TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A REPLICAÇÃO VIRAL

Por:   •  8/4/2020  •  Pesquisas Acadêmicas  •  666 Palavras (3 Páginas)  •  217 Visualizações

Página 1 de 3

REPLICAÇÃO VIRAL

Pesquisas com bacteriófagos fornecem um modelo com o qual as fases da replicação de vírus de animais e plantas podem ser comparadas.

Os vírus são diferentes em número de genes, porém o genoma viral deve codificar três tipos de funções que são expressas em proteínas que sintetizam.

a) alteração da estrutura e/ou função da célula infectada; b) replicação do genoma viral; c) formação de partículas virais.

O processo de infecção viral com ciclo lítico pode ser dividido em cinco fases: adsorção, penetração, síntese dos componentes virais, maturação e liberação.

ADSORÇÃO

É a aderência de um vírion com a superfície de uma célula hospedeira viva. Os vírions colidem ao acaso com sítios na superfície celular e aproximadamente uma em cada mil colisões leva a uma ligação específica de uma proteína viral a um receptor da célula hospedeira.[pic 1]

A adsorção é o primeiro estágio da penetração do vírion no interior da célula hospedeira e para o estabelecimento de uma infecção.

A adsorção é, na maioria dos casos, reversível. Se a penetração não prossegue, o vírion pode se desassociar da superfície celular. Mas, a dissociação pode acarretar alterações no vírion que diminuam ou eliminem a possibilidade deste se adsorver em outra célula.

PENETRAÇÃO

Após a ligação irreversível do vírus à superfície da célula ocorre à penetração de um vírion no citoplasma da célula hospedeira através da membrana plasmática quase que instantaneamente após a adsorção. É um processo dependente de energia e, por isso, ocorre somente em células metabolicamente ativas. Portanto, a infecção viral requer um hospedeiro vivo.

Os mecanismos de penetração dos vírus nas células são:

  1. Injeção do ácido nucléico
  2. Endocitose[pic 2]

  1. Fusão do envelope viral

[pic 3]

  1. Translocação

[pic 4]

SÍNTESE DOS COMPONENTES VIRAIS

A infecção viral leva à produção de centenas ou milhares de novas partículas virais por célula infectada. Esse tipo de multiplicação ocorre em duas etapas: replicação do ácido nucléico viral e produção de cápsides.

Imediatamente após a adsorção, existe um período de latência ou eclipse que é atribuído a pequena porção do inóculo, que não está participando ativamente do processo infeccioso. As partículas virais ativamente engajadas no processo de infecção são degradadas (eclipsadas) durante o período de latência, para que seja iniciada a transcrição do ácido nucléico viral.

Os vários componentes do vírion são sintetizados separadamente pela célula hospedeira e então montados para formar novas partículas. A replicação por montagem de componentes pré-formados é exclusiva dos vírus e os distingue de todas as outras formas de parasitas intracelulares obrigatórios.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)   pdf (207.4 Kb)   docx (133.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com