TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

APS Fisico Quimica

Por:   •  14/4/2021  •  Trabalho acadêmico  •  876 Palavras (4 Páginas)  •  312 Visualizações

Página 1 de 4

APS da matéria Físico-Química

Renato Costa Xavier                                                                                 RA: 3870943

Wanessa Veloso de Holanda                                                                  RA: 3577541

Daiane da Silva                                                                                          RA: 3937667

Farmácia                                                                                                      4° semestre

Liberdade                                                                                                     Noturno

[pic 1]

Pergunta:

Na natureza encontramos a energia em diversas formas. Uma delas é o calor. Para entende-lo, pense em uma sopa quente sobre a sua mesa. Após algum tempo ela estará fria ou melhor, em equilíbrio térmico com o ambiente. Esse fenômeno não se dá somente com a da sopa quente, mas com todos os corpos que estão em contato de alguma forma a temperaturas diferentes. Por que isso ocorre ?

Esse fenômeno chamado de equilíbrio térmico ocorre, porque o corpo com maior temperatura entrega energia térmica para o corpo com menor temperatura. Conhecemos essa energia que está passando de um corpo para outro como calor.

Este, quando recebido por um corpo pode resultar em duas possibilidades, variar sua temperatura (chamamos de calor sensível) ou mudança em seu estado físico (calor latente).

Abrangendo um pouco sobre, o calor sensível seria a quantidade de calor com capacidade de variar a temperatura de um corpo, mas sem que haja mudança em seu estado físico, ou seja, se for um sólido, continuará sendo um sólido. Enquanto o calor latente seria a quantidade de calor que uma unidade de massa de alguma substância deve receber para mudar de fase mantendo a temperatura constante. Esse calor latente assume tanto valores positivos quanto negativos, sendo que no positivo indica que o corpo recebe calor, e negativo que está cedendo calor.

Capacidade térmica ou capacidade calorífica é a grandeza física que determina a variação térmica de um corpo ao receber determinada quantidade de calor.  

O valor da capacidade térmica é correspondente à quantidade de calor necessária para variar a temperatura do corpo em uma unidade.  

O calor que ocorre principalmente em sólidos nele a energia térmica se propaga no interior de um corpo ou passa de um corpo para outro por contato tendo como exemplo, quando se coloca a sopa quente em um prato e o seguramos, podemos perceber o aumento da temperatura do prato e das mãos, sendo assim ocorre uma  condução térmica que é a forma na qual o calor tem de se propagar pelo meio de contato entre objetos, causando um equilíbrio onde um corpo quente esquenta um corpo frio e a mesma coisa ocorre com um corpo frio esfriando um corpo quente, assim os corpos mantém um equilíbrio térmico com a mesma temperatura.

Se vários corpos, no interior de um recipiente isolado termicamente, ocorre uma troca térmica entre eles até se estabelecer o equilíbrio térmico.

Como o sistema é isolado, não há troca de calor com o ambiente portanto, todo calor cedido é igual ao calor recebido.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (119 Kb)   docx (85.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com