TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESUMO DO ARTIGO MORTE CELULAR PROGRAMADA

Por:   •  24/2/2016  •  Resenha  •  507 Palavras (3 Páginas)  •  1.729 Visualizações

Página 1 de 3

TRABALHO DE BIOLOGIA CELULAR

TEMA: RESUMO DO ARTIGO MORTE CELULAR PROGRAMADA

UFPA

PROFESSORA: HELLEN FUZZI

ALUNO: IURY ANDRADE

CURSO: MEDICINA                 TURMA: D

DATA: 02/02/2016

Morte Celular Autofágica e Câncer

        A morte celular é um fenômeno que ocorre em qualquer organismo animal. Com isso, pode-se imaginar a sua importância para o desenvolvimento da célula. Esse processo está dividido em três tipos: apoptose, autofagia, e morte celular necrótica.

Apoptose

        Indiscutivelmente a apoptose é a principal forma de morte celular nos mamíferos, e a mesma possui dois caminhos de sinalização apoptótica: a intrínseca e a extrínseca.

        Na intrínseca, a liberação de proteínas apoptóticas no citoplasma transmite sinais de morte para a mitocôndria, fato esse que ocorre devido a membrana plasmática estar mais permeável. Depois, uma cascata de caspases é desencadeada provocando a morte celular apoptótica.

        Na extrínseca o mecanismo é semelhante, entretanto as células receptoras ativam diretamente as caspases que efetuam a morte da célula.

Autofagia

        A autofagia é um processo de digestão do próprio conteúdo celular. Essa função se dá nos lisossomos ao organismo perceber o envelhecimento, stress, danos no DNA da célula. A autofagia serve de proteção na degradação de células danificadas que podem prejudicar o organismo.

        Apesar de muitas células autofágicas estarem presentes em regiões onde a morte celular ocorre, certos modos de morte celular que são acompanhados por autofagia protetora não são chamadas de morte celular autofágica. No entanto, a autofagia previne a necrose induzida por inanição.

        Células deficiente em Bax/Bak não sofrem apoptose depois de serem expostas a uma variedade de estímulos apoptóticos, embora essas células ainda possam morrer com estruturas autofágicas numerosas. Por que a ativação da autofagia é necessária mas não suficiente para a morte por autofagia da célula, requer também sinais adicionais para sua destruição.

Câncer e morte celular por autofagia

        Muito se pensa sobre a morte celular por autofagia ser fisiológico e patológico. Apesar de que um grande número de evidências indica que a inibição de apoptose é crítica para a oncogênese, a eliminação de células cancerígenas pode ser também mediada através da morte por autofagia e há evidências que a diminuição de atividade autofágica é relacionada a oncogênese.

        Apesar da autofagia ter um papel importante na supressão de tumores, ela também promove o aumento do tumor por prover nutrientes sob condições hipóxicas. Células cancerígenas precisam de vários nutrientes para acelerar a disseminação do tumor e estudos têm mostrado que a privação de nutrientes resulta na diminuição do crescimento do tumor em algumas células cancerígenas deficientes em autofagia. Portanto, esses achados em pesquisas sugerem que a autofagia tem um papel duplo no câncer e funciona de um modo que depende do contexto.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (66.7 Kb)   docx (9.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com