TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A favor do SUS

Por:   •  24/8/2017  •  Resenha  •  367 Palavras (2 Páginas)  •  294 Visualizações

Página 1 de 2

RESENHA

Em uma das partes do artigo fala sobre a ação do Ministério da Saúde que é responsável pela prevenção de doenças e a promoção da saúde, colocando em movimento ações através da mídia, campanhas, mobilização nos postos, unidades de atendimento e distribuição de materiais informativos visando alertar a população sobre doenças e como preveni-las. Na minha opinião estas ações seriam de grande importância para tentar diminuir o número de pessoas doentes e de espera nos pronto atendimentos, possibilitando um atendimento mais rápido.
O artigo fala também sobre as redes de atenção à saúde que devem ter conexões sem limites externos, havendo um agenciamento interno para que cresça para todos os lados interligando-se a cada nó, que é caracterizado como um ponto de acesso a rede de atendimento, e assim possibilitar uma maior proximidade geográfica de forma que quem necessite de atendimento seja facilitado seu acesso, não importando qual seja a porta de entrada escolhida pelo usuário, mas sim, possibilita-lo ter um acolhimento digno e humanizado.
Uma das partes do artigo que me chamou mais a atenção, foi quando li que a legislação do SUS exige novas práticas e estas não se fazem sem novas práticas pedagógicas na formação dos profissionais, na educação em saúde, na produção de conhecimento, na educação permanente e na prestação de serviços. Concordo que o SUS ainda é imperfeito, principalmente por não ter suporte suficiente para atender com uma maior atenção a grande demanda de usuários, mas se comparado ao Sistema de Saúde de outros Países, poucos possuem um atendimento universal e gratuito para todos. Lendo outro artigo me dei conta também que o SUS assim como a formação dos profissionais da saúde melhorou muito se comparado com antigamente. O trabalho dos profissionais da saúde de antigamente era restrito a uma atividade mais solitária, que buscava uma cura para tal enfermidade do indivíduo, sem olha-lo como um todo ou como pessoa, diferente da maioria dos atendimentos prestados hoje, graças as novas práticas pedagógicas na formação destes profissionais, voltando-se para um atendimento humanizado contando também com a  ação de equipes multiprofissionais, possibilitando uma melhor resolutividade nos atendimentos, pois várias cabeças pensam melhor que uma, podendo agregar seus conhecimentos prestando um atendimento mais completo aos usuários.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (44.6 Kb)   docx (10.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com