TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ADAPTAÇÃO CELULAR, LESÃO, MORTE E CURA DE FERIDAS

Por:   •  25/9/2018  •  Resenha  •  718 Palavras (3 Páginas)  •  411 Visualizações

Página 1 de 3

ADAPTAÇÃO CELULAR, LESÃO, MORTE E CURA DE FERIDAS

ADAPTAÇÃO CELULAR

Tanto as células como o organismo, se adaptam a mudanças no meio externo. Essas mudanças podem ocorrer isoladamente ou em combinação, levando a diferentes tipos de adaptações que são chamadas de atrofia, hipertrofia, hiperplasia, metaplasia e displasia podendo incluir acúmulos intracelulares e estocagem de produtos em quantidades anormais.

Existem vários mecanismos celulares que medeiam a adaptação celular, fatores externos ou internos, estes mecanismos dependem dos sinais transmitidos por mensagens químicas que alteram o funcionamento gênico das células. Em geral os genes expressos nas células são os gene de manutenção, necessário para o funcionamento normal da célula, e o gene que determina as características diferenciais de determinado tipo celular, esse ultimo é o tipo gênico que em muitas respostas celulares adaptativas, fica alterado, em quanto o primeiro permanece inalterado.

Atrofia

Quando há uma diminuição da demanda de trabalho ou condições ambientais adversas, a maioria das células possui a capacidade de diminuir seu tamanho para garantir sua sobrevivência. Esse tipo de redução do tamanho celular denomina-se atrofia. As células atrofiadas reduzem seu consumo de oxigênio e outras funções celulares, diminuindo o número e o tamanho de suas organelas bem como de outras estruturas, diminuem as mitocôndrias, miofilamentos e estruturas do retículo endoplasmático. A atrofia pode ocorrer por cinco razões: desuso, desnervação, perda de estimulação endócrina, nutrição inadequada e isquemia.

Hipertrofia

A hipertrofia é o aumento do tamanho da célula. Ela resulta de um aumento de carga de trabalho imposto a um órgão, sendo comunmente vista no tecido muscular esquelético e cardíaco. A hipertrofia pode ocorrer por estímulos fisiológicos ou patológicos, o aumento de massa muscular devido a exercícios é fisiológico, a hipertrofia patológica pode ser adaptativa ou compensatória. Exemplo de hipertrofia adaptativa é a hipertrofia miocárdica provinda de doença cardíaca valvular ou hipertenção, já a hipertrofia compensatória é quando se um rim é removido o outro restante aumenta de tamanho para compensar a perda.

Hiperplasia

A hiperplasia é o aumento no número de células em órgão ou tecido, processo que ocorre em tecidos com células capazes de divisão mitótica (epiderme, epitélio intestinal e tecido glandular). Estímulos que induzem a hiperplasia podem ser fisiológicos, hormonal e compensatória, ou não fisiológico.

Metaplasia

Metaplasia é uma mudança reversível na qual um tipo de célula adulta (epitelial ou mesenquimal) é substituído por outro tipo de célula adulta. A metaplasia costuma ocorrer em resposta a irritação crônica e inflamação, permitindo uma substituição por células mais resistentes sobre agressões nas quais células mais frágeis morreriam.

Displasia

A displasia é caracterizada pelo crescimento desorganizado de um tecido específico que resulta em células que variam de tamanho forma e aspecto. Embora a displasia seja anormal, é adaptativa, pois é potencialmente reversível após ter sido removido a causa da agressão. Fortemente a displasia é implicada como percussora do câncer.

Acúmulos Intracelulares

Representam substâncias que as células não podem usar ou se livrar imediatamente. As substâncias podem se acumular no citoplasma ou no núcleo, podendo ser uma substância anormal que a célula produziu ou podendo estocar materiais exógenos e produtos de processos patológicos que ocorrem em outras partes do corpo. Podendo ser substâncias normais do corpo (proteínas) presentes em quantidades muito grandes, produtos endógenos anormais (resultado de erros hereditários do metabolismo), e por produtos exógenos (pigmentos que não podem ser degradados pela célula). Essas substâncias podem ser tóxicas ou inofensivas, podendo se acumular temporariamente ou permanentemente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)   pdf (51.5 Kb)   docx (12.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com