TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatorio Fisico Quimica

Ensaios: Relatorio Fisico Quimica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/6/2013  •  479 Palavras (2 Páginas)  •  1.115 Visualizações

Página 1 de 2

1. INTRODUÇÃO

De acordo com o alemão Jeremias Richter, o qual descobriu a lei das proporções recíprocas, todos os elementos químicos reagem entre si para formar qualquer composto, através de um conjunto de relações numéricas simples.

A proporção de combinação dos elementos recebe o nome de equivalente químico, sendo definido como a quantidade de determinado elemento que se combina ou é equivalente a 8 (oito) partes de oxigênio.

Existem diversas formas de definir em laboratório o Equivalente de um elemento químico, lembrando que tipos diferentes de elementos como sais, bases e ácidos tem seus cálculos modificados de acordo com seu tipo.

No experimento descrito neste relatório, foi realizada em laboratório a determinação do equivalente grama do Magnésio. Através da reação de uma massa conhecida do metal com determinado ácido, pode-se obter o volume de hidrogênio desprendido na reação através do deslocamento de igual volume da água em um sistema.

A seguir, serão descritos com detalhes os procedimentos adotados no experimento, para obtenção de dados e posteriormente os cálculos realizados para determinação do equivalente grama do metal em questão.

alguns pares de líquidos puros, quando misturados em proporções apropriadas a certas temperaturas e pressões, não formam apenas uma fase líquida homogênea, mas duas fases líquidas com diferentes composições. Este fato acontece devido ao estado bifásico ser mais estável que o estado monofásico. Se estas fases estão em equilíbrio, então o fenômeno é chamado equilíbrio líquidolíquido (SMITH et al., 2000).

O processo de separação líquido-líquido mais utilizado industrialmente é a extração por solventes. Para representar o equilíbrio de fases deste processo são empregados diagramas de miscibilidade. Esses diagramas, por sua vez, possuem parâmetros de interação intermoleculares que precisam ser previamente determinados a partir de dados experimentais de equilíbrio líquido-líquido. Os limites de miscibilidade ou a curva binodal para estes sistemas foram obtidos pelo método da determinação do ponto de turbidez. Os dados para a construção das linhas de amarração foram determinados pela preparação de misturas de volumes conhecidos dos dois componentes na região de formação de duas fases. Estas misturas, após agitação, foram mantidas em repouso até a total separação das fases (PINTO et al, 2005).

O Fenol (ácido carbólico, cristalizado no presente experimento) é uma função orgânica caracterizada por uma ou mais hidroxilas ligadas a um anel aromático. Apesar de possuir um grupo –OH (hidroxila) característico de um álcool, o fenol é mais ácido que este, pois possui uma estrutura de ressonância que estabiliza a base conjugada. São obtidos principalmente através da extração de óleos a partir do alcatrão de hulha. O Fenol também é o nome usual do fenol mais simples, que consiste em uma hidroxila ligada ao anel benzênico. Outros nomes para a mesma substância incluem: benzenol; ácido carbólico; ácido fénico (ou ácido fênico, no Brasil); ácido fenílico; hidroxibenzeno; monohidroxibenzeno. Sua fórmula molecular é C6H5OH. Geralmente os fenóis são sólidos, cristalinos, tóxicos, cáusticos e pouco solúveis em água. A figura 1 mostra a estrutura do Fenol.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com