TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

APS CALCIO

Por:   •  27/8/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.862 Palavras (8 Páginas)  •  373 Visualizações

Página 1 de 8

RESUMO

O carbonato de cálcio é encontrado em grande quantidade na natureza, é um sal que possui característica alcalina (PH alto quando em solução aquosa), sua formula é CaCO3.

O carbonato de cálcio é resultado da reação do óxido de cálcio (cal virgem) com dióxido de carbono, na temperatura ambiente é encontrado no estado sólido.

Sua aplicação é utilizada na indústria farmacêutica em medicamentos na prevenção e no tratamento de osteoporose. Ele se apresenta na maioria das vezes em forma de comprimidos e em diversas dosagens, como por exemplo: Calsan 500mg e Caltrate 600mg, sendo sua concentração máxima diária de 1200mg .

INDICE

1. Introdução 04

2. Descrição do Carbonato de Cálcio 05

2.1. Caracteristicas Fisico-Quimicas 05

3. Aplicação Farmacêutica 06

4. Concentração Recomendada 07

5. Função no Tecido Ósseo 08

6. Consequências do uso incorreto 09

7. Conclusão 11

8. Referências 12

1. INTRODUÇÃO

A partir deste trabalho, buscamos descrever o carbonato de cálcio, suas propriedades e características, demonstrar suas aplicações, principalmente farmacêuticas e cosméticas. Também suas principais funções gerais e sua ação no tecido celular, apresentando sua concentração recomendada e as consequências do seu uso incorreto.

04

2. DESCRIÇÃO DO CARBONATO DE CÁLCIO

O Carbonato de Cálcio é um composto inorgânico de fórmula química dada através de 1 átomo de cálcio, 1 átomo de carbono e 3 átomos de oxigênio (CaCO3).

Este composto também conhecido como calcita, é um mineral bruto com características alcalinas, que esta presente em grandes quantidades na natureza, podendo ser encontrado em rochas calcárias, argonita, conchas, corais e até mesmo em casca de ovo.

O Carbonato de Cálcio é praticamente insolúvel em água, porém solúvel em ácidos.

2.1. Características Físico-Químicas

No seu estado puro, logo que retirado do calcário, o carbonato é um composto sólido, após alguns processos obtém uma forma de pó fino cristalino, de cor branca e inodoro.

Sua decomposição ocorre a uma temperatura de 470°C, tem uma densidade de 2,65 g/cm3, não é um composto inflamável e nem corrosivo.

Aplicações Gerais

O Carbonato de Cálcio pode ser utilizado na fabricação de cimentos, aço e vidro. Na vinicultura, é usado para diminuir a acidez do vinho, e na agricultura,

05

para corrigir a acidez do solo. É adicionado também aos cremes dentais agindo como abrasivo, e os medicamentos usados nos tratamentos de doenças provocadas pela deficiência de cálcio, como exemplo a osteoporose.

3. APLICAÇÃO FARMACÊUTICA

A aplicação farmacêutica do carbonato de cálcio se dá aos medicamentos utilizados no tratamento e prevenção de doenças provocadas pela deficiência de cálcio, como a osteoporose.

Ao receber um diagnostico de Osteopenia (inicio da perda da massa óssea) ou osteoporose (doença óssea que torna os osso mais finos, mais frágeis e suscetíveis a fratura), além de mudar seus hábitos de vida, mudar a alimentação,incluir fontes de cálcio nas refeições, praticar atividade física que favoreça os ossos, é necessário receber suplementação com algum tipo de sal de cálcio. Por isso, além da escolha do medicamento ativo, especial atenção tem que ser dada à suplementação de cálcio, que deve respeitar as características de cada paciente.

O Carbonato de cálcio esta disponível em varias apresentações farmacêuticas e dosagens, a seguir alguns exemplos:

• CALSAN carbonato de cálcio 500mg

• OS-CAL ® 500 + D Carbonato de cálcio 500 mg Colecalciferol (vit. D) 200 UI

• Calciprev Carbonato de Cálcio 500mg

• Caltrate 600+d - Carbonato de cálcio 600 mg Colecalciferol (vit. D) 200 UI

• CALCIUM D3 600MG Carbonato de cálcio 600 mg Colecalciferol (vit. D) 200 UI

06

4. CONCENTRAÇÃO RECOMENDADA

A ANVISA,de acordo com a resolução nº 269,de 22 de setembro de 2005,no uso da atribuição que lhe confere o art. 11 do §§ IV do seu regulamento,considerando à necessidade de atualizar os valores de ingestão diária recomendada(I.D.R.)de proteína,vitaminas,e minerais para indivíduos e diferentes grupos populacionais,determinou que a quantidade de proteína,vitaminas e minerais deve ser consumida diariamente para atender as necessidades nutricionais da maior parte dos indivíduos e grupos de pessoas de uma população sadia ,deve ser :

Para crianças e lactantes:

- de 0 - 6 meses = 300 mg

- de 7 – 11 meses = 400 mg

- de 1 – 3 anos = 500 mg

- de 4 – 6 anos = 600 mg

- de 7 – 10 anos = 700mg

Para mulheres:

-1200 mg

Para lactantes :

-1000 mg

Para adultos :

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.2 Kb)   pdf (68 Kb)   docx (18.2 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com