TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Prática Labortório

Por:   •  20/9/2021  •  Resenha  •  782 Palavras (4 Páginas)  •  99 Visualizações

Página 1 de 4

PRÁTICA GEL DE CARBOPOL

O carbopol e um polímero que possua a propriedade de grande absorção de água. Estes polímeros, por qual e composto podem inchar em água ate 100 vezes o seu volume inicial.

Carbopol tem muitas utilidades farmacêuticas:

- produção de tabletes;

- soluções para administração oral, nasal, oftálmica, vaginal e retal;

- aumentar a viscosidade de soluções tópicas como loções, cremes, géis e suspensões;

-  auxiliam na estabilidade de emulsões tópicas do tipo óleo em água.

Alem destas funções, o carbopol e bem adaptado as formulações aquosas e fornece numerosos benefícios como:

- E seguro e eficaz;

- Não causa irritações;

- Totalmente inertes: Devido ao seu peso molecular extremamente elevado, não pode penetrar na pele ou afetar a atividade da droga. (HOSMANI, 2010).

Materiais e Matérias-Primas

Para   a   manipulação   do   gel   de   carbopol   foram   utilizados:   carbopol, propilenoglicol, nipagin, água destilada, trietanolamina, Vidro relógio, espátula,  gral de porcelana, proveta de 50 mL, béquer 100mL e balança analítica.

Procedimento

Carbopol .....................1%

Propilenoglicol.............3%

Nipagin........................0,1%

Água destilada...q.s.p....100g

Trietanolamina………q.s.p

Procedimento

Após a realização da paramentação adequada (jaleco e luvas), todos os componentes da formulação foram pesados separadamente. Solubilizou-se o nipagin e o propilenoglicol utilizando q.s de água destilada e a mistura foi homogeneizada com o auxílio do bastão de vidro de forma unilateral até a completa dissolução dos grumos, e logo homogeneizados. Logo ápos a mistura foi levada à chapa aquecedora sob constante agitação para um leve aquecimento e assim acrescentar a trietanolamina para corrigi-lo até chegar a textura desejada (não foi atingida a textura de gel, por causa da data de validade do Carbopol que já estava ultrapassada).

PRÁTICA POMADAS

As pomadas são formulações para uso tópico, exclusivamente ou quaseexclusivamente constituídas por um ou mais corpos gordurosos de consistênciamole, gordura semi-sólida ou gordura plástica, como exemplo a vaselina. Acomposição gordurosa mais comum associa vaselina com 5 a 10% de lanolina queé, sobretudo, útil quando tivermos de incorporar algum produto não oleoso

Prática: Preparação de Base Pomada

Material e Matérias-primas

Foram utilizados: Lanolina, vaselina, vidro relógio,espátulas, béquer, bastão de vidro, espátula tipo pão duro e balança analítica.

 

Procedimento

Foram realizados os cálculos farmacotécnicos para uma solução da pomada base tipo lanovaselina contendo:

Lanolina anidra......................................9g

BHT..................................................0,02g

Vaselina .............................................21g

Propilenoglicol………………………...0,5g

Para o procedimento de manipulação foi imprescindível a utilização da paramentação adequada como: jaleco e luvas. Os constituintes foram pesados separadamente na balança analítica, cada substância em seu respectivo vidro de relógio. O BHT foi dissolvido em qs de propilenogicol e após foi incorporado a lanolina anidra, em seguida a vaselina msturando bem com a ajuda de uma espátula pão duro.

PRÁTICA CREME DE URÉIA

CREME 

É a forma farmacêutica semissólida que consiste de uma emulsão, formada por uma fase lipofílica e uma fase hidrofílica. Contém um ou mais princípios ativos dissolvidos ou dispersos em uma base apropriada e é utilizada, normalmente, para aplicação externa na pele ou nas membranas mucosas.

URÉIA

uréia é um composto orgânico de fórmula química CO(NH2)2, que, apesar de não-tóxica, pode causar irritação na pele, nos olhos e no trato respiratório, caso a exposição seja prolongada. É caracterizada commo higroscópica, altamente solúvel em água  e com certa solubilidade em álcool (50 g/L de etanol). Em temperatura ambiente, é sólida, incolor e inodora. Nos seres vivos, a uréia é excretada pela urina após a decomposição de proteínas na fase final do metabolismo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)   pdf (74.5 Kb)   docx (10.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com