TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Exercício de Hematologia

Ensaio: Exercício de Hematologia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/4/2013  •  Ensaio  •  937 Palavras (4 Páginas)  •  768 Visualizações

Página 1 de 4

Exercício de Hematologia

1) Por que a deficiência de ácido fólico gera hemácias macrocíticas, células observadas nas anemias megaloblásticas?

O DNA é formado pela polimerização dos quatro trifosfatos de desoxirribonucleosídeos( adenina, guanina, citosina e timina). O ácido fólico participa da síntese do DNA agindo como cofator para formação da timina, sendo necessário na forma de uma de suas coenzimas, a 5,10- metileno - tetraidodrofolato(THF) poliglutamato, na síntese de monofosfato de timidina a partir de seu percurssor monofosfato de deoxiouridina. Dessa forma a deficiência de ácido fólico provoca hemácias macrocíticas por inibir a síntese de timidilato passo limitante da síntese de DNA, no qual é sintetizado o monofosfato de timidina (dTMP), pois essa reação necessita de 5,10- metileno - THF- poliglutamato como coenzima.

2 – Por que indivíduos que são traço falciforme não desenvolvem tantas deficiências fisiológicas quando comparadas aos indivíduos falcêmicos?

O traço falciforme – heterozigose para o gene da hemoglobina S – constitui uma condição relativamente comum e clinicamente benigna em que o indivíduo herda de um dos pais o gene para a hemoglobina A e do outro o gene para a hemoglobina S. Os portadores do traço falciforme são geralmente assintomáticos, não apresentam nenhuma anormalidade física e sua expectativa de vida é semelhante ao da população geral. Seus achados hematológicos são normais, sem anemia, com níveis de hemoglobina variando de 13 a 15 g/dL e VCM de 80 a 90 fL. A sobrevida das hemácias é normal, portanto, não há hemólise e nenhuma outra alteração

laboratorial, além da presença da hemoglobina S em heterozigose com a hemoglobina A (Hb AS), sendo a concentração de Hb A maior do que a de Hb S.

Alguns sinais clínicos associados ao traço falciforme somente ocorrem sob condições que propiciam o processo de falcização, como hipóxia, acidose e desidratação.

3 – Leia o caso a seguir e responda:

Uma mulher com aproximadamente 25 anos, relata antes da coleta falta de apetite, fácil fadiga, ser fumante e estar fazendo uso de analgésicos. Abaixo está o resultado de seu eritrograma:

ERITROGRAMA (Valores de referências)

• Contagem de hemácias (H: 4,5-6,0 e M: 4,0-5,5 milhões/mm3): 4,0 milhões

• Concentração de hemoglobina (H: 13, M:12 e Grávidas 11 g/dL): 12,5 g/dL

• Hematócrito (H:41-55 %e M 35-50 %): 39%

• VCM (H e M: 80-99 fL): 97,5 fL

• HCM (H e M: 27-29 pg) 31pg

• CHCM (H e M: 32-37%) 32%

• RDW (H e M: <14%) 20%

a) Morfologicamente como as hemácias desta paciente podem ser classificadas? Quais seriam as possíveis causas?

b) b) Qual o significado clínico de um RDW com valor de 20%?

a)Contagem de hemácias normais. A concentração de hemoglobina elevada, devido a paciente ser fumante.

HEMATÓCRITO é a porcentagem da massa de hemácia em relação ao volume sanguíneo. Valores baixos podem indicar uma provável anemia e um valor alto também pode ser um caso de policitemia. Mas nesse caso está dentro dos parâmetros.

VCM (Volume Corpuscular Médio): Ajuda na observação do tamanho das hemácias e no diagnóstico da anemia. No exame pode vir escrito: microcíticas (indica hemácias muito pequenas), macrocíticas (hemácias grandes). Todas essas alterações indicam que algo está errado. Dentro dos parâmetros NORMOCITICAS.

HCM (Hemoglobina Corpuscular Média): é o peso da hemoglobina dentro das hemácias. Também ajudam a decifrar casos diferentes de anemias. Alto é encontrado em casos de macrocitose.

CHCM (concentração de hemoglobina corpuscular média): é a concentração da hemoglobina dentro de uma hemácia. Pode vir escrito: hipocrômica (pouco hemoglobina na hemácia), hipercrômica (quantidade de hemoglobina além do normal). Dentro dos parâmetros NORMOCRONICA .

b)O RDW é um índice que avalia a diferença de tamanho entre as hemácias. Quando este está elevado significa que existem muitas hemácias de tamanhos diferentes circulando. Isso pode indicar hemácias com problemas na sua morfologia.

4 – Através de exames laboratorias, explique como seria possível diferenciar as causas desta alteração eritrocitária?

A paciente apresentou um quadro de RDW aumentado (hemácias com tamanhos diferentes). É muito comum RDW elevado, por exemplo, na carência

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com