TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A importância do farmacêutico gestor em drogarias

Por:   •  9/12/2015  •  Projeto de pesquisa  •  1.310 Palavras (6 Páginas)  •  843 Visualizações

Página 1 de 6

AVM Faculdade Integrada

MBA em Auditoria e Faturamento em Farmácia Hospitalar e Medicamentos

Renata Amaral dos Santos

A Importância do Farmacêutico na Gestão de Drogarias

Teixeira de Freitas

2015

AVM Faculdade Integrada

MBA em Auditoria e Faturamento em Farmácia Hospitalar e Medicamentos

Renata Amaral dos Santos

A Importância do Farmacêutico na Gestão de Drogarias  

Projeto de pesquisa apresentado à

AVM Faculdade Integrada como parte integrante

do conjunto de tarefas avaliativas da disciplina

Trabalho de Conclusão de Curso.

Rogério Gonçalves de Castro.

Teixeira de Freitas

2015

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO –TEMA EPROBLEMATIZAÇÃO.......................................................04

2.JUSTIFICATIVA...........................................................................................................06

3. OBJETIVOS................................................................................................................07

3.1 GERAL ............................................................................ ........................................07

3.2 ESPECÍFICOS........................................................................ .................................07

4. REVISÃO DE LITERATURA......................................................................................08

 5. METODOLOGIA DA PESQUISA...............................................................................10

6. REFERÊNCIAS ............................................................ ..... .......................................11

1. INTRODUÇÃO – TEMA E PROBLEMATIZAÇÃO

O farmacêutico é o líder natural da farmácia, capaz de influenciar e qualificar o momento da dispensação.  A dispensação com qualidade está raiz da profissão do farmacêutico. Trata-se de um momento cujo ato precisa ser revestido de mais significado, de inspiração, e o farmacêutico é o único agente no interior da farmácia cuja liderança pode sim contribuir para que no mínimo ele se torne mais humano.

As orientações técnicas sobre o tratamento, os funcionários de drogarias e farmácias precisam do conhecimento e da supervisão do farmacêutico e para que este possa navegar com desenvoltura, necessitará de habilidades para lidar com pessoas. Mais do que isso, precisará também assumir o papel do instrutor, do orientador capaz de desenvolver as competências necessárias para quem pretende fazer um atendimento diferenciado, indo muito além da simples troca de medicamentos por dinheiro.

O farmacêutico gerente, mais capacitado, elimina a tão desastrosa duplicidade de comando, possui uma visão sistêmica da loja e considera a mesma como uma Unidade de Negócio. Isso significa que trata a farmácia como uma empresa, com faturamento, custo de mercadorias, despesas, podendo alcançar ou não o Resultado Líquido, dependendo de como lidera e motiva os seus funcionários, passando pelo gerenciamento de todos os recursos. Sem um farmacêutico forte e atuante no ambiente da farmácia o sonho da atenção farmacêutica não se viabiliza na prática, apesar de muita gente acreditar que isso seja possível pela via da legislação. 

O Farmacêutico deve ser visto não como um vendedor e sim um profissional da saúde,


promovendo a saúde da população, esclarecendo dúvidas sobre medicamentos e ajudando os pacientes a aderirem aos tratamentos farmacológicos, contribuindo para a gestão da empresa e crescimento dos dois lados.

 

Tema

A Importância do Farmacêutico na Gestão de Drogarias.

Problema

Na competição acirrada do mercado de trabalho, não é só a farmácia que está em jogo, mas a própria carreira farmacêutica. Muitas vezes o farmacêutico é visto apenas como um vendedor, estando ali para ler a receita e entregar o medicamento prescrito pelo médico. A carreira de farmacêutico gestor é prioritária e pode ser exercida no nível tático ou estratégico de qualquer corporação do ramo farmacêutico. Ao atuar como gerente ou diretor farmacêutico, o profissional une o tecnicismo das áreas da farmácia com os conhecimentos de gestão necessários para obtenção de bons resultados corporativos.

Muitas empresas não têm essa visão de Gestão Farmacêutica o que implica uma desordem empresarial, pois com o gestor farmacêutico existiria mais domínio não só da parte técnica, mas da loja como um todo, mais segurança na condução do negócio e também autoridade para liderar e implantar um modelo de atendimento diferenciado e mais humano.


2. JUSTIFICATIVA

O presente estudo se justifica por enfatizar a importância do farmacêutico gestor em drogarias. De acordo com o CFF (Conselho Federal de Farmácia) existe hoje mais de 90 mil drogarias e farmácias, o farmacêutico deve buscar formas de estar preparado para desenvolver suas atribuições clínicas através do aprimoramento profissional e desenvolvimento de habilidades de comunicação. Aos gestores da área farmacêutica, fica a incumbência de investir nesse novo mercado que surge estimulando e facilitando a instalação desse novo serviço, que irá proporcionar a venda de produtos farmacêuticos de forma assertiva, promovendo a confiança e fidelização dos clientes.

3. OBJETIVOS

A Gestão Farmacêutica tem como objetivo principal a administração do estabelecimento com foco em resultados positivos e excelência em atendimento qualificado para os clientes, O farmacêutico orienta para a análise com foco nos resultados, execução de rotinas, comunicação assertiva com o paciente e o prescritor, além de organizar o tempo, processar informações e tomar decisões.

Objetivo geral:

Administração farmacêutica do estabelecimento com prioridade em geração de resultados positivos em excelência de atendimento ao paciente, valorizando tanto o lado técnico como também o lado humano do farmacêutico. Estando a frente do negocio e mantendo a par das inovações, num processo de atualização constante, sem perder o foco no paciente e cliente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.3 Kb)   pdf (125.8 Kb)   docx (18 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com