamento de automação para a realização do hemograma. O valor do hematócrito é utilizado para o cálculo dos índices hematimétricos.

Determinação do hematócrito se dá pela série eritrocitária, que fornece dados sobre a contagem de eritrócitos, a concentração de hemoglobina e o hematócrito. A partir desses valores, são calculados os índices hematimétricos: hemoglobina corpuscular média, volume corpuscular médio e concentração de hemoglobina corpuscular média. (Tsujita, 2021).

O hematócrito corresponde ao percentual de hemácias que ocupam um determinado volume de sangue. Esse parâmetro é proporcional à quantidade de hemoglobina presente no sangue, assim, encontra-se diminuído nas anemias e elevado nas desidratações (redução do volume de plasma) ou nas policitemias. (OLIVEIRA, 2007).

Segundo OLIVEIRA (2007), o micro-hematócrito é uma técnica manual e complementar ao hemograma que permite mensurar o volume que os eritrócitos ocupam num determinado volume de sangue total. Através desta técnica é possível diagnosticar e monitorar prováveis anemias resultantes da deficiência de ferro ou sangramento recente e também policitemias resultantes de uma desidratação.

Para realizar a determinação do hematócrito, preencheu-se um tubo capilar (1,2 x 75 mm) com sangue total até três quarto de seu volume, vedando uma das extremidades com massa selante. O capilar com a extremidade vedada voltada para fora foi centrifugado em centrífuga para micro-hematócrito a 12.000 RPM durante 5 minutos. A interpretação do resultado é feita em uma escala de leitura onde se limitam as marcas de 0 a 100, observando na escala o limite de separação da massa dos eritrócitos com o plasma. O resultado é expresso em porcentagem de eritrócitos em relação ao sangue total, conforme mostram as fotos abaixo.

Foto: Arquivo Pessoal UNIP 2022

A realização da técnica de micro-hematócrito é uma técnica simples e de fácil execução quando se possui uma amostra pequena de sangue. A cada dia o avanço de tecnologias na área da saúde vem crescendo muito, e cada vez menos os analistas clínicos realizam atividades manualmente, porém, é de suma importância que os futuros profissionais voltados para área da saúde aprendam todas as técnicas de forma manual, impossibilitando que qualquer problema na parte automatizada venha a comprometer sua rotina laboratorial.

Literaturas descrevem os valores de referência para adultos como; Homens ente 40 e 50 %, mulheres entre 35 e 45 %, variando conforme sexo e idade.

A amostra utilizada em aula prática de hematologia clínica foi de um homem, com resultado de 40%, onde conseguiu-se determinar o volume do hematócrito que a amostra de sangue total apresentava, estando estes dentro dos limites de referência.

AULA 1 ROTEIRO 2

Título da Aula: Determinação da Hemoglobina

OBJETIVO: Determinação da hemoglobina. A determinação da hemoglobina é utilizada para o diagnóstico das anemias e policitemias. Pode ser quantificada por espectrofotometria. O Fe (II) do grupo heme da hemoglobina, oxi-hemoglobina e carboxi-hemoglobina é oxidado para o estado férrico pelo ferricianeto, formando hemiglobina (Hi), que se combina com o cianeto ionizado para produzir cianeto de hemiglobina (HiCN), que é medido em 540 nm.

A hemoglobina é uma proteína quartenária, sintetizada nos eritroblastos e nos reticulócitos e é formada por quatro cadeias globínicas, nas quais se encontra um grupo prostético, o grupo heme. A síntese do grupo heme foi detalhada em bioquímica metabólica e, de forma sucinta, trata-se de um conjunto de reações catalisadas por diferentes enzimas que resultam na incorporação do ferro (Fe+2) no centro da protoporfirina IX. Em relação às cadeias globínicas, a falta de ferro na formação da hemoglobina resulta em anemia. As cadeias globínicas são

...

Baixar como (para membros premium)  txt (32 Kb)   pdf (105.5 Kb)   docx (24.8 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com