TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Química Inorgânica aplicada a Farmácia

Por:   •  20/10/2018  •  Trabalho acadêmico  •  554 Palavras (3 Páginas)  •  279 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA-UnB 

FACULDADE DE CEILÂNDIA-FCE 

 

 

 

 

 

 

Trabalho referente a matéria de Química Inorgânica aplicada a Farmácia apresentado à Universidade de Brasília – UnB – Faculdade de Ceilândia como requisito avaliativo da matéria referida. 

 

 

 

 

 

 

 

 

André Valdivino da Silva 180030116
André Martins de Sousa Gomes 180013165

 Aysson Alves 180057464
Igor Feitosa Nunes 180018744

 

                  

                    

 

Data de execução do experimento: Início 07/05/2018 , término 07/05/2018

BRASÍLIA 

2018

Experimento 2

O experimento começa com a definição da massa de um sal, NaI. Deste foram pesados 0,3058 g e foram transferidos para um béquer de 100 mL. Este recipiente é adequado para dissolver o sal em água destilada. Com uma proveta foi possível adicionar ao béquer 50 mL de água a fim de dissolver o sal na água com um bastão de vidro, isso facilitou a dissolução através do movimento das moléculas dentro do béquer.

Em um segundo momento a massa do Pb(NO3)2 foi aferida dando como resultado o valor de 0,3408 g. O processo de dissolução do sal foi repedido conforme foi feito na primeira etapa. Os dois sais se dissociaram em solução para formar espécies químicas carregadas: Na + e o Pb +2 que interagiram com os polos parciais negativos da água e as espécies químicas NO3 e I- que por sua vez interagiram com os polos parciais positivos das moléculas de H2O.

Na próxima etapa haverá a mistura das soluções em um béquer de 250 mL adequado para receber o volume das duas soluções contendo os sais dissolvidos em uma reação de dupla troca e nessa reação houve mudança na forma com que a luz atravessa as moléculas o que gerou uma mudança na cor em que se observa a solução. Formando dois novos sais, a saber: O NaNO3 e o PbI2. É importante ressaltar o uso do bastão de vidro na mistura das soluções para prevenir a perda de parte dos produtos no processo e assim é possível aumentar o aproveitamento do produto alvo das reações. Finalizado este processo deve-se deixar o béquer com a solução em banho de gelo por aproximadamente 15 mim, o intuito desse processo e reduzir a cinética das moléculas e favorecer a precipitação do PbI2 que é um sal exceção pois possui pouca solubilidade em água e a redução do movimento molecular favorece a reação de precipitação.

Com o precipitado visível no fundo do béquer iniciou-se o processo de filtração, o preparo do funil de buchner com o papel filtro que seco pesou X g. A filtração foi realizada através de um processo que utiliza a pressão negativa que é gerada por uma bomba de vácuo dentro de um kitassato. A intenção foi acelerar a filtração e torna-la independente da força gravitacional e da quantidade de matéria (coluna de água) que no final em um processo normal torna a filtração lenta. Por último foi aplicado álcool no precipitado para desidrata-lo e favorecer uma secagem mais precoce. O filtro pesava nesta etapa final X g. Com o passar de 24 h o resultado foi novamente pesado e o valor obtido foi de X g

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (83.3 Kb)   docx (174.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com