TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A TECNOLOGIA EM FAVOR DA EDUCAÇÃO

Exames: A TECNOLOGIA EM FAVOR DA EDUCAÇÃO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/5/2013  •  1.166 Palavras (5 Páginas)  •  707 Visualizações

Página 1 de 5

1 INTRODUÇÃO

A informática é uma das condições essenciais para auxiliar na aprendizagem escolar e para a vida cotidiana, já que esta ferramenta chamada computador está inserida no dia a dia de boa parte da população.

Além dessa tecnologia nos fornecer interatividade como jogos, redes sociais, ela também nos privilegia com o conhecimento por meio de um vasto mundo informativo.

Visando essa tecnologia realizamos a pesquisa de campo na instituição de regime particular Escola Alternativa – Anjo Sapeca, que coloca a disposição dos alunos e professores esta ferramenta que proporciona um trabalho mais dinâmico.

Portanto, o crescimento das tecnologias da informação favorece na transformação dos métodos tradicionalistas em um ensino que vem inovar a proposta pedagógica.

A TECNOLOGIA A FAVOR DA EDUCAÇÃO

A modernidade está nos fornecendo o conhecimento de novas formas de ensinar e aprender. Essa modernidade se refere ao Datashow, computadores, rádios, DVD, telefone, impressora, televisão e ainda está inserida neste contesto a internet.

Ensinar por meio da internet é a busca de novos caminhos para fazer com que a escola conceda aos alunos um aprendizado atrativo.

O computador é aliado a internet, sendo assim a escola utiliza os jogos pedagógicos para complementar as estratégias de aprendizagens. Contudo, os professores tem livre acesso para manipular todas as ferramentas necessárias relacionadas ao Datashow para visualizar filmes, documentários, apresentações de trabalhos em Power Point, desta maneira são os próprios educadores que controlam o funcionamento dos equipamentos eletrônicos.

Quanto a utilização das tecnologias, o uso dos TIC estão diariamente presentes no recinto escolar como uma das condições de apoiar e enriquecer o saber dos alunos.

Os alunos utilizam o laboratório de informática sempre que há conexão entre os assuntos abordados referentes ao material trabalhado em sala de aula e também quando pesquisa-se algo com relação as datas comemorativas no horário de aula e no contraturno.

Na referida escola não existe um projeto mantido por órgãos públicos e sim projetos que a própria instituição rege internamente, com objetivos elaborados pala comunidade escolar.

O currículo escolar contempla o uso das tecnologias contextualizando as aulas conforme o trabalho de cada profissional.

Stoer e Magalhães (2003), ordenam, formulam, moldam, um mundo no qual nada tem sentido fora dele. Vivemos, pois, dentro de uma epistemologia social e educacional em que se reelabora e se redefine tanto as formas de representação como as formas de significação social, em que as TIC aparecem como a locomotiva e os trilhos.

Segundo Stoer e Magalhães as TIC aparecem como a locomotiva e os trilhos, mas os educadores nos dias de hoje podem estar buscando trilhas, ou seja, vários caminhos a serem percorridos para salientar ainda mais a era tecnológica de forma conscientizada e estruturada.

PROJETO INFORMATIZANDO A ESCRITA

Período de Duração

O presente projeto terá início no primeiro bimestre, se prolongando até o final do quarto bimestre.

Onde haverá trocas de informações com professores e diretora, para somar no desenvolver dos planejamentos de aulas em relação ao projeto Informatizando a Escrita por meio do computador.

Introdução

Percebendo a importância da escrita e quanto ela é necessária, está sendo proposto este projeto para que os alunos possam usar, compreender e saber desenvolver com ajuda do computador a escrita correta.

O Projeto Informatizando a Escrita terá atividades como: músicas, colagens, textos, pesquisas, jogos e rodas de conversa.

Hoje em dia sente-se a necessidade da tecnologia, pois ela já está presente na vida dos alunos e em todos os lugares. Por isso, o professor precisa usar cada vez mais este objeto chamado computador explorando a Internet em suas aulas, ambos trazem uma infinita bagagem lúdica e pedagógica para o interesse dos alunos em praticar atividades diferentes das que estão nos livros.

Justificativa

O projeto Informatizando a Escrita tem a finalidade de atuar em conjunto sendo professores, alunos e diretora voltados à necessidade de compreender a escrita para desenvolvê-la, respeitando suas regras gramaticais que são fundamentais para produzir escritas como: frases, textos, diálogos entre outros.

Consecutivamente estimular os educandos a perceber a importância de uma escrita certa e sobre tudo coerente.

Com a realização deste projeto os alunos, irão participar e colaborar comprometendo-se a realizar as atividades e sugestões para acrescentar na sua ortografia, principalmente na acentuação das palavras. Porque vivemos em um cenário sociocultural que afeta e modifica nossos hábitos, nosso modo de trabalhar e de aprender, além de introduzir novas necessidades e desafios relacionados à utilização das tecnologias de informação e comunicação digital.

Objetivo Geral

Estimular a utilização da acentuação correta na ortografia. Ajudando na descrição textual, até mesmo em exercícios propostos pala professora, enfim, utilização da tecnologia, através de diferentes ações que visem enriquecer o processo de ensino aprendizagem dos educandos e consecutivamente dos educadores.

Objetivos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com