TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ALFABETIZAÇÃO DIGITAL E NOÇOES DE EaD

Artigos Científicos: ALFABETIZAÇÃO DIGITAL E NOÇOES DE EaD. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/4/2013  •  1.363 Palavras (6 Páginas)  •  1.232 Visualizações

Página 1 de 6

1. INTRODUÇÃO

Este trabalho apresentará uma síntese dos conteúdos estudados neste primeiro módulo, Afabetização digital e Noções de EaD.

A Alfabetização Digital, é um processo de inclusão ao mundo digital, é a iniciação ao uso e à compreensão dos recursos da informática, sendo imprescidível aos programas de inclusão digital.

A Educação a Distância caracteriza-se fundamentalmente pela separação física (espaço-temporal) entre educando e educador, bem como pela intensificação do uso de tecnologias de informação e comunicação para mediar a relação ensino-aprendizagem.

Faremos um paralelo entre as duas práticas, bem como enfatizar a importância das duas, pois uma pessoa técnicamente “ analfabeta digitamlente” não cosegurá nos dias atuais fazer um aprendizado a distancia no atual mundo tecnológico.

2. DESENVOLVIMENTO

Primeiramente iremos definir a alfabetização digital de acordo com a apostila do curso e compará-la com outras teorias de definição a respeito do mesmo assunto e posteriormente defrontá-la com a EaD.

Para o site Wilipedia, Alfabetização Digital, é um processo de inclusão ao mundo digital, é a iniciação ao uso e à compreensão dos recursos da informática, sendo imprescidível aos programas de inclusão digital para acessá-los.

O segundo o artigo Construindo o Profissional do Século XXI escrito pela Prof. Mestra Terezinha Bazé de Lima, “a analfabeto de hoje não é somente a pessoa que não sabe ler e escrever, que é o analfabeto dos códigos, mas também a pessoa que não se atualizou em um mundo de constante desenvolvimento, o analfabeto digital”.

A alfabetização Digital é um processo de constante desenvolvimento e aprendizagem, pois o mundo está em rotatividade, não está estagnado,está em constante desenvolvimento e atualização.

Com a mobilidade do mundo de hoje, a Alfabetização Digital está na nossa vida diária, no nosso dia a dia, no nosso cotidiano, e hoje quando nascemos já estamos incorporados no processo tecnológico, pois tudo hoje se controla por computados, por alguma tecnologia. Quando voltamos no tempo e vamos pesquisar a evolução das gerações humanas, voltaremos somente nos últimos 100 anos, podemos observar que as pssoas de 100 anos atraz tem comportamento diferente das pessoas desse tempo em que vivemos. Fica fácil entender que um adolescente do Século XIX, com certeza terá características diferentes de um adolescente do início do Século XX, ou dos anos 50, 60 ou 90. A primeira geração chamada de Geração X é oriunda do período pós segunda guerra mundial nascidos entre 1960 e 1980, onde a carecteristica principal desta geração foi a explosão polulacional, mas quando voltada para característica populacional de interação entre as pessoas a forma de estudar era tradiciona, a comunicação era por cartas ou no máximo telefone fixo, as pessoas inconformadas com a situação econômica de seus países se tornam HIPPIES e se representam através da musica, a valorização do trabalho e a estabilidade financeira, são condição de garantir a realização de desejos pessoais e materiais já que a carreira ainda encontra-se como o centro de seus direcionamentos e pode levar ao sucesso profissional.. A próxima geração em questão é a Geração Y, que são os nascidos entre 1980 e 2000. A característica principal desta geração é que as pessoas dessa geração são consideradas ambiciosas, individualistas, instáveis, todavia, preocupadas com o meio ambiente e com os direitos humanos. Para Loiola descreve como:

“Também são identificadas como esperançosas, decididas, coletivas e com um bom nível de formação, geralmente agindo sem autorização e desenvolvendo um alto poder e/ou pretensão de consumo. Tendem a fazer várias coisas ao mesmo tempo, gostam de variedade, desafios e oportunidades. Outra característica marcante das pessoas da geração Y é que aceita a diversidade, convive muito bem com as diferenças de etnia, sexo, religião e nacionalidades em seus círculos de relação” (LOIOLA, 2009).

Apesar de dominarem as tecnologias não se contentam com os desafios propostos, sempre querendo mais, motivo para não permanecerem nas empresas em que trabalham. Conforme a Gazeta de Piracicaba (2011) a maior parte dos jovens dessa geração vê o trabalho como forma de realização pessoal, buscando um equilíbrio entre vida pessoal e profissional. Segundo Gonçalves (2011, p.4) “precisam de razões e estímulos para se manter no emprego”.

As pessoas da Geração Z são conhecidas por serem nativas digitais, estando muito familiarizadas com a World Wide Web, compartilhamento de arquivos, telefones móveis e mp3 players, não apenas acessando a internet de suas casas, e sim também pelo celular, ou seja, extremamente conectadas à rede. Formada por indivíduos constantemente conectados através de dispositivos portáteis e, preocupados com o meio ambiente, a Geração Z não tem uma data definida. Pode ser integrante ou parte da Geração Y, já que a maioria dos autores posiciona o nascimento das pessoas da Geração Z entre 1990 e 2009. Em face desta constante modificação social tanto na estrutura cognitiva como na comportamental, é relevante salientar que se não nos aprimorarmos com o desenvolvimeto ficaremos para trás e analfabetos digitais.

A Educação a Distância, ou a EaD como é conhecida popularmente, parte do principio que devemos estar “conectados” para podermos usufruir desta prática.

Quando verificamos a definição de EaD entre elas para Moran:

“A Educação a distância é o processo de ensino-aprendizagem, mediado por tecnologias, onde professores e alunos estão separados espacial e/ou temporalmente. É ensino/aprendizagem onde professores e alunos não estão normalmente juntos, fisicamente, mas podem estar conectados, interligados por tecnologias, principalmente as telemáticas, como a Internet. Mas também podem ser utilizados o correio, o rádio,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com