TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Prova Bioquímica

Por:   •  14/3/2022  •  Trabalho acadêmico  •  686 Palavras (3 Páginas)  •  88 Visualizações

Página 1 de 3

        [pic 1]

Disciplina:

Bioquímica

Professor (a):

Maisa Silva

Avaliação:

Prova 01

Nome:

Valor:

30,0

Data:

Nota:

Questão 01 (5,0): Como você espera que a operação do ciclo do ácido cítrico responda a um aumento rápido da razão [NADH/NAD] na matriz mitocondrial? Por que?

Se há o aumento da concentração de NADH o ciclo será inibido uma vez que se tem muito NADH não há necessidade de mais estimulo da via para a produção deste. Nesse mesmo raciocínio, se há uma maior concentração de NAD+ o ciclo será estimulado, pois assim, significa que precisa de uma maior produção deste pelo ciclo.

Questao 02 (5,0): A enzima fosfofrutoquinase 1 é uma das enzimas que sofre modulação alostérica da via glicolítica. Um dos seus moduladores é a frutose 2,6 fosfato, explique, detalhatamente, como é a atuação deste nesta modulação.

A frutose 2,6 fosfato é produzida pela PFK-2 ativada pela insulina, ou seja, quando há muita glicose na corrente sanguínea a insulina ativa a PFK-2 para produzir frutose 2,6 fosfato que irá estimular a enzima fosfofrutoquinase 1 e consequentemente, vai estimular a via glicolítica. No entanto, quando há baixos níveis de glicose na corrente sanguínea, o glucagon inibe a PFK-2 e ativa a enzima que degrada a frutose 2,6 fosfato (FBPase-2), assim, uma vez inibida a frutose 2,6 fosfato, não há a ativação da fosfofrutoquinase 1 e consequentemente, não ocorre estímulo da via.

Questao 03 (5,0): Tanto NADH quanto o FADH2, transferem dois elétrons para a cadeia transportadora de eletrons. Explique porque a transferencia de elétrons do NADH proporciona a formação de uma maior quantidade de ATP.

Sabe-se que para produzir 1 ATP é necessário 4 prótons. O NADH, ao passar seus elétrons inicialmente pelo complexo 1 da cadeia transportadora de elétrons, é bombeado para o espaço intermembrana 10 prótons no total, então, consegue gerar 2,5 ATP (10/4). Já o FADH2, quando passa seus elétrons para a cadeia transportadora, é bombeado apenas 6 prótons para o espaço intermembrana, visto que transporta inicialmente para o complexo 2, assim consegue gerar apenas 1,5 ATP (6/4). Portanto, devido a isso, o NADH proporciona maior quantidade de ATP do que o FADH2.

Questao 04 (5,0): O 2,4-dinitrofenol já foi utilizado como um emagrecedor. No entanto, ele foi proibido após várias pessoas morrerem ao utilizá-lo. Sabendo que ele é um agente desacoplador, explique o mecanismo de ação do 2,4-dinitrofenol e sugira um motivo de ele poder provocar a morte do usuário.

O 2,4 – dinitrofenol age interferindo na fosforilação oxidativa assim, a energia de oxidação dos substratos antes conservada e utilizada para a síntese de ATP na ATPsintase, começa a ser dissipada na forma de calor através desse desacoplador. Entretanto, esses compostos são muito sensíveis, podendo fazer com que o organismo do individuo produza muito pouco ATP e consequentemente pouca energia, podendo então, levar o usuário a morte.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)   pdf (99.4 Kb)   docx (53.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com