TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Introdução ao EaD

Por:   •  29/9/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.044 Palavras (5 Páginas)  •  229 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

CENTRO UNIVERSITÁRIO MAURICIO DE NASSAU
CURSO DE FARMÁCIA

Atividade Contextualizada.

Disciplina: Introdução ao EAD

Aluno: ERMESSON MARQUES COELHO

Crateús

2019

FICHAMENTO UNIDADE 01

  1. Estudar no Século XXI

Alguns Pesquisadores afirmam que as Epistolas do Novo Testamento foram as primeiras formas de EaD que se tem notícia, uma vez que possuíam caráter didático e eram destinadas a comunidades inteiras que se encontravam distantes de seu autor.”

Conforme texto exposto no livro da disciplina, temos que ao contrário do que se propala na atualidade sobre o estudo na modalidade EaD não possuir a mesma qualidade de ensino presencial, em verdade não se conhece a fundo a modalidade de ensino, tratando-se sim de um verdadeiro pré conceito adquirido sem o conhecimento adequado. Tal afirmação se extrai de um simples raciocínio que o autor nos leva logo ao inicio da leitura por meio a reflexão tratada no texto acima.

Como se sabe, as Epistolas do Novo Testamento ou mesmo o próprio contexto da Leitura do Evangelho, trás por si só a desnaturação de um conceito pré fixado socialmente quanto ao ensino a distancia. Tenhamos em si próprios os ensinamentos doutrinários de cunho religioso que a Bíblia nos trás sobre condutas sócias praticáveis aos olhos e crivos de Deus, personificando apenas as condutas sociais aceitáveis e reprováveis sob o mano religioso.

Adequando ao contexto da disciplina, temos que os ensinamentos repassados pela modalidade de ensino a distância em Plataforma de Ensino AVA, não difere muito do que repassa as escrituras sagradas, cabendo a cada aluno o desenvolvimento de seu proativismo educacional.

  1. Como Ser Proativo

Neste viés de raciocínio, o desenvolvimento educacional se dará não apenas por meio dos ensinos repassados ao aluno no ambiente virtual, disposto em materiais de ensino, indicativos de leitura, vídeo aulas anexadas, mas sim no método de indução ao desenvolvimento de qualificações e competências necessárias ao próprio ser humano que busca sua colocação no mercado na atualidade. Tal conexão e desenvolvimento será desencadeado por uma qualidade particular a ser desenvolvida pelo aluno por meio da proatividade, consistindo este nada mais do que o próprio interesse do acadêmico em desenvolver suas habilidade de alto gestão em busca de conhecimento.

  1. Uso da Tecnologia

Resta claro que tais competências caminharão juntas com a utilização de novas tecnologias afeitas a Revolução Industrial 4.0, estando à disposição do aluno como mecanismos de buscas de conteúdos, interação com demais membros da comunidade acadêmica, sejam discentes e docentes do corpo universitário.

FICHAMENTO UNIDADE 02

  1. Funcionamento de um Ambiente EaD

Contrariando os pensamentos populares, para fins de metodologia de ensino, o ambiente de Curso a Distância, deve seguir regramento pré definido em plataforma de ensino de tal modalidade em consonância com regramentos exposto para a modalidade, possuindo diversas ferramentas tecnológicas que desenvolva não só a elaboração e conhecimento técnico a ser abordado na temática do curso, mas também favoreçam o desenvolvimento educacional, a exemplo do Blackboard Learning, consistindo este em uma plataforma de ensino utilizada para oferecimento de ensino e administração da via acadêmica.

  1. Interação do Ambiente EaD

Na mesma toada de explanação, são utilizadas ferramentas para o desenvolvimento dos temas abordados, tais como Leitores de Arquivos de Vídeo, Chats, Mensagens, Fóruns de Discussão e Web Conferência, trazendo a interação entre aluno, professor, e comunidade acadêmica.

  1. Interação e Cooperação

Dentre o fim específico da utilização das ferramentas acima indicadas, temos a interação e cooperação, aonde os mecanismos dispostos dentro da plataforma de ensino, nos leva a uma concretude da informação, uma vez que não coloca o aluno na posição tradicional do ensino, qual seja, Professor/Aluno sem a interação e o dinamismo que deve Sr buscado sempre quando tratamos de busca pelo conhecimento, que ao nosso sentir, passa a ser concretizada quando se abre a possibilidade de desenvolvimento do raciocínio lógico, bem conhecimento adquirido por meio de questionamentos sobre as razões do ser.

FICHAMENTO UNIDADE 03

  1. Modelo de Educação a Distancia x Educação Tradicional

Ao abordarmos todos os ensinamentos da modalidade de ensino a distancia dentro da cadeira de Introdução ao EaD, esclarecemos em específico o ponto crucial da modalidade de ensino a distancia, qual seja, a diferença entre ensino mecanizado tradicional e a interação tecnológica tão debatida nos dias atuais.

Em resumo, quando adentramos ao campo do conhecimento via EaD, passamos a entender que o modelo tradicional de ensino sai um pouco de cena para dar espaço a novos conceitos de ensino, focados ao desenvolvimento do SER por meio da interação e da busca de novos paradigmas de desenvolvimento social do individuo, uma vez que passa-se a ser aplicada metodologias de ensino que além do aprendizado técnico, capacita ao aluno para desenvolver novas habilidades de conhecimento e sociais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.3 Kb)   pdf (159.5 Kb)   docx (30.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com